Blog Zenvia

O melhor portal de Marketing e Vendas para a sua empresa

Hackathon Smart Agro

Nos dias 22 e 23 de Maio aconteceu a Hackathon Smart Agro. A maratona contou com 9 grupos participantes e 30 mentores. Veja como foi!

Nos dias 22 e 23 de maio aconteceu a Hackathon Smart Agro. A atividade fez parte do Zenvia Experience Builders, evento 100% digital que aborda as últimas novidades sobre transformação digital e experiência do cliente. Live shows se uniram à Hackathon para trazer discussões e experimentações com foco nos desafios de comunicação e tecnologia.  

O desafio proposto para os grupos inscritos foi: “Como otimizar processos de troca e de compartilhamento de informações no agronegócio utilizando as APIs de comunicação da Zenvia visando promover parcerias e meios de implementação?” 

O problema escolhido foi inspirado em desafios reais no setor do agronegócio. Em uma pesquisa realizada pela AgriHub, foram identificados os 7 principais problemas enfrentados pelos produtores rurais. Entre as dificuldades relatadas, fica evidente que a falta de comunicação permeia a raiz de vários destes problemas.  

Como solucionar tantas falhas por meio de ferramentas de comunicação digital?  

A Hackathon Smart Agro contou com 9 grupos participantes. Foram 48 horas de muito estudo, desenvolvimento e dedicação dos participantes na intenção de apresentarem a melhor forma de solucionar o desafio.  

Veja quais foram os problemas escolhidos pelos grupos, suas ideias e soluções. 

Agroforce 

O grupo Agroforce identificou que, para que o alimento chegue na mão dos brasileiros, o produtor precisa se preocupar com diversos fatores: prever o clima, evitar que as pragas devastem o plantio, implementar novas tecnologias e saber o melhor momento para negociar. 

Todas essas situações possuem um elemento comum no seu processo de desenvolvimento: pessoas. No agronegócio, diversas tarefas são realizadas manualmente, desde abrir a porteira da propriedade até mesmo operar um drone. 

Entretanto, encontrar as pessoas corretas é uma tarefa muito difícil, principalmente profissionais confiáveis, que saibam o que estão fazendo, que irão zelar pelos equipamentos e colaboradores que ajudem na tomada de decisões e que constroem a força do agro. Uma pesquisa realizada pelo grupo mostrou que a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada é uma das principais preocupações no agronegócio. Além disso, uma das conclusões do grupo é que o modelo tradicional de recrutamento e seleção é ultrapassado. Empregadores não confiam em profissional que vem sem indicação.  

A solução apresentada se inspira em sucessos da administração 3.0, como Ifood e Uber, com gestão simplificada e fácil usabilidade. 

O grupo desenvolveu a plataforma batizada AgroForce.  

AgroForce é uma plataforma digital que conecta empregadores do agronegócio e profissionais capacitados em todo Brasil, utilizando técnicas modernas de curadoria e gamificação para avaliar o conhecimento e a qualidade dos candidatos, proporcionando mais segurança e agilidade no momento de contratar. 

Profissionais de todas as áreas podem se cadastrar e realizar diversos testes para conseguir uma pontuação melhor. A plataforma ainda conecta profissionais, pesquisadores e especialistas com empregadores, produtores, cooperativas e instituições.   

Todos podem interagir com o Agroforce tanto pelo aplicativo quanto pelo WhatsApp.  

Agro news 

A moeda do século é informação. Na última década o mundo foi transformado por conta do acesso fácil e direto à informação, o que transformou o cenário da educação, da política e é claro, dos negócios. 

Sabendo disto, a equipe realizou uma pesquisa sob a óptica do agricultor, comerciantes e representantes de órgãos públicos voltados para o setor do agronegócio. Dentre as respostas, chegou-se em um senso comum: faltava um canal que centralizasse informações básicas para o produtor e pudesse dar-lhe suporte para o seu dia a dia e desenvolvimento de suas atividades. Informações que podem acabar sendo tremendamente impactantes em todas as áreas de seu negócio.  

