Envio de SMS Corporativo: estratégia consolidada

O envio de SMS Corporativo é uma das formas mais consolidadas de comunicação entre empresas e seus clientes devido à sua praticidade, à sua assertividade e ao seu baixo custo de investimento. Algumas pessoas podem até não ter smartphones ou presença nas redes sociais, mas todo mundo tem um celular capaz de receber mensagens de texto, não é mesmo?

Com isso, o SMS se tornou uma das formas mais eficazes de as empresas enviarem alertas, notificações, avisos de cobranças e lembranças de agendamentos para seus clientes. Quer saber mais sobre por que essa estratégia tem crescido cada vez mais entre empresas do mundo todo? Continue a leitura e saiba tudo sobre o envio de SMS Corporativo!

O crescimento do SMS Corporativo

Publicada em 2016, esta pesquisa da Accenture apresenta um retrato promissor sobre o envio de SMS por empresas. Segundo o estudo, a quantidade de mensagens de texto enviadas pelas empresas brasileiras para seus consumidores finais (A2P) chegará a 6,6 bilhões em 2017.

Desse número, 36% serão enviadas por bancos, setor que está no topo do uso de SMS Corporativo. Em 2º lugar, com 15% dos envios, aparecerão as aplicações over the top, que utilizam o recurso principalmente para autenticar o número de celular do usuário. Em seguida, encontrarão-se os segmentos de:

transporte e logística (8%);
saúde e educação (7%);
administração pública (7%);
varejo (5%);
serviços residenciais (4%);
e hospitalidade e turismo (4%).
Outros setores corresponderão a 15% dos envios.

E não é apenas o Brasil que, cada vez mais, percebe o potencial e os benefícios do SMS Corporativo. A pesquisa da Accenture demonstra também que, em 2017, a Inglaterra será a maior remetente de mensagens de texto para clientes, com 19,3 milhões de envios. O Brasil aparece em 2º lugar nesse ranking. Depois dos 2 países, estarão a Alemanha (5,5 bilhões), a Argentina (2,5 bilhões) e a Espanha (2,2 bilhões).

No cenário mundial, os dados demonstram que bancos, aplicações over the top e varejo serão responsáveis por mais de 60% do envio total de mensagens de texto nesse período.

Os benefícios das mensagens de texto

O SMS Corporativo representa uma forma de comunicação acessível e prática, tanto para as empresas quanto para os clientes. Além disso, ao contrário de outros meios de comunicação com o cliente, as mensagens de texto costumam ser visualizadas instantaneamente pela maioria dos usuários.

Dessa forma, o SMS Corporativo mostra-se uma excelente estratégia para o envio de alertas, cobranças e lembranças sobre agendamentos, entre diversos outros tipos de mensagens. É praticamente impossível alguém não ler uma mensagem de texto recebida, e as possibilidades de interação e retorno rápido também são muito interessantes para a empresa e para os clientes.

Os perigos dos SMS piratas

Enquanto muitas empresas reconhecem o potencial e as vantagens de adotar o SMS Corporativo como estratégia de comunicação, outras não demonstram a mesma seriedade quando o assunto são mensagens de texto. Com isso, surgem os SMS piratas, ou seja, mensagens de texto enviadas por empresas que não têm permissão para entrar em contato com o cliente dessa forma.

As empresas oficiais que enviam SMS, são homologadas junto às operadoras brasileiras e aos órgãos reguladores e estão atentas a todas as boas práticas. Isso quer dizer que as mensagens são enviadas de forma segura, respeitando as regras de conteúdo e horários de envio e, mais importante, apenas com a permissão do usuário, o que evita o spam. Somente integradoras homologadas também possuem os relatórios de envio e entrega das mensagens, e assim você pode ter certeza que seu cliente recebeu seu comunicado. Se você está avisando sobre o vencimento de um boleto, uma reunião importante que irá acontecer ou uma consulta agendada, por exemplo, você saberá se o usuário recebeu suas mensagens, evitando riscos e ruídos na sua comunicação e problemas para o seu negócio.

Pense em como para sua empresa e para a boa experiência dos seus consumidores é essencial procurar os serviços de uma empresa responsável e legalizada, como a Zenvia. Homologada pelos órgãos regulamentadores brasileiros, a Zenvia oferece o serviço de envio de SMS Corporativo com credibilidade e respeito ao consumidor.

Escrito por

Zenvia