blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
engajar-clientes-na-internet

6 dicas matadoras para engajar seus clientes na internet!

Você sabe o que é engajamento? É um termo que surgiu com a evolução do marketing digital para descrever o desenvolvimento do relacionamento entre consumidores e marcas na era digital. Portanto, engajar clientes na internet nada mais é do que construir oportunidades de interação entre público e empresa com o intuito de fortalecer essa relação.

Porém, apesar de ser simples explicar do que se trata essa dinâmica, algumas empresas podem ter dificuldades para aplicar estratégias que realmente mostrem resultados. Pensando justamente nesse ponto, fizemos este conteúdo focado em mostrar soluções eficientes para engajar mais consumidores na internet. Boa leitura!

1. Saiba com quem falar

Nas estratégias offline, ou seja, fora da internet, já é muito comum o pensamento de compreender o público-alvo de campanhas, serviços e produtos. Para o ambiente virtual nada disso é diferente. É necessário conhecer o perfil dos clientes mais propensos a entrarem em contato com sua empresa e, para isso, é importante realizar pesquisas de consumo e de hábitos de navegação.

Saber como essas pessoas utilizam a web é a chave para direcionar de maneira eficaz os canais a serem utilizados e engajar mais clientes na internet. Por exemplo, se o seu público-alvo tende a assistir mais vídeos do que realizar a leitura de um texto, convém investir em canais apropriados a essa realidade.

Apesar de as pesquisas de mercado serem muito genéricas, elas fornecem insights interessantes de como é a dinâmica entre vários tipos de público e a internet. Porém, sua empresa pode realizar pesquisas mais objetivas utilizando a atual carteira de clientes. Eles podem responder algumas questões simples, como o tipo de plataforma que preferem, linguagem, abordagem etc.

As pesquisas de consumo também oferecem dados suficientes para a criação de personas, que são ferramentas complementares para o marketing digital. As personas são como um zoom em seu público-alvo, caracterizando-se por reunir informações bem detalhadas que traçam um perfil único e certeiro sobre quem é a pessoa interessada na sua empresa e produtos.

2. Marque presença nas redes sociais

As redes sociais são uma tendência da comunicação digital que é amplamente utilizada para engajar clientes na internet. Porém, não é para sair criando perfis em todas as redes sociais que encontrar na internet afora. Tenha em mente qual é o tipo de público que sua empresa quer atingir, qual é linguagem preferida por ele e, por último, a rede social mais adequada.

É importante estar presente onde seu público também está, mas é preciso ter atenção aos objetivos do seu negócio. Uma empresa focada no suporte B2B conseguirá pouco engajamento em uma rede social com perfis pessoais, como o Twitter e Facebook. Para esse exemplo, o ideal seria o LinkedIn.

A escolha da rede social é importante no planejamento do marketing digital, pois é nesse ponto que todas as estratégias desenvolvidas convergirão.

3. Tenha um plano de marketing digital

É fundamental planejar seu marketing digital, pois assim poderá receber dados e informações que serão utilizadas nas métricas de desempenho da sua estratégia. Nesse momento, é interessante traçar metas e objetivos, bem como as maneiras para alcançá-los e quais dados você pretende acompanhar para medir a eficiência dessa caminhada.

Pense em diversificar o tráfego, investindo tanto na estratégia orgânica quanto na patrocinada, como o Facebook Ads. Além disso, aqui é o momento de alinhar o público-alvo com a plataforma a ser utilizada e a linguagem adequada para ambos.

Ou seja, se o resultado da sua pesquisa mostra um público-alvo engajado por vídeos, sua melhor plataforma talvez seja o YouTube ou o Instagram, e para ambos há uma linguagem mais apropriada a ser utilizada.

4. Produza conteúdo relevante

A base para que o engajamento online funcione é a oferta de conteúdo relevante para as pessoas interessadas na sua marca. Para isso, é importante ter domínio do que sua empresa oferece aos seus clientes, como produtos, serviços e demais benefícios. Somente a partir desse conhecimento é que será possível traçar o que será relevante para seus consumidores.

Imagine o seguinte cenário: a empresa é uma floricultura que oferece serviços de jardinagem e decoração de ambientes, vende flores e arranjos, bem como os demais materiais, como vasos e ferramentas.

Essa empresa precisa oferecer conteúdos que sejam condizentes com essa realidade. Logo, vídeos tutoriais mostrando como cuidar do seu próprio jardim ou como decorar o ambiente com arranjos simples são o tipo de conteúdo que os consumidores esperam receber. Portanto, conheça as dores e as dificuldades do seu público e saberá qual caminho seguir.

5. Faça campanhas de e-mail marketing

Depois de estabelecer os conteúdos relevantes, é importante pensar na forma como entregá-los ao seu público. Uma das estratégias para engajar clientes na internet é utilizar o e-mail marketing. Aqui, a intenção é conversar com o consumidor como se ele fosse o único a receber aquele e-mail, mostrando o porquê de aquelas novidades serem importantes para ele.

É interessante personalizar algumas informações para que gere esse efeito de pessoalidade. Utilizar o nome do cliente, suas preferências de conteúdo e outros detalhes são dicas importantes nesse momento. Além disso, vale a pena criar um envolvimento do conteúdo com aquela pessoa.

Um cliente que deseja saber sobre finanças aparentemente não tem interesse em viagens turísticas. Porém, a apresentação desse conteúdo, durante o e-mail marketing, poderá direcionar para uma viagem de negócios, explorando lugares favoráveis para investimento. Dessa forma, você demonstra conhecimento de quem o acompanha e mostra como sua empresa está presente em vários segmentos da vida dele

6. Ofereça oportunidades de contato

Por fim, é essencial oferecer formas de entrar em contato com sua empresa. Diversifique os canais de comunicação, mostrando-se disponível para prestar suporte a seu consumidor por meio dos horários e das plataformas que ele preferir. Tenha um chat em seu site e, para os horários em que o estabelecimento estiver fechado, disponibilize um chatbot para atendê-los.

O e-mail é o segundo canal mais utilizado para entrar em contato com as empresas, depois do telefone. Então, vale a pena pensar em um e-mail de suporte. Além de oferecer os meios de comunicação mais utilizados — telefone, e-mail e redes sociais — mostre que seu negócio está à frente da situação e pense no que a concorrência ainda não pensou.

Talvez um aplicativo exclusivo para consumidores da sua marca? Ou, quem sabe, uma área para os assinantes do seu blog? Há também a possibilidade de oferecer ferramentas inclusivas, que facilitem a comunicação para os usuários que têm alguma deficiência. Se é para melhorar a comunicação entre cliente e empresa, vale tudo para inovar.

Engajar clientes na internet é essencial para a sobrevivência das empresas com presença virtual, pois ele nada mais é do que a oferta de interações saudáveis para gerar um relacionamento duradouro entre marca e consumidor.

Além de ter um bom relacionamento com os consumidores, saber como recuperar um cliente detrator também é fundamental. Quer saber como? Leia agora mesmo este artigo e descubra!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS