Empresas que investem em novas tecnologias podem dobrar sua competitividade

Uma nova pesquisa mostrou, pela primeira vez, que as tecnologias emergentes, tais como serviços em nuvem, mobilidade e colaboração on-line, estão melhorando a competitividade das empresas.

A pesquisa da INSEAD, a principal escola internacional de negócios, em colaboração com a AT&T, mostra que as empresas que investem forte em novas tecnologias de informação podem dobrar suas chances de serem altamente competitivas – de 35% para 74%.

Os resultados da pesquisa foram extraídos de respostas detalhadas por parte de altos executivos de 225 empresas multinacionais em toda a Europa, Ásia-Pacífico e América do Norte.

Os dados mostram que, na Ásia-Pacífico, as empresas estão investindo uma percentagem  muito maior de seus orçamentos totais de TIC em nova tecnologia, e se espera que aumentem esses investimentos mais rapidamente, em comparação com as outras regiões:

  O investimento em mobilidade crescerá, de 17% há três anos para 31% daqui a dois anos (82% de crescimento);

•  Nuvem mais que dobrará de 12% para 30% (150% de crescimento);

 Ferramentas de colaboração aumentará de 18% para 26% (44% de crescimento);

Já o investimento em novas tecnologias na Europa vai acelerar nos próximos dois anos:

  Investimento em mobilidade aumentará dos 12% de três anos atrás para 20% daqui a dois anos (66% de crescimento);

•    Investimento em serviços em nuvem quase dobrará de 12% para 23% (96% de crescimento), e

•   Investimento em ferramentas de colaboração vai subir ligeiramente de 16% para 17%

Na mesma pesquisa, a INSEAD eLab, um centro de excelência no INSEAD que fornece perspectivas sobre os impactos da digitalização na liderança, nas organizações e nos países, identificou os seguintes recursos-chave de negócios como vitais para o sucesso. Quer saber quais são?

1.  O envolvimento do negócio em investimento de tecnologia e decisões de gestão;

2.  O acesso a talento focado em tecnologia;

3.  O acesso a talento focado em gestão, e;

4.  Ter uma plataforma digitalizada madura – no sentido de que a tecnologia, o processo de negócios e os componentes de dados de uma empresa sejam padronizados, compartilhados e integrados. Às vezes isso é conhecido como “amadurecimento digital”.

A pesquisa mostra claramente que o recurso mais importante, de longe, é a maturidade digital. As empresas que têm plataformas digitalizadas maduras e investem em novas tecnologias aumentam significativamente a probabilidade de serem competitivamente ágeis.

Ainda não sabemos há uma pesquisa como essa voltada às empresas brasileiras, mas já dá para ter uma ideia do quanto a mobilidade impacta a competitividade de um negócio. Sabe-se que o SMS Marketing pode colaborar para o crescimento destas novas tecnologias.

Escrito por

Zenvia