4 dicas para reduzir a taxa de cancelamento dos seus clientes

A taxa de cancelamento — também conhecida como churn rate ou taxa de evasão — revela o número de clientes que abandonaram a empresa em determinado período de tempo. Reduzir essa métrica e manter os consumidores fiéis à marca certamente são os grandes desafios dos negócios, independentemente do setor de atuação.

E para ter sucesso, é necessário adotar algumas medidas, como entender por que os clientes estão deixando a empresa, adotar estratégias para fidelizá-los, investir em atendimento de qualidade e, ainda, monitorar constantemente a satisfação dos consumidores.

Confira 4 dicas para reduzir a taxa de cancelamento dos seus clientes:

1. Identifique por que os clientes cancelam

O primeiro passo para reduzir a taxa de cancelamento dos seus clientes é entender por que eles desejam romper relações com a sua empresa. São diversos os motivos que levam um consumidor a isso, como:

  • insatisfação com os produtos e/ou serviços;
  • problemas com o atendimento;
  • ou perda de confiança na marca.

Para investigar as razões, aposte em pesquisas usando a metodologia NPS. A partir dos resultados, trace um planejamento para trazer o cliente perdido de volta.

2. Adote estratégias de fidelização

Melhor do que recuperar um consumidor para a empresa é identificar possíveis sinais de insatisfação de clientes e agir o mais rápido possível — não só para retê-los como para fidelizá-los.

Caso note impaciência do cliente na resolução de problemas e relatos de tratamentos diferentes aos consumidores, por exemplo, aja rapidamente e analise o que pode ser feito para reverter o quadro. Além de resolver o problema, ofereça algum benefício ao consumidor que se sentiu lesado, como um desconto na compra de um produto complementar, redução na mensalidade ou ofertas exclusivas.

3. Invista em um bom atendimento

Prestar um atendimento de qualidade é cuidado básico para manter o cliente fidelizado e evitar possíveis cancelamentos. Para se certificar de que os consumidores são atendidos com agilidade e de forma satisfatória, aposte na tecnologia como aliada.

O uso de chatbots é uma das melhores formas de elevar a qualidade do atendimento, já que seus clientes terão canais à disposição durante as 24 horas dos 7 dias da semana. Além disso, um chatbot agiliza o atendimento ao oferecer respostas programadas às principais dúvidas do seu público. Se necessário, o programa encaminha o usuário para um operador humano na central de relacionamentos.

4. Monitore constantemente a satisfação dos clientes

Para reduzir a taxa de cancelamento dos seus clientes é preciso tornar o monitoramento da satisfação dos consumidores uma constante na empresa. Investir em pesquisas é um passo fundamental para saber se a marca realmente presta o melhor atendimento e oferece produtos e serviços que agradam ao seu público.

Com a implantação de chatbot de pesquisa NPS, você consegue identificar possíveis sinais de insatisfação, reter os clientes e oferecer a melhor experiência para quem interage com a sua empresa.

Identifique os principais motivos que levam os clientes a abandonar a sua empresa, adote estratégias de fidelização, invista em atendimento e monitore a satisfação. Dessa forma, você estará no caminho certo para reduzir a taxa de cancelamento.

Agora que você já conheceu algumas dicas para reduzir o churn do seu negócio, conheça o nosso chatbot para Pesquisas NPS.

Escrito por

Zenvia