Diferença entre conta comercial e criador de conteúdo no Instagram

Entenda a diferença entre conta comercial e criador de conteúdo no Instagram. Descubra qual é a melhor opção para você e alavanque sua presença na plataforma.

Se você criar conteúdo intensamente, provavelmente precisará mudar sua conta do Instagram para uma profissional, mas muitas vezes, no momento em que isso, surge a dúvida se deve escolher entre uma conta de criador do Instagram ou empresas do Instagram. No artigo a seguir explicamos as características de cada um e qual delas é a certa para você.

Instagram creador o empresa

Instagram Criador vs Instagram Empresas

Para começar, vale esclarecer que ambos os tipos de contas oferecem ferramentas aprimoradas para medir o impacto de suas publicações dentro da plataforma. Ou seja, ambas as contas poderão ver informações valiosas relacionadas a impressões, alcance, salvas, compartilhadas, entre outras coisas; bem como se as interações foram feitas por seguidores ou não seguidores.

Ainda assim, eles têm pequenas diferenças que serão mais úteis para você, dependendo do seu objetivo de negócio. Vamos ver como é cada tipo de conta.

O que é o Instagram Criador?

Um perfil do Instagram criador ou criador é um tipo de conta que permite que seus usuários lidem com o conteúdo de figuras públicas e artistas como fotógrafos, artesãos, ilustradores e muito mais.

Para esses casos, o Instagram oferece algumas tags padrão para mostrar que tipo de criador você é e também permite que você agende conteúdo do Creator Studio. Mas, ao contrário das contas de negócios, você não será capaz de conectar seu perfil através de uma API a outras plataformas como CRM’s.

Quanto aos caminhos de monetização que oferece para os criadores, o Instagram está trabalhando para lançar uma nova ferramenta para o marketing de afiliados. E, embora ainda seja um rumor, é estipulado que em breve os criadores poderão fazer suas publicações Tokens não fungíveis, obtendo uma nova forma de monetização para suas criações.

O que é o Instagram para empresas?

Por outro lado, se a sua coisa é um negócio comercial, seja atacado, varejo ou prestadores de serviços, então um perfil do Instagram para empresas se encaixa melhor nessa categoria.

Em contas de negociação você terá a oportunidade de marcar a indústria à qual seu negócio pertence. Assim, os usuários saberão rapidamente que tipo de produtos ou serviços podem chegar lá, complementando assim o conteúdo de suas postagens.

Também nesses casos, a plataforma também permitirá que você adicione o endereço comercial ou de atendimento ao cliente do seu negócio. Assim como outros dados relevantes (e-mail, telefone, site, etc.).

Os chamados para a ação nesse tipo de perfil referem-se a ações muito mais específicas, como fazer reservas ou pedir comida em casa, como pode ser o caso de estabelecimentos gastronômicos.

Semelhanças adicionais entre o Instagram Criador e o Instagram para Empresas 

Outras semelhanças que você pode encontrar entre as ferramentas de contas do Instagram para criadores e Instagram para empresas são:

Caixa de entrada diferenciada

Suas mensagens diretas podem ser divididas entre duas guias: Principal e Geral. Como seu nome indicativo, nas mensagens principais chegarão daquelas pessoas que já o seguem e com quem você tem uma troca frequente; enquanto o general lhe dará a oportunidade de hospedar mensagens menos urgentes.

Mensagens pré-programadas

Você também pode ter mensagens pré-armadas para economizar tempo respondendo perguntas frequentemente feitas. Eles serão associados a uma palavra-chave que, quando digitada, lhe dará a opção de se completar automaticamente com sua mensagem padrão.

Instagram shops

Eles facilitam para os compradores fazê-lo diretamente a partir da publicação onde o produto ou serviço é exibido. Aumentando as possibilidades de criadores e empresas converterem potenciais clientes.

Devo escolher entre o Instagram Criador e o Instagram Empresas?

Em suma, tudo se resume ao volume do seu negócio e ao tipo de pessoa jurídica que você deseja representar através das redes. Como discutimos nas seções anteriores, ambos os perfis gozam de diversos benefícios, porém apenas contas empresariais têm a autorização da plataforma para se conectar a outros tipos de ferramentas de automação.

Por outro lado, o foco das contas de criadores é a monetização com suas ações sociais dentro da rede, enquanto nas contas de negócios é uma forma de vender seus produtos ou serviços que já existem fora da plataforma.

Como posso complementar os benefícios de uma conta do Instagram para empresas?

Chamar a atenção de seus clientes é apenas um dos passos de um funil de conversão longa. Para gerenciar o serviço pós-venda de seus produtos e serviços, o Zenvia Conversion oferece funcionalidades para tirar o máximo do seu negócio, tais como:

  • Integração com seu NuvemShop ou Shopify para ter todas as informações de seus produtos.
  • +1000 integrações às suas ferramentas favoritas via Zapier
  • Bots do Zenvia Conversion para automatizar suas conversas e economizar tempo
  • Sincronização instantânea com bancos de dados
  • Distribuição de chumbo de entrada personalizável
  • Relatórios automatizados para o controle e análise do desempenho de suas equipes
  • Aplicativo móvel nativo e aplicativo de desktop

Saiba mais sobre como Zenvia Conversion pode ajudar a impulsionar seus negócios e vendas, iniciando uma demo hoje.

Escrito por

Nahuel Gomez