Envio de código PIN via SMS aumenta a segurança em operações online

Entenda como o Envio de Código PIN via SMS pode aumentar a segurança em qualquer transação dos seus clientes. Evite fraudes!

Você sabia que o envio de SMS pode ser utilizado para aumentar a segurança de diversas transações online? Através do envio de um código PIN (Número de Identificação Pessoal) via SMS, é possível evitar fraudes e garantir a segurança em transações pela web, protegendo o usuário em cadastro em sites, redes sociais, contas de e-mail e aplicativos, além de permitir maior confiabilidade em movimentações bancárias e compras online. Para que você entenda melhor, aqui embaixo você pode conferir o que Thiago Moesch, diretor de tecnologia aqui da Zenvia, fala sobre o papel do envio de PIN via SMS na proteção do usuário.

O que é e para que serve o envio de PIN via SMS?
Essa tecnologia tem várias aplicações e se enquadra numa política de segurança moderna chamada Multi-Factor Authentication. Essa política consiste em utilizar mais de um fator para autenticar o usuário, ou seja, para que as aplicações se tornem mais seguras, devem buscar outros meios de autenticar os usuários além da tradicional senha, pois muitas vezes elas são fáceis de serem descobertas. Nesse contexto existem vários formatos, como a impressão digital, a senha de letras, as perguntas pessoais (como o nome dos pais, local de nascimento, entre outros). O envio de códigos PIN via SMS se destaca nesse contexto pois não requer nenhum hardware especial (como seria o caso de uma impressão digital, por exemplo) e também não é fácil de ser descoberto, pois o número é gerado aleatoriamente no momento do envio do SMS, além do fato de o celular estar sempre próximo às pessoas.

Para quais finalidades o envio de PIN via SMS é mais utilizado?
Isso abre uma série de possibilidades de uso, como confirmação de operações bancárias e comprar em sites de e-commerce, confirmação de cadastro em serviços como aplicativos das mais diversas modalidades, redes sociais e contas de e-mail.

Fale sobre um dos benefícios do envio de código PIN via SMS.
É muito comum as pessoas digitarem o seu número de celular errado em sites de compras. Neste caso, o envio do código PIN via SMS garante que o número de celular informado pelo usuário está correto, pois a confirmação do cadastro só será efetuada assim que a pessoa digitar no site o código recebido em seu celular. É uma forma de o sistema confirmar os dados de cada usuário e por consequência também há a garantia de que tem o número correto da pessoa para poder enviar informações depois (pois se a pessoa digitar o número de celular errado, o código PIN não vai chegar e com isso o cadastro não será confirmado). Esse recurso é muito útil para sites de e-commerce que enviam o status das entregas via SMS, pois eles garantem que o número foi digitado corretamente pelo cliente no momento do cadastro.

Como é atuação da Zenvia no mercado de autenticação por código PIN via SMS?
Atualmente a Zenvia já tem uma forte atuação neste segmento. Grandes redes sociais, bancos e serviços móveis como o de solicitação de taxi já utilizam a plataforma da Zenvia para envio de códigos PIN.

Quer saber como enviar código PIN via SMS e aumentar a segurança em transações na sua empresa? Confira o sistema de envio de SMS da Zenvia e saiba tudo!

Escrito por

Zenvia