A solução apresentada pela equipe foi o AgroNews. Um canal unificado e de fácil acesso, que irá fornecer ao produtor rural as informações que ele tanto precisa para desenvolver-se em seu trabalho. A solução integrará as principais questões do meio agro, onde o usuário terá: 

• Informações sobre o clima; 

• Lembretes personalizados; 

• Facilidade para encontrar o especialista mais próximo; 

• Cursos profissionalizantes; 

• Informações sobre a demanda agrícola no comércio local; 

Todas as informações catalogadas pelos próprios profissionais e comerciantes. Por via de um cadastro, entidades poderão providenciar cursos, eventos e dados, assim como profissionais poderão catalogar sua especialização e a região onde estão presentes. Tudo através de um sistema de assinatura.  

A equipe entendeu que para a plataforma funcionar, foi preciso combinar um banco de dados online, validar a região dos interessados para que se conectem por proximidade, a tecnologia Zenvia Bots + SMS + APIs (Pipefy, ViaCep, HGBrasil, NewsAPI ), desenvolver um site utilizando HTML, CSS e JS e API com Pipefy e monetizar o serviço.  

Agrobioseg 

A equipe identificou que a preocupação com a biossegurança é inevitável.  

A biossegurança é um conjunto de ações estratégicas destinada a analisar, prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos relevantes para a vida, que possam comprometer a saúde humana, animal, vegetal e o equilíbrio do meio ambiente. O âmbito legislativo que regulamenta as ações do agronegócio é de suma importância, sendo um dos maiores reguladores éticos e financeiros do setor inteiro. 

A solução apresentada pela equipe é um sistema que ajuda o produtor rural a estar consciente das leis de segurança voltadas o controle e reconhecimento de pragas, agentes contaminantes, normas de uso de aquisição de produtos, defensivos agrícolas, transporte, armazenamento e uso de produtos fitossanitário através de mensagens.  

Além disso, um sistema veloz e simples de usar que ajude o profissional a reconhecer determinada praga, tendo uma análise pragmática sobre como neutralizá-la com o mínimo de impacto ambiental possível.  

Com estes propósitos, surgiu a aplicação AGROBIOSEG. O aplicativo funcionará da seguinte forma: O agricultor tem interesse em identificar como tratar de uma praga específica presente em sua plantação, ou quer receber informação sobre determinado produto.  

O produtor deverá tirar uma foto da praga ou produto e enviar para a aplicação, que irá ajudar o profissional a reconhecer e propor uma solução adequada, via WhatsApp, usando o Zenvia Bots. 

Fazenda Zen 

A equipe aportou o desenvolvimento de sua aplicação na seguinte informação: De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), de março a outubro de 2020, houve um aumento de 44,5% do consumo de alimentos orgânicos no Brasil, mostrando que a população tem procurado melhorar a qualidade de sua alimentação.  

Dito isso, para ajudar os produtores na produção de alimentos orgânicos, além de auxiliar profissionais que buscam conquistar o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica, nasceu a Fazenda Zen. Um aplicativo que permite que o usuário planeje, monitore e analise todas as atividades de sua plantação.  

De acordo com os dados cadastrados, ele receberá orientações para adequar seu cultivo às normas para receber o selo de orgânicos. Através do aplicativo, o profissional terá contato com a assessoria técnica da nossa equipe. Tudo isso através do uso das tecnologias Zenvia Bots, Figma, Reactive Native e Node. 

Assim, o desperdício de alimentos será diminuído, e as tomadas de decisão serão mais assertivas. Alimentos melhores chegarão à mesa dos brasileiros. O sistema funciona através de assinatura mensal, também prevendo parceria com fornecedores.  

Agro click

Segundo o IBGE, 72% dos produtores não geram lucro o suficiente para elevar a mão de obra familiar acima da linha da pobreza. Porém, 80% da produção mundial de alimentos vem da agricultura familiar, segundo a ONU.  

