Atendimento ao cliente pelo WhatsApp: 3 dicas para melhorar o relacionamento com o público
Descubra como otimizar o atendimento ao cliente pelo WhatsApp com chatbots, análise de dados e boas práticas. Fidelize seus clientes!
Saiba maisO relacionamento com o consumidor mudou. Saiba como garantir o atendimento digital de qualidade e se preparar para o novo perfil de cliente.
Neste exato momento, sua empresa está envolvida em uma guerra fria. Seus oponentes não são os concorrentes, mas a forma como sua organização se relaciona com seus clientes. Em sua trincheira, estão os métodos tradicionais de segmentação e atendimento; já as armas do adversário são o seu desejo de uma experiência mais voltada ao seu perfil. A primeira cláusula do acordo de paz é identificar as mudanças no comportamento do consumidor e aderir ao atendimento digital.
Se sua empresa não mudar a estratégia, você já pode imaginar quem sairá perdendo, não é mesmo? Quer saber como reverter essa situação e transformar os compradores em aliados usando as melhores práticas? Então, continue lendo nosso post e confira!
As pesquisas atuais mostram uma mudança no comportamento do consumidor. Ele está mais digital, com plenos poderes de decidir com quem negocia, por quais canais e por quais razões comprar de uma empresa. O atendimento digital é uma das principais formas do seu negócio se adequar a esse novo perfil dos clientes.
O atendimento digital é caracterizado pela estratégia multicanal, em que o cliente pode interagir com sua marca usando uma rede social, seu site, seu blog e sempre conta com uma experiência personalizada. É a adoção da estratégia de empoderar o consumidor com informações e atendimento que sejam relevantes para ele.
Quem explica a diferença entre o atendimento e o marketing tradicional e o atendimento digital e o marketing 4.0 é Philip Kotler, considerado como o pai do marketing moderno. Para ele, a principal diferença é que no atendimento tradicional, o produto e os meios definidos pela empresa são mais importantes que as necessidades, os desejos e os interesses dos clientes.
Por outro lado, no marketing 4.0 as empresas estão preocupadas com os valores das pessoas, em se conectar com seus estilos de vida e facilitar a identificação delas com suas marcas. Mais que produtos, mais que um simples atendimento em canal digital, as pessoas vivem experiências de consumo e, por isso, se tornam promotoras daquela empresa.
Existem 3 passos básicos para migrar seu atendimento tradicional para o atendimento digital:
Não tratar o cliente como um segmento ou alvo de sua empresa, mas como uma pessoa com desejos, necessidades, problemas, sonhos, dificuldades, limitações e potenciais. Essa dica é citada pelo maior estudioso sobre o comportamento do consumidor da atualidade, Michael Solomon. Definindo boas personas, você já viabilizará essa tática.
Estar presente nos meios de comunicação utilizados por seus clientes é o modo de facilitar a interação, simplificar e agilizar o atendimento. Esse princípio básico do atendimento digital visa adequar seus canais às necessidades e aos perfis dos seus consumidores.
Tecnologias como os chatbots garantem uma experiência personalizada, rápida e sempre disponível para seus clientes. Sem usar a tecnologia, sua empresa se desconectará do consumidor e desgastará o relacionamento com os clientes exigindo que eles se adaptem aos seus processos internos.
Ao adotar o atendimento digital sua empresa acabará com os possíveis atritos entre o desejo de interação em tempo real dos seus clientes e a demora por obter uma resposta da sua equipe. Também conseguirá automatizar boa parte das interações, sem perder o poder de personalização dos diálogos.