Envio de SMS em massa: o que é e como funciona nas empresas

Envio de SMS em massa é um estratégia que facilita a comunicação com o cliente. Saiba como se comunicar de forma rápida e automatizada.

A comunicação é um pilar fundamental para se ter sucesso nos negócios, já que é uma das melhores formas de alcançar o público alvo, criar um vínculo com os clientes e aumentar os canais de contato também. 

Com isso, o envio de SMS em massa se torna uma ferramenta muito estratégica para as empresas, pois é um dos canais mais acessíveis em questão de custo-benefício. Inclusive, o SMS contém altas taxas de abertura e de conversão, em torno de 98% de efetividade.

Se a sua empresa precisa enviar a mesma informação para uma grande quantidade de pessoas, a maneira mais prática e rápida de fazer isso é através do envio de SMS em massa.

Saiba neste artigo como utilizar as mensagens instantâneas para ter uma comunicação mais assertiva, além de potencializar seu relacionamento e fidelização das pessoas com a sua marca. Boa leitura!

O que é envio de SMS em massa

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em SMS em massa ou SMS marketing, certo? Pois então, este canal de comunicação mobile nada mais é do que justamente o envio de mensagens de texto em grandes volumes para um número específico ou segmentado.

Muitas empresas já abandonaram as formas tradicionais de comunicação e optaram por adotar uma segmentação de canais como SMS voltada a seus diversos públicos de interesse, como forma de facilitar e diminuir custos em processos de comunicação.

O objetivo desse canal de comunicação é aproximar e engajar o consumidor com a marca. E o SMS pode ser usado de diversas formas e por empresas de qualquer segmento. Exemplos disso são: 

  • Envio de token e Autenticação em dois fatores (2FA);
  • Ofertas, Promoções e Cupons de desconto;
  • Lembrete e confirmação de pagamento;
  • Rastreamento e atualizações de pedidos;
  • Pesquisa de Satisfação, NPS e Atualização de dados cadastrais;
  • Confirmação de compras e de agendamentos e muito mais!

Mas não só de mensagens comerciais se faz o envio em massa. É também muito utilizado na comunicação corporativa para enviar recados importantes para os colaboradores, como avisos sobre eventos, reuniões, agendamentos ou lembretes.

Por que as empresas devem fazer o envio de SMS em massa?

Os motivos são muitos, mas os mais evidentes certamente são a instantaneidade e a garantia de leitura de que o envio de SMS dispõe. Por comunicar através do celular, está sempre ao alcance do usuário, que pode ter qualquer tipo de aparelho e terá a certeza de que irá receber o SMS.

Além disso, as mensagens mobile apresentam taxas de abertura superiores a 95%, o que é consideravelmente maior se comparado ao e-mail, por exemplo. Ou seja, as empresas que fazem o envio de SMS em massa têm a garantia de que irão impactar o público pretendido, de forma econômica, prática e rápida.

lp-sms-zenvia

As vantagens de fazer o envio de SMS em massa

Você sabia que o envio de SMS em massa é uma comunicação direta, rápida e de baixo custo? As mensagens de texto podem ser utilizadas de maneira muito eficiente para a comunicação entre as empresas e seus clientes.

Mas como fazer isso da melhor forma? E quais são, exatamente, as vantagens do envio de SMS em massa? Veja só:

Acessibilidade

Todo mundo tem smartphone, tablet e um perfil em pelo menos uma rede social, não é mesmo? Pode até parecer assim, mas é preciso lembrar que, por inúmeras questões, há uma parcela da população que ainda não abraçou esses desenvolvimentos da tecnologia. Além disso, depender da internet e do 3G das pessoas, pode reduzir muito o alcance da sua comunicação.

Além disso, tenha em mente que, dentro da parcela que utiliza esses aparelhos, há diversos meios de engajar-se com eles. Principalmente entre o público mais velho, muitos preferem manter-se longe de WhatsApp, Facebook, Instagram…

Ainda há aqueles que, mesmo tendo perfis nesses aplicativos, os usam com pouca frequência. Portanto, é preciso ter em mente que uma forte presença online é fundamental, mas que, inevitavelmente, vai deixar algumas pessoas de fora da conversa.

Outra questão importante é que a internet não é o melhor meio para algumas mensagens, como lembranças de agendamentos, alertas de cobrança, avisos de data de vencimento etc. Dessa forma, o envio de SMS em massa pode preencher essas lacunas.

Baixo custo

O baixo custo do envio de SMS em massa é outro grande benefício da estratégia. O valor pago por cada mensagem de texto enviada é baixíssimo porque, mesmo com o custo de envio, o custo do conteúdo é praticamente nulo: há um pequeno texto, e pronto.

O SMS não exige fotos, vídeos ou outros conteúdos mais elaborados e, portanto, mais caros. O único trabalho envolvido é procurar uma empresa responsável, que enviará os SMS em massa de forma legalizada. Depois, é só compor a mensagem uma única vez e enviá-la para os clientes.

Praticidade e eficiência na entrega

Se é fácil elaborar a mensagem de texto que será enviada, é mais fácil ainda recebê-la. A entrega de um SMS acontece de forma quase imediata, e não necessita que o destinatário esteja conectado à internet (o que é um obstáculo para o e-mail, por exemplo).

Além disso, mensagens de texto tem uma taxa altíssima de abertura, garantindo que seu cliente tenha acesso à mensagem o mais rápido possível, exatamente como você deseja.

Como usar o SMS em massa

Com todas essas vantagens, o envio de SMS em massa pode ser uma estratégia para diversos tipos de mensagens. Por sua rapidez de envio, leitura e interação, a mensagem de texto é ideal para enviar alertas de cobrança e lembretes de que a data de vencimento ou de agendamento está próxima. 

Outra utilidade do envio de SMS em massa é alertar todos os seus clientes sobre uma promoção, desconto ou novidade. Como estratégia de marketing, as mensagens de texto despertam o interesse do consumidor que, de forma prática, ficará sabendo sobre condições especiais e notícias importantes da empresa.

Finalmente, o SMS também pode ser utilizado como ferramenta de interação. Por meio dele, seu público pode participar de votações e, além disso, receber notícias e informações personalizadas sobre um assunto de interesse dele.

Como enviar SMS em massa?

Se a sua empresa deseja enviar SMS em massa, você pode utilizar uma ferramenta de disparo que seja parceira oficial das operadoras, assim como a Zenvia, que permite fazer disparos de mensagens de maneira segura, rápida e prática. Você pode escolher entre as nossas duas soluções: o disparo via API, contratando o Zenvia API’s ou 100% online pela plataforma Zenvia Attraction.

zenvia-attraction-disparador-sms

Quer saber como funciona o envio de SMS em massa? Conheça o Zenvia Attraction

O envio de SMS em massa pode ser a estratégia que está faltando na comunicação da sua empresa com os clientes e a Zenvia é líder em SMS na América Latina, com mais de 1 bilhão de disparos de SMS no Brasil todos os meses, sendo também provedora oficial ligada à Meta (Facebook) e às provedoras brasileiras. 

Com o Zenvia Attraction, você fala com o seu cliente utilizando o SMS ou diversos canais de comunicação em uma única plataforma online, permitindo executar uma estratégia muito mais efetiva para engajar seu consumidor.

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.