Entenda as vantagens do chat online omnichannel para e-commerce

A forma como a sua empresa se relaciona com os seus clientes diz muito sobre a sua marca. E foi para ajudar a facilitar essa comunicação que o chat online omnichannel surgiu.

A forma como a sua empresa se relaciona com os seus clientes diz muito sobre a sua marca. Sabemos o quanto esse relacionamento pode ser difícil, principalmente ao lidar com a insatisfação online dos consumidores. E foi para ajudar a facilitar essa comunicação que o chat online omnichannel surgiu.

Em época de festa junina (e que logo chega Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Natal e… ufa!), diversos tipos de comércio têm um incremento no volume de buscas. É uma situação em que ter um chat online, multicanal, pode beneficiar e agilizar muito o atendimento, elevando a satisfação dos consumidores.

Manter um bom relacionamento com os usuários do seu e-commerce é apenas uma das vantagens dessa estratégia. Quer conhecer outras? Continue a leitura e confira!

Melhora no relacionamento com o usuário

Entendemos que os usuários se tornaram mais exigentes com o passar do tempo. Por isso, oferecer um atendimento eficaz precisa ser prioridade para a companhia, e oferecer vários canais digitais para esse contato faz toda a diferença.

Além disso, ao ter o problema resolvido de maneira facilitada e online, os clientes ficarão mais satisfeitos e passarão a recomendar o seu produto ou serviço para conhecidos e familiares, se tornando uma boa forma de divulgar a sua empresa, afinal, quem não gostaria de um marketing gratuito, não é?

Possibilidade de oferecer atendimento a qualquer hora

Há um tempo, quando o usuário tinha alguma dúvida ou problema, precisava esperar até o dia útil seguinte para resolver a questão.

Com a integração de diferentes canais de venda online, o usuário poderá registrar o problema independentemente do horário. A prática, apesar de não trazer uma solução imediata, traz maior tranquilidade para o cliente por ter sua questão ouvida.

Atendimento a todos os perfis de cliente

Os usuários contam com diferentes comportamentos, por isso, é natural que alguns prefiram o contato por chat, enquanto outros preferem o telefone ou aqueles que estão sempre nas redes sociais.

Para manter a organização e atender de forma eficaz, independentemente do meio de comunicação, o atendimento omnichannel permite que todos os formatos de atendimento tenham ligação entre si. Assim, o consumidor conseguirá resolver as suas dúvidas e questionamentos, seja por chatbots ou por SMS, melhorando a experiência de usuário.

Integração dos setores de atendimento 

Sabemos que alguns problemas podem levar dias até serem resolvidos. O ponto é que, quando um atendimento não conta com uma integração, é natural que o atendente precise perguntar sobre a situação para entender todo o contexto.

A questão é que solicitar as mesmas informações pode aumentar a frustração do cliente. Com uma plataforma integrada, os dados são automaticamente consolidados em um único lugar.

Além disso, por conta da correria, é natural que em determinado momento o cliente prefira resolver a questão por telefone, enquanto, em outros, pelo chat. A integração permite também ligar os diferentes canais, tornando o processo mais prático e eficiente para ambos os lados.

Facilidade em atualizar informações

Para evitar problemas com os usuários, é preciso manter a sua base de informações atualizada, correto? A questão é que, muitas vezes, o trabalho manual de realizar ligações pode se tornar um processo pouco eficiente.

Por isso, nada melhor do que utilizar os recursos do dia a dia. Ao entrar em contato, seja por e-mail, pelas redes sociais ou pelo chat, o cliente poderá informar a mudança rapidamente, desde o seu telefone até o novo endereço de entrega, por exemplo.

Entendemos o quanto a comunicação com os clientes pode ser desafiadora. No entanto, oferecer um atendimento personalizado, eficiente e integrado permite que até os usuários que chegaram com algum problema considerem manter o bom relacionamento com a sua empresa.

Agora que você entendeu as vantagens do chat online omnichannel, que tal continuar se informando sobre o assunto? Aproveite sua visita e conheça também o RCS Business Messaging: o futuro das mensagens omnichannel!

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia