Dia do Cliente: 7 Ideias de sucesso para conquistar o cliente!

O Dia do Cliente 2021 está se aproximando (15 de Setembro) e por isso separamos as melhores ideias e ações de marketing para você utilizar! Confira!

O Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro. Além de ser uma data de celebração e homenagem ao cliente, é também uma oportunidade para estreitar os laços entre consumidor e empresa e, claro, vender mais! Esse é um dos motivos pelos quais é fundamental inseri-la no calendário sazonal das empresas.

Isso porque a data vem ganhando cada vez mais importância. Há dados que provam isso: segundo a pesquisa do Google Trends de 2016, houve um aumento de 64% na quantidade de buscas por “Dia do Cliente” em relação ao ano anterior. E a tendência é de crescimento ano após ano, já que os consumidores perceberam que essa pode ser a oportunidade ideal para adquirir itens ou serviços por preços mais baixos.

Portanto, não fique de fora do Dia do Cliente 2021 e aproveite esta chance de vender mais e investir na fidelização de clientes. Continue a leitura e conheça as dicas da Zenvia sobre como planejar o Dia do Cliente. Aproveite para conferir ideias, estratégias, ferramentas e muito mais!

Quando e por quê foi criado o Dia do Cliente?

No Brasil, o Dia do Cliente surgiu no ano de 2003, no Rio Grande do Sul. Seu criador foi o especialista em Marketing e em Recursos Humanos, João Carlos Rego. O raciocínio que levou à criação da data comemorativa se deu partindo da premissa de que os clientes são o maior motor do mercado, responsáveis pela existência das empresas de maneira geral.

Sendo assim, identificando a importância de homenageá-los, João Carlos Rego escreveu artigos defendendo a ideia e os enviou para câmaras de vereadores e assembleias legislativas de todo o Brasil. Assim, a data entrou no calendário de algumas cidades e estados e, em setembro de 2019, o Dia do Cliente foi definido pela Câmara Federal, em Brasília.

Por que investir no Dia do Cliente?

O Dia do Cliente vem ganhando cada vez mais popularidade e ajuda a movimentar o mercado em uma época em que o fluxo de venda é menor. 

Além da oportunidade de venda, a data comemorativa é o momento ideal para conquistar a satisfação do cliente. Um consumidor acostumado com as ofertas da data, ao se confrontar com as campanhas de determinada empresa, tem maiores chances de se sentir satisfeito e tornar-se fiel a ela. Mais do que isso, esse consumidor pode colaborar com a divulgação da marca, através do buzz marketing, também conhecido como marketing boca a boca. 

Dia do Cliente: quais são as ideias de sucesso para aplicar na empresa?

A importância do cliente para os negócios é incontestável. Sendo assim, por que não aderir às promoções do Dia do Cliente para mostrar o quanto os consumidores são especiais? Não deixe esse dia passar batido! Confira a seguir algumas ideias para o Dia do Cliente que prometem ajudar na fidelização e aumentar as vendas.

Crie campanhas de marketing específicas para o Dia do Cliente 2021

As buscas por promoções de produtos e serviços aumentam no Dia do Cliente e, portanto, aumenta também a concorrência. Assim, é importante que sua empresa crie campanhas específicas para a data que irão melhorar seu posicionamento nas buscas do Google.

Invista em ações de marketing chamativas utilizando palavras-chave como ofertas Dia do Cliente para alcançar melhores posicionamentos nas ferramentas de busca, além de chamar a atenção de maior quantidade de consumidores. 

Como a competição é grande, também é importante diversificar os canais de comunicação com o consumidor de maneira a se fazer ser visto. Isso é possível com ferramentas de SMS Marketing e WhatsApp Marketing, por exemplo, que aumentam o alcance de suas campanhas e possibilitam o envio de milhares de mensagens em apenas alguns segundos. Com isso, é possível ganhar em escalabilidade e melhorar os resultados das ações.

Além desses canais, o RCS também surge como uma importante ferramenta capaz de aumentar as taxas de visualização e gerar maior interatividade com os usuários.