De olho neste cenário, e com o propósito de evitar a imprevisibilidade na demanda de pequenos produtores de agricultura familiar, levando a perdas na produção, principalmente por baixa vasão, a equipe Foxy desenvolveu o aplicativo Agro Click. 

A solução consiste em uma plataforma de auxílio às vendas da produção agrícola de pequenos produtores familiar, gerenciando o relacionamento com os clientes e o fluxo de caixa para o agricultor e potencializando suas vendas através do disparo personalizado de mensagens para os clientes. 

O diferencial competitivo da Agro Click é a integração da plataforma com a API de WhatsApp da Zenvia para disparo de mensagens diárias com os produtos disponíveis de acordo com consumidor cadastrado, permitindo que cada cliente receba apenas a lista de produtos que faz parte das refeições de sua família. 

Com isso, também é possível gerenciar as vendas pela plataforma e auxiliar o pequeno produtor no planejamento e controle, assim como, fornece uma previsibilidade de demanda mais assertiva ao longo de seu uso na plataforma. 

UAI, TCHÊ Safety 

A equipe resolveu solucionar o problema de segurança nos campos agricultores. O foco foi para o roubo de máquinas agrícolas das propriedades. No Rio Grande do Sul, em agosto de 2020, uma quadrilha ficou famosa por roubar diversos tratores e máquinas agrícolas da região de Bagé.  

Entretanto, muitas das famílias fazem compra dos maquinários através de empréstimos e contam com a renda da colheita para pagar o investimento e ainda colocar alimento nas mesas de suas famílias. 

A solução desenvolvida pela equipe foi criar uma plataforma virtual integrada a microchips que são inseridos nos maquinários. Ao detectar que o maquinário saiu da área informada, o aplicativo, conectado ao API da Zenvia, enviará automaticamente uma mensagem por WhatsApp e SMS ao produtor. Se o mesmo responder com o seu código de segurança alertando o furto, um alarme é enviado para a polícia local. 

Além disso, o aplicativo também permite que o agricultor insira todos as informações relevantes do seu maquinário. O agricultor tem assim, no seu aparelho smartphone, um acompanhamento de vida útil das peças. Dessa forma, o aplicativo pode calcular prazos sobre as manutenções regulares do equipamento, garantindo uma gestão melhor da durabilidade das máquinas. 

ProGalo 

A problemática encontrada pela equipe foi a instabilidade na temperatura dos galpões que abrigam aves, com foco principal em frangos. Isso é prejudicial à saúde das aves, além de gerar prejuízos aos agricultores, impactar negativamente no Produto Interno Bruto (PIB) e promover risco de doenças. 

 Um exemplo que a equipe traz é o de uma granja que, por perder 50 mil galinhas por conta do calor intenso, sofreu um prejuízo de 3 milhões de reais. Esse tipo de situação acarreta até no aumento do preço final de ovos nos mercados. 

Utilizando da Inteligência Artificial, a equipe desenvolveu um sistema de monitoramento e gestão de aviário que aprende o comportamento climático da região e do viveiro. Acompanhado por um Dashboard que tem acesso remoto (Online ou Offline), a aplicação possibilita regular os sensores de forma remota para manter o ambiente na temperatura ideal. 

O aplicativo gerará um relatório de acompanhamento que pode ser diário, semanal ou mensal. A solicitação do documento poderá ser pelo Whatsapp. Há também, no roadmap da equipe, a previsão de instalação de um sistema de aquecimento e resfriamento com Placas Solares 

Com isso, a equipe pretende reduzir a quantidade de mortes, prezando pelo bem estar das aves, afinal elas são muito sensíveis ao clima e precisam dele estável para o ganho de massa corporal. 

FARMPLUS 

No Brasil existem as Centrais Estaduais de Abastecimento, conhecidas como CEASA. Esses centros de distribuição são destinados a aprimorar a comercialização e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros. 

