Blog Zenvia

O melhor portal de Marketing e Vendas para a sua empresa

Como usar os seus talentos para um agro mais inteligente?

É possível usar a tecnologia para solucionar desafios da comunicação no Agronegócio? Sim! Conheça o Hackathon Smart Agro!

Utilizar a tecnologia para solucionar os desafios da comunicação no Agronegócio é possível! Confira como participar da Hackathon Smart Agro com até R$15.000,00 em prêmios aqui.

O Agronegócio é o principal motor da economia brasileira e, consequentemente, o responsável por manter o equilíbrio da balança comercial.  

Além de assegurar milhares de empregos, o agro tem impacto direto no produto interno bruto (PIB), com destaque para o estado do Mato Grosso, que é o grande protagonista da produção agrícola do Brasil, em soja, algodão e carne bovina.  

Com o avanço da tecnologia, é natural que as tendências e práticas propostas pela inovação sejam adotadas em diversos setores de produção a nível nacional. Com o agronegócio, o fenômeno da transformação digital não é diferente. Sendo um dos setores que mais movimenta a economia, é natural se apoiar em novas tecnologias para garantir escala, precisão e melhor aproveitamento.  

Algumas das novas práticas do setor representam uma revolução tão grande que recebem um novo nome: agrotech

E o que é o Agrotech? 

O termo agrotech está relacionado à transformação digital aplicada na agricultura, a fim de otimizar o trabalho na produção rural e pecuária.  

São soluções inovadoras que focam em funções específicas. Por exemplo, para otimizar e ter maior controle das informações, muitos produtores já aplicam recursos, tais como o mapeamento de áreas por satélite, pulverização localizada com drones, tecnologias para plantio, big data, maquinário com telemetria, irrigação e pulverizações de alta precisão. 

Existem oportunidades para Startups? 

De acordo com dados do AgTech Garage, existem cerca de 300 startups relacionadas ao agronegócio no Brasil.  

O mercado de atuação no desenvolvimento dessas tecnologias está cada vez mais extenso. A soma de bens e serviços gerados no agronegócio chegou a R$ 1,55 trilhão ou 21,4% do PIB brasileiro, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA/USP) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em 2019. Dessa forma, é possível ver o quão longe as startups podem ir para apoiar o agronegócio a partir da revolução digital.  

Quais são os maiores problemas no agro? 

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o grande desafio da agricultura no século 21 é alimentar nove bilhões de pessoas em 2050 e há muito para ser resolvido nestes próximos trinta anos. 

Em uma pesquisa realizada pela AgriHub, foram identificados os 7 principais problemas enfrentados pelos produtores rurais. Entre as dificuldades relatadas, fica evidente que a falta de comunicação permeia a raiz de vários destes problemas. 

Veja o infográfico “Top of Mind dos Problemas”

Quais são os desafios em que a comunicação pode virar o jogo? 

Um case exposto pela CNA trouxe o seguinte problema: Por conta da pandemia do Covid-19, os esforços públicos “se concentraram em dar condições de infraestrutura à rede de saúde, manter serviços essenciais que dão suporte à alimentação e aquisição de produtos de higiene e limpeza, tais como: farmácias, hospitais, mercados, feiras, entre outros.”

Entretanto, como auxiliar os setores citados e abastecê-los em uma situação onde a melhor medida preventiva é o distanciamento social?    

Pensemos em um exemplo, como uma fazenda leiteira. Eis alguns problemas identificados neste artigo:

– Transportar coisas leves em tratores pesados; 

– Dietas desbalanceadas; 

– Perdas de alimentos (o que representa o 3º ou 4º maior custo na produção de leite); 

– Sala de ordenha superdimensionada; 

– Tempo na sala de ordenha além do necessário; 

– Gastos em treinamentos incompatíveis com a função que a pessoa executa; 

– Fazer relatórios que ninguém lê. 

Problemas como uma sala de ordenha pequena, e gasto com tratores provém de naturezas diversas.  

Porém, adversidades como o investimento para treinar equipe, relatórios sem informações relevantes, transporte de materiais e demora na ordenha podem ser resolvidos com a participação da tecnologia no desenvolvimento de uma melhor estratégia aportada pela comunicação. Só precisamos de oportunidade e criatividade para desenvolver os melhores caminhos.  

Outro grande problema identificado é o desperdício de água na etapa de irrigação das plantações. Com o aumento e destaque das causas ambientais, é preciso que produtores tomem atitudes imediatas sobre o consumo de água.  

Entretanto, qual seria a melhor forma de detectar e mitigar o desperdício?  

Pense agora em outra situação. Um dono de uma enorme fazenda, com centenas de cabeças de gado, que precisa agendar, otimizar e organizar a vacinação de cada animal junto ao veterinário competente.  

Como realizar esta tarefa desperdiçando pouco tempo e recursos? 

Mais uma vez, podemos emplacar um problema que pode ser resolvido com ferramentas tecnológicas. E novamente, um ambiente de troca de experiências e aprendizado é o ideal para o nascimento de soluções e você pode ser o protagonista nesta história! 

Crie soluções na Hackathon Smart Agro  

Nos dias 22 e 23 de maio acontece a Hackathon Smart Agro.

A maratona irá explorar o mercado do agronegócio, em busca das melhores ideias e soluções para a tornar comunicação do agrotech mais dinâmica, intuitiva, simples e eficiente.  

Os participantes poderão trocar experiências e experimentar, expandir sua criatividade, construir e apresentar projetos que atendam o nosso desafio: 

Como otimizar processos de troca e de compartilhamento de informações no agronegócio utilizando as APIs de comunicação da Zenvia visando promover parcerias e meios de implementação? 

Este desafio está aberto tanto para desenvolvedores quanto para designers, pessoas da área de negócios e experts em agro e áreas correlatas tais como Engenharia Florestal, Veterinária, Agronomia e Biologia. Serão formadas equipes multidisciplinares com o objetivo de encontrar as melhores ideias. 

Hackathon Smart Agro faz parte das atividades do Zenvia Experience Builders, evento que vai de 17 a 23 de maio e reunirá profissionais do mercado para discutir os desafios da comunicação e tecnologia, além de trazer casos bem sucedidos de empresas que transformaram a jornada dos clientes por meio da comunicação digital. 

Além de atender ao “Top of Mind de Problemas” identificados na pesquisa Agrihub, a maratona também contemplará dois ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), “um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil”.  

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia