E viva a internet!!

Hoje, dia 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Internet. E nós temos muito o que comemorar! A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006, na ocasião também ficou estabelecido que nesta data ainda seriam lembrados os dias da Sociedade da Informação e das Telecomunicações.

Você aí, lembra de como a internet foi criada? Ela surgiu a partir de pesquisas militares no período da Guerra Fria, na década de 1960, onde a disputa era liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos. Na ocasião, os Estados Unidos temiam um ataque russo às bases militares, que poderia trazer a público informações sigilosas dos EUA. Então, os Estados Unidos pensaram em um modelo de troca e compartilhamento de informação, assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas. Era preciso criar uma rede, e assim fizeram, criando a ARPANET.

Era o início da internet. O ataque inimigo nunca aconteceu, mas o que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos não sabia que dava início ao maior fenômeno midiático do século 20, único meio de comunicação que em apenas 4 anos conseguiria atingir cerca de 50 milhões de pessoas.

Mas somente em 1990 a Internet começou a alcançar a população em geral, e desde então, tem mudado os hábitos de todos nós. Hoje em dia, pouco mais de 20 anos após sua popularização, a rede mundial de computadores é instrumento de trabalho, estudo, diversão e compras. Isso tudo proporcionado por um advento, que faz com que você possa ler esse texto, por exemplo.

O Brasil tem hoje 94,2 milhões de pessoas com acesso a internet segundo o IBOPE Media– isso significa quase metade dos 194 milhões de brasileiros. Os smartphones e tablets colaboram bastante para os números, tornando fácil estar conectado a qualquer hora e em qualquer lugar.

Comprar roupas, eletrônicos, comida e ainda garantir o ingresso do cinema ou ainda contar com serviços como enviar SMS, ou poder acessar qualquer conteúdo enviado pela sua empresa no seu celular – como é o caso dos serviços prestados pela Zenvia, hoje já é uma prática de muitas pessoas e empresas – na nossa base são mais de 3.000 empresas.

Por isso, devemos tanto a essa grande descoberta. Afinal, o que era para ser apenas uma estratégia de guerrilha, hoje proporciona o nosso trabalho, a descontração de tanta gente, a informação real time de quem está em busca de conhecimento, a alegria de poder matar a saudade dos amigos e da família que estão longe, o engajamento de milhões de pessoas a uma causa, e milhões de outras coisas…

Vamos comemorar, esse dia representa muito para todos nós. Viva a internet!

Escrito por

Zenvia