Hoje, a grande parte das frutas, legumes, e flores comercializadas em feiras, supermercados, restaurantes e sacolões foram por eles compradas através das Ceasas. 

O problema identificado nas Ceasas pela equipe foi: os produtores rurais fazem sua colheita, tiram fotos dos produtos e enviam manualmente aos possíveis compradores que estarão no CEASA na madrugada do dia seguinte. 

Toda a comunicação é feita pelo WhatsApp. Entretanto, o WhatsApp, mesmo na versão Business, não é uma ferramenta adequada de gerenciamento. É um ambiente um tanto descontrolado. Com isso, os produtores e os compradores perdem tempo na negociação do produto. E tal problema pode ser resolvido ou otimizado com um sistema que facilite essa tratativa. 

A equipe desenvolveu o aplicativo FARMPLUS. Uma plataforma que facilita e otimiza a negociação do produtor com o comprador. O produtor envia as informações para a aplicação que fica responsável pela distribuição e o “match” com os possíveis compradores. 

O mesmo ocorre com o comprador, que apresenta a sua demanda e a FARMPLUS encontra os produtores que lhe atende com o produto específico no dia e no local desejados.  

A aplicação funcionará, com suporte do Zenvia Bots, através de Bots do WhatsApp, que interagirão com o produtor e cliente de forma ágil. Dessa forma as partes continuam utilizando o WhatsApp, já que é a ferramenta à qual estão adaptados. 

Smart AGRO 

É comum que pequenos produtores de áreas remotas possuam problemas para acompanhar a previsão de tempo, junto com o foco das queimadas nas áreas rurais em que trabalham. Alguns fatores determinantes para esse problema são: 

• A falta de conhecimento em tecnologias; 

• Baixa qualidade na internet em áreas remotas e; 

• Falta de acesso a portais de meteorologia.  

Além disso, esses agricultores enfrentam a falta de acompanhamento dos preços das commodities agrícolas, o que dificulta na hora do agricultor estabelecer um preço de mercado para as suas mercadorias. 

Pensando nesta problemática, a equipe Smart AGRO desenvolveu uma interface de aplicação para receber mensagens dos agricultores via WhatsApp usando o SDK da Zenvia. Ao passo que o primeiro contato é realizado, o chatbot dispara uma mensagem ao emissor solicitando para que escolha se deseja visualizar a previsão do tempo ou a cotação de soja, açúcar, boi gordo, bezerro, etanol, arroz e milho 

Ao selecionar a opção desejada, é enviado um relatório de acordo com a opção selecionada pelo produtor. Assim, o produtor tem como melhor planejar suas ações, e até tomar medidas emergenciais em caso de queimada iminente. Tudo com poucos toques no smartphone, de maneira ágil e objetiva. 

Premiação 

As equipes participantes observaram diversos problemas que puderam ser resolvidos com as ferramentas de comunicação disponíveis da Zenvia.  

Após um longo fim de semana recheado de informações, bate-papos, mentorias e desenvolvimento, os grupos entregaram os nove projetos acima.  

No dia 11 de junho as 19:00 horas, a banca composta por mim, Moacyr Amorosino | Business Line Owner – Zenvia, Geisa Rocha | Head of Data Engineering – Zenvia, João Alexandre Carvalho | Advisor Estratégia e Inovação Digital – Cargill, David Ruiz | Consultoria e treinamento em Developer Experience & API Design, Edson Mackeenzy | Diretor de Investimentos – The Venture City Cassiano Ribeiro | Editor-chefe – Revista Globo Rural irá revelar os 5 vencedores da Hackathon Smart Agro!  

As equipes finalistas poderão levar até R$15 mil reais para casa.  

E aí, quais projetos merecem levar o prêmio? Inscreva-se para acompanhar o anúncio dos vencedores da Hackathon Smart Agro no dia 11 de junho clique aqui para conferir o evento!

clique aqui para ler mais sobre as soluções que a Zenvia pode trazer para o seu negócio, incluindo seu API de Voz e mais informação sobre o Zenvia Bots! 

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia