blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
diferencie-seu-negocio-atraves-do-golden-circle.jpg

Diferencie seu negócio através do Golden Circle

O Golden Circle (ou, em português, Círculo Dourado) é um conceito criado pelo especialista em liderança Simon Sinek, que tem como objetivo criar e desenvolver o valor de uma nova ideia, negócio ou campanha, com sucesso. É uma metodologia muito simples, que causa um grande impacto positivo, torna as empresas mais inspiradoras e aumentam o seu sucesso no mercado.

Quer ver o seu negócio crescer e prosperar? Então veja como o Golden Circle pode fazer você se destacar dos seus concorrentes:

Compreendendo o Golden Circle

Muitas pessoas erroneamente têm um certo receio desse conceito, pois ele sugere que um negócio seja criado de maneira oposta à qual as pessoas fazem.

Porém, é justamente por adotar uma metodologia distinta que a empresa consegue desenvolver todo o seu potencial e sair na frente da concorrência.

Depois de alguns estudos, Sinek observou que os líderes que conseguem inspirar, geralmente planejam, pensam, agem e sabem se comunicar da mesma forma.

Além disso, esses líderes e empreendedores  não trabalham com o único objetivo de ganhar dinheiro. A motivação é pessoal, pois trabalham e se engajam naquilo que acreditam. Dinheiro e lucros são apenas uma consequência positiva de um bom trabalho.

A partir dessa conclusão, ele criou o Golden Circle, com 3 esferas de trabalho, para levar a empresa a extrair todo o seu potencial e se destacar das demais.

As 3 esferas do Golden Circle

1 – Por quê (Why)?

É o propósito do seu negócio, empreendimentos, iniciativas, projetos e campanhas relacionados ao mesmo. Para uma empresa crescer e prosperar, é preciso definir o porquê de sua existência, para posteriormente elaborar campanhas, produtos e serviços de qualidade, que vão atrair os olhares dos consumidores.

Ao responder essa pergunta, o empreendedor consegue pensar no caminho a seguir. Afinal, para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve. E é esse tipo de postura que o Golden Circle não permite que as empresas adotem.

Seu negócio precisa ter um propósito bem definido. Esse é o ponto de partida para empreender com Golden Circle.

2 – Como (How)?

A segunda esfera do Golden Circle diz respeito a forma como a empresa irá atingir os seus objetivos, ou seja, as atitudes práticas que o empresário vai tomar para alcançar as suas metas.

Aqui é importante se perguntar sobre as estratégias que serão adotadas no seu negócio e como elas vão fazer com que você atinja os seus objetivos. Na prática, é o seu plano de ação.

É nessa etapa que se inclui todas as crenças e valores que você tem. Isso é um grande diferencial, que é justamente o que irá fazer com que você se destaque frente à concorrência e transforme o seu negócio em uma empresa inspiradora e com base firme.

3 – O quê (What)?

Aqui é onde se define o que você faz ou vende. Para fazer o seu negócio crescer, é preciso saber tudo sobre o produto ou as características do serviço que a empresa oferece.

Essa é a etapa mais simples do círculo. Mas é essencial, especialmente para aqueles que desejam expandir a sua operação e diversificar o produto/serviço a ser vendido.

Por exemplo: Uma organização pode querer expandir os seus produtos/serviços. É nessa etapa que se define quais são eles. Uma empresa pode ser especialista em smartphones de última geração e querer ampliar a sua marca vendendo computadores e periféricos de qualidade superior.

crie as melhores campanhas de marketing com sms

 

O raciocínio por trás do Golden Circle

Diferentemente do pensamento comum, os empreendedores e líderes mais inspiradores seguem o Golden Circle de dentro para fora e não de fora para dentro, como as pessoas normalmente fazem.

Seguir essa linha de raciocínio empreendedor faz com que o empresário primeiro tenha foco naquilo que ele acredita, definir os seus objetivos com clareza e perceber quais são as atitudes que ele precisa tomar para alcançar o que almeja.

Isso permite que o líder se comunique com colaboradores, fornecedores e clientes de forma mais clara, o que motiva e inspira as pessoas, aumentando a sua identificação com a empresa e elevando o valor de sua marca.

Além disso, as empresas que adotam esse modelo, buscam pessoas com os mesmos valores, o que contribui para que ela cresça e seja cada vez mais produtiva.

Pense: se você contratar um profissional para executar uma determinada função, ele certamente vai trabalhar pelo dinheiro. Mas, quando a contratação envolve colaboradores que acreditam nas mesmas convicções da organização, eles vão trabalhar com muito mais motivação e entusiasmo – o que traz resultados positivos tanto para o funcionário como para a empresa.

Como funciona na prática o Golden Circle nos negócios?

A maioria das empresas, em uma campanha de marketing, apresenta os seus serviços destacando-os como os melhores do mercado. Elas preferem enfatizar o resultado do empreendimento ao invés de falar de sua missão e levar inspiração aos seus clientes.

Negócios de sucesso precisam escolher o caminho inverso, fazendo do seu produto o resultado de um percurso que, em última análise, visa fazer uma diferença no mundo. O objetivo de um negócio com propósito é vender para pessoas que acreditam na missão da empresa.

Os clientes vão comprar seu produto porque compartilham os valores defendidos pelo seu negócio. Sinek resume esta ideia enfatizando que “as pessoas não compram o que você faz, mas o porquê do que faz”.

Um exemplo interessante e prático que pode ser adotado para incentivar e inspirar os clientes e colaboradores da empresa é o SMS:
  • Ele pode ser corporativo (focado na comunicação interna);     
  • Voltado para marketing (para todas as mensagens relacionadas a campanhas, promoção, relacionamento com o cliente, etc.);
  • Interativo (permitindo que o destinatário possa responder para adquirir alguma oferta, confirmar alguma presença ou mesmo participar de pesquisas de opinião e satisfação).

Afinal, conhecer e se posicionar corretamente para com o seu público alvo, clientes e colaboradores é essencial para o sucesso do seu negócio. As empresas que trabalham com propósito se focam primeiramente na sua missão e valores, inspirando colaboradores e clientes, ao invés de se preocupar unicamente com os resultados das suas ações, vendas e lucros. Esse é o segredo do Golden Circle.

Conheça a história da Zenvia e entenda como temos aplicado este e outros conceitos para o nosso crescimento. Acesse: A Zenvia!

E você, já aplicou o Golden Circle no seu negócio? Tem algum questionamento sobre o assunto? Clique e comente!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action