Entenda o que é a fatura digital e conheça seus benefícios

O papel parece cada vez mais fora de moda. Com o domínio dos meios digitais em quase todos os aspectos de nossa vida — e a crescente necessidade do uso consciente dos recursos naturais —, a preferência de muitas pessoas e empresas é a de manter a maior parte das informações em ambientes virtuais.

É o caso, por exemplo, da fatura digital — facilidade que muitos já adotaram na hora de pagar as suas contas. Continue lendo o post para entender melhor como ela funciona e conhecer os benefícios tanto para quem precisa pagar quanto para quem vai receber.

Saiba o que é a fatura digital

A fatura digital é a melhor solução para empresas que desejam emitir um documento de cobrança aos seus clientes sem o uso de papel. A versão digital da fatura apresenta as mesmas informações que a versão impressa e pode ser entregue diretamente na caixa de e-mail do destinatário.

Com a necessidade de aprimorar a comunicação com os clientes no meio virtual, diversas instituições financeiras e empresas prestadoras de serviço já integraram a fatura digital aos seus sistemas.

Para expandir a adesão a essa facilidade, muitas fazem intensas campanhas de divulgação e oferecem benefícios adicionais, como descontos, para aqueles consumidores que optam pela fatura digital.

Por estar essencialmente relacionada com atuais demandas de desenvolvimento sustentável, ela também costuma ser chamada de fatura verde.

Conheça os principais benefícios da fatura digital

Reduz custos

A emissão de faturas e demais documentos físicos e o posterior envio até o endereço do destinatário estão associados a diversos custos, inclusive de Correios. A expectativa é que com a adoção das faturas verdes, as empresas consigam reduzir em, pelo menos, 70% os custos com comunicação — o que pode resultar na prática de valores mais atrativos também para o consumidor final.

Elimina contratempos na entrega

Quantas vezes você já viu casos de pessoas que não conseguiram pagar suas contas em dia por problemas com a entrega das correspondências? Talvez até você já teve faturas atrasadas por conta de greves, problemas internos com a transportadora, divergência de endereço, mau tempo etc.

A fatura verde acaba com esse problema, já que o documento chega direto no e-mail do cliente. Além disso, ela pode ser acessada a todo instante por meio do sistema digital da empresa credora, o que facilita a emissão de 2ª via e a consulta de faturas anteriores.

Facilita a organização financeira

Outra grande vantagem é a possibilidade de acompanhar em tempo real a posição da fatura. Também é possível notificar os clientes por meio de SMS ou e-mail quando a fatura é fechada, na data de vencimento ou sempre que uma nova compra for realizada.

Sem nenhum tipo de surpresa na hora de fechar as contas, fica mais fácil se organizar e não perder o controle das finanças.

Diminui a inadimplência

Todas as vantagens certamente resultam em uma considerável diminuição da inadimplência em seu negócio. Quem usa plataformas digitais costuma acessá-las frequentemente, reduzindo as possibilidades de esquecimento, atrasos ou perda do documento — situações que podem levar à inadimplência.

Além disso, é possível cadastrar os boletos de serviços contínuos em débito automático, o que traz garantias ainda maiores para quem opta pela fatura verde.

Mesmo com todas essas facilidades que a fatura digital proporciona, cobrar os clientes devedores nem sempre é uma tarefa fácil. Se você também pensa assim, aproveite esse momento para conhecer as técnicas de cobrança que sua equipe deve dominar!

Escrito por

Zenvia