Customer service: entenda o que é e quais são as vantagens para o negócio

Customer Service é uma área que pode alavancar seus resultados de negócio. Veja o que é, quais os objetivos e vantagens para a empresa!

Customer service ou em tradução livre, serviço ao cliente, engloba as práticas em que clientes e empresa entram em contato direto ou indireto. Isso inclui: atendimento, assistência, pré-venda, pós-venda, entre outros. Por isso, ele é essencial para a satisfação das pessoas que consomem o seu produto ou serviço.

A área de customer service é central na empresa, pois lida com todas as etapas do funil de vendas e pode ser determinante para a fidelização de clientes. Se o seu público for guiado por todas as etapas do funil com atenção e bom atendimento, sairá satisfeito com sua experiência e será menos suscetível à concorrência nas compras futuras. 

A importância do customer service não se reflete apenas na reincidência de clientes, mas também na melhora da reputação e no ganho de credibilidade da empresa, ajudando assim a construir uma vantagem competitiva em relação à concorrência. 

Portanto, siga conosco e saiba mais sobre este conceito que, se bem utilizado, promete revolucionar o seu negócio!

customer service

Customer service: significado 

O customer service é muito mais do que apenas o atendimento ao cliente, é uma estratégia que engloba todas as relações de contato entre consumidores e empresas antes, durante e após a venda. Sendo assim, deve ser bem estruturado, com a definição de metas e objetivos para cada etapa da jornada. 

Os serviços prestados ao cliente devem ser completamente focados em adotar novas estratégias e tecnologias para melhorar cada vez mais a experiência do cliente.

Além de agregar qualidade e personalização ao atendimento, o customer service também deve se responsabilizar pela fluidez e eficiência operacional e comercial da empresa. Dessa forma, garante-se que quem quiser consumir não encontre nenhum obstáculo em suas jornadas e que suas necessidades e dificuldades sejam solucionadas. 

Assim, em se tratando sobre o que é customer service, pode-se dizer que suas metas são garantir eficiência operacional e qualidade de atendimento, trazendo benefícios à empresa e ao público como um todo.

atendimento em diversos canais

Customer service: Importância 

Separamos algumas das maiores vantagens de investir no customer service para destacar a importância dessa estratégia. 

Redução da rotatividade de clientes 

Quando uma empresa dedica um setor para o customer service, os clientes saem com maior satisfação e são menos suscetíveis à concorrência. Assim, tendem a voltar a fazer negócios com a mesma empresa sempre que sentir necessidade. 

Já é comprovado que os custos de manter um cliente são menores dos que os de prospectar novos. Portanto, o customer service pode ser de grande auxílio na economia de recursos e no aumento das vendas. 

Diferenciação  

Com a grande oferta de serviços e produtos similares, a competição pela atenção de consumidores tem se tornado cada vez mais acirrada, levando o público a ser cada vez mais exigente.

Portanto, além de bom preço e qualidade de produto, a oferta de atendimento e serviços de qualidade são fatores determinantes na decisão de compra do consumidor.

Dessa forma, o customer service pode ser de grande importância na medida em que agrega um diferencial atrativo à empresa, auxiliando-a a ganhar destaque em meio à concorrência. 

Eficiência operacional 

O serviço ao cliente também tem grande importância no funcionamento interno das empresas, facilitando processos internos. 

Por exemplo, investindo em customer service, a equipe poderá gerenciar todas as etapas do pedido do cliente – desde a captação até a entrega e a assistência pós-venda. 

customer centric

Customer service: implementação 

Saiba agora quais ferramentas utilizar no auxílio ao serviço de atendimento ao cliente para trazer mais resultados ao negócio. 

APIs 

APIs, do inglês “Application Programming Interface”, são ferramentas que permitem a integração de sistemas. Seus usos são diversos: no caso de vendas de e-commerces, o API permite que a empresa utilize, em uma mesma plataforma, diferentes canais de comunicação para realizar vendas, enviar informações logísticas, oferecer assistência, etc.

Aspectos essenciais do customer service: logística, gerenciamento do pedido e pós-venda – todos podem ser otimizados através do uso de APIs. 

Na logística, por meio do envio de mensagens informando o status do pedido; no gerenciamento, através da integração dos sistemas envolvidos; e, no pós-venda, através de chatbots disponíveis 24 horas por dia.  

Marketing de relacionamento 

O marketing de relacionamento é uma estratégia que busca o melhor entendimento das necessidades do público-alvo, através da comunicação eficiente. Pode ser um grande aliado aos objetivos do customer service, pois mapeia as necessidades de consumidores e clientes, permitindo a personalização do atendimento. 

O customer service não deve ser visto como custo, mas, sim, como investimento. Portanto, invista na qualificação de sua equipe de atendimento ao cliente e em sua integração com os setores de marketing e vendas!

Além disso, tenha em mente novas tecnologias que tragam eficácia e personalização à jornada de compra do cliente e sinta os resultados no aumento de vendas!

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir também os nossos artigos completos sobre as estratégias de customer success, customer experience e customer centric.

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.