Recompense a fidelidade do cliente

Além de oferecer descontos para o consumidor em geral, é importante também investir em ações de agradecimento para clientes fiéis. Aproveite sua base de dados com contatos de clientes que já realizaram compras de sua empresa e envie um e-mail ou mensagem de agradecimento. Assim, a marca mostrará que valoriza esta parceria. 

Dê ainda um passo a mais e ofereça brindes ou descontos especiais para aqueles clientes que estão sempre com você! Ações como o envio de cadernetas junto à compra ou promoções nos produtos ou serviços preferidos dos seus consumidores contribuem para aumentar ainda mais a satisfação.

Promova ações personalizadas para cada cliente

Saber os gostos pessoais e as necessidades dos clientes não é difícil. Basta dar uma olhada em seu histórico de compras. Montar uma base de dados e consultá-la sempre pode auxiliar na realização de ações comemorativas personalizadas. 

Descubra por quais categorias de produtos/serviços o cliente tem maior interesse e ofereça descontos especiais nelas. Além disso, você também pode fazer o envio personalizado de mensagem de promoção para clientes. Assim, ele se sentirá valorizado e terá um incentivo extra para adquirir aquele produto que ama. 

Caso a empresa não conte com um sistema de automação de marketing para categorizar os clientes pelas suas preferências, é possível realizar enquetes. Dessa forma, permite-se que o consumidor decida em qual produto gostaria de receber desconto. Trabalhar dessa forma faz com que os clientes sintam que suas opiniões importam e são levadas em consideração pela empresa.

Celebre o dia do cliente 2021 em todos os seus canais de comunicação

Combine estratégias de comunicação em diferentes canais e aumente o alcance de suas campanhas de marketing para este dia especial. Não deixe de enviar SMS para o cliente, mensagens de WhatsApp ou até mesmo e-mails com uma homenagem. 

Assim, a empresa pode divulgar as ações e promoções que estão sendo feitas e engajar clientes a conferi-las. Além disso, aproveite todo o potencial dos canais de comunicação para marcar presença e vender mais no Dia do Cliente!

Invista em um bom atendimento

O atendimento ao cliente, seja presencial ou online, é importante em qualquer data. No entanto, vale uma atenção especial no Dia do Cliente. 

Assegure-se de que seus colaboradores estejam incentivados e dispostos a “paparicar” o cliente em seu dia especial. Decore a loja para a ocasião, ou, caso a empresa trabalhe apenas com e-commerce, envie pacotes decorados com pequenos bilhetes de agradecimento. Estes pequenos gestos irão fazer com o que o cliente sinta-se valorizado, estreitando seu relacionamento com a marca.

Chame a atenção com lançamentos

O Dia do Cliente é também uma excelente oportunidade para lançar novos produtos! Você pode divulgar as novidades primeiramente para os clientes fiéis, dando-lhes exclusividade, ou ainda criar produtos especiais para a data, com vendas limitadas. Assim, você chama ainda mais atenção para seu negócio, resultando em um aumento de vendas. 

Ofereça brindes especiais pelo Dia do Cliente

Em seu dia, o cliente espera ser mimado. Então, não o decepcione! Mostre aos consumidores que são especiais através de pequenas ações. Acesso a cursos e conteúdos especiais, envio de cartas manuscritas, ingressos para o cinema, cupons de desconto e pequenos brindes como bombons, cadernetas ou adesivos são opções válidas e simples para presentear o cliente. 

Use a sua criatividade na hora de presenteá-lo, pois as ideias são inúmeras!

Lembre-se: o Dia do Cliente é uma data comemorativa em que o consumidor espera encontrar promoções, receber brindes e ser homenageado. Portanto, não fique de fora e aproveite esta oportunidade para agradar quem move o seu negócio e ainda aumentar a receita. 

Quer saber como automatizar essa comunicação e garantir mais engajamento e resultado? Conheça as soluções da ZENVIA! Use SMS, WhatsApp, RCS e chatbots para otimizar seus resultados no Dia do Cliente!

Escrito por

Zenvia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.