Envio de SMS a favor da medicina preventiva

A variedade de canais de comunicação que o mercado tem à disposição para impactar o público pretendido é enorme, mas o mais universal deles, sem dúvida, é o envio de SMS. Disponível a todos os setores, essa tecnologia se encaixa muito bem a serviço da medicina preventiva. Hospitais, clínicas, farmacêuticas, laboratórios, planos de saúde e profissionais da área têm à disposição um contato direto com pacientes/clientes.

E quando se trata de medicina preventiva, as possibilidades de criar uma comunicação eficaz e eficiente são enormes. Abaixo escolhemos alguns exemplos de como o envio de SMS para área da saúde, com um conteúdo relevante, bem elaborado, pode facilitar o relacionamento das empresas/profissionais com seus pacientes/clientes.

Bons hábitos

Entre as opções do SMS a favor da medicina preventiva estão mensagens sobre a importância de se ter bons hábitos, o que resulta em qualidade de vida e, consequentemente, em prevenção de doenças. Atitudes simples como beber água, muitas vezes, passam despercebidas na correria do dia a dia.

Um simples SMS no celular para lembrar a necessidade da hidratação ou mostrar a importância de respirar melhor são iniciativas que podem ajudar muitas pessoas mergulhadas em sua rotina. A ferramenta de mensagem de texto, dessa forma, além de aproximar empresas de seus clientes, presta um relevante serviço. Exemplos:

• [Farmacia]: Oi, Carolina! Já tomou água hoje? Lembre-se que precisamos ingerir cerca de dois litros de água por dia para manter a hidratação do corpo.
• [Plano de Saúde]: Rodrigo, não se esqueça que hábitos como fazer exercícios regularmente e se alimentar de forma saudável podem prevenir doenças! Cuide-se!

Calendário de vacinação

Manter o calendário de vacinação em dia é fundamental. Nesses casos, o envio de SMS age também como forma de alerta preventivo, além de avisar clientes, por exemplo, sobre novas vacinas e de campanhas de acordo com o perfil do paciente. Esse serviço pode ser usado tanto por clínicas particulares como para órgãos públicos (secretarias de saúde/ministérios). Exemplos de SMS:

• [Hospital]: Ana, o calendário de vacinação da sua família está em dia? Previna-se e evite doenças! Confira as vacinas e datas www.hospital.com.br/vacinas

• [Posto de Saúde]: Chegaram novos lotes de vacina contra a gripe A. Ligue para 32356-8565 e marque seu horário.

Prevenção de doenças

Outra forma de usar o SMS a favor da medicina preventiva pode ser destacar maneiras de prevenção a epidemias que assolam o País, a exemplo do zika vírus e a dengue. As mensagens de texto, nesses casos, alertam sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e o que fazer em casos de suspeitas de focos.

Datas representativas, como Outubro Rosa e Dia Mundial do Diabetes, também podem ser exploradas e são importantes para destacar a importância de manter a saúde em dia, com exames, cuidados e ações que mobilizem pessoas em prol da prevenção. Exemplos:

• [Prefeitura]: Faça sua parte p/ evitar a proliferação do mosquito da dengue e do zika vírus. Não acumule água. Mantenha bem tampados caixas, tonéis e barris.
• [Secretaria de Saúde]: Denuncie focos de mosquito no seu bairro pelo fone 121.
• [Clínica]: Estamos no Outubro Rosa! Marque sua mamografia.

SMS para marcação de exames

O SMS também é uma ótima ferramenta de alerta para que os pacientes mantenham seus exames clínicos em dia. Sabe-se hoje que muitos casos de câncer de mama e próstata, por exemplo, poderiam ser mais facilmente tratados se diagnosticados no início. Nestes casos, a tecnologia pode ser uma importante aliada lembrando o paciente que está na época de fazer seus exames. Exemplos:

• [Laboratório]: Carlos, você tem realizado seus exames de saúde periodicamente? Não se esqueça que a prevenção pode salvar vidas!
• [Clinica]: Carolina, pelo nosso cadastro está na hora de você repetir sua mamografia. Ligue para 3221-9636.

Boas notícias

O noticiário de uma maneira geral traz muitos fatos negativos à tona. Por isso, salientar através do SMS boas novas, como descobertas científicas, projetos sociais que tenham conexão com saúde também podem ajudar a gerar uma “onda de positividade” e impactar sua marca. Um hospital, por exemplo, pode enviar SMS informando sobre uma pesquisa feita por seu corpo clínico ou de uma campanha que esteja ocorrendo na instituição. Gerar conteúdo que traga alegria e esperança às pessoas também pode ser uma maneira de investir na saúde preventiva.
Exemplos:

• [Clinica]: Pesquisadores da unidade Santa Rita descobriram uma fórmula que reduz os efeitos colaterais da quimioterapia. Em breve poderemos testar em nossa clínica.
• [Hospital]: Estamos arrecadando roupas e fraldas para famílias de bebês carentes. Você também pode ajudar. Traga sua doação.
Para saber mais sobre envio de SMS, confira o e-book: Como usar o SMS em benefício da saúde.

Escrito por

Zenvia