blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile

Por que fazer cross-selling e up-selling usando SMS?

Se você está enfrentando problemas para aumentar as vendas do seu negócio, seja ele um e-commerce ou uma loja física, saiba que a prática do cross-selling e up-selling pode ser a solução.

Em resumo, o cross-selling é a prática de oferecer produtos complementares ao que o que cliente pretende adquirir. O up-selling, por sua vez, é o ato de oferecer uma opção melhor e mais cara do produto ou do serviço de interesse do consumidor. Essa técnica é usada tanto por multinacionais quanto por pequenos negócios.

Existem diversas formas de colocar essas estratégias em prática, e o SMS é uma delas com um dos menores custos de marketing. Descubra, a seguir, como fazer cross-selling e up-selling por meio de mensagens SMS:

Ofertas personalizadas para os seus clientes

Nessas técnicas de venda, é fundamental saber utilizar o histórico de compras para enviar ofertas que se encaixam bem no perfil do cliente. Para isso, é importante manter um banco de dados — com todo o perfil de compra — junto ao número de telefone do consumidor.

Assim você poderá enviar um SMS com:

  • Ofertas que condizem com o poder aquisitivo dele (afinal, não é inteligente sugerir um produto que custe R$ 1.000,00 para um cliente que efetuou uma compra de R$ 50,00);
[Loja]: Vitor, vc se interessou pelo vinho X, mas não comprou. Veja o vinho Y do mesmo produtor. Muito mais robusto e apreciado: www.vinhos.com.br/vinhoy


Ideias para complementar o produto já adquirido;  

  • [Loja]: Sandra, temos 3 blusas que completam o look com esta saia que vc adquiriu. Confira fotos no nosso blog e adquira já a sua! www.lojamoda.com.br/looksaia

  • Sugestões de upgrade.


Baixo custo com alta eficiência

 Os motivos para optar especificamente pelo SMS para colocar em prática seu cross-selling e up-selling são diversos.

Sabemos, por exemplo, que todo mundo checa constantemente o celular. Sendo assim, as mensagens são uma garantia de que a sua oferta vai ser vista pelo cliente em um tempo muito curto. De acordo com as últimas pesquisas feitas no mercado mobile, verificamos o celular em média 150 vezes por dia. Além disso, o SMS tem elevada taxa de abertura, 98%.

E toda essa eficiência pode vir com um custo muito baixo para a sua empresa. Se comparado com outras formas de divulgação e comunicação, o SMS representa gastos baixíssimos para o seu negócio.

Além disso, nenhum deles se compara à praticidade de uma mensagem de celular, que está no bolso do cliente o tempo todo.

Divulgação de opiniões de outros clientes e especialistas

Uma forma muito eficiente de aumentar as vendas de um produto é dando credibilidade a ele, e, para isso, não há nada melhor do que a opinião de especialistas ou de outros clientes já satisfeitos com a compra.

Fazendo seu cross-selling e up-selling usando SMS, o cliente pode receber, por exemplo, uma mensagem contendo a informação de que determinada cerveja foi motivo de elogio em um jornal ou em uma revista. Ele pode também comprar um tênis e, em seguida, ser informado de que 70% dos consumidores que adquiriram aquele item compraram, também, uma meia específica.

[Livraria]: Marcos, temos uma dica p/ vc. Várias pessoas que adquiriram o livro X, também compraram o livro Y. Achamos que também poderá gostar. Esperamos vc!

Agora você pode notar como é importante ter um banco de dados com o histórico de compras atualizados. Só assim a técnica funciona!

Você gostou de conhecer as vantagens do SMS nas técnicas de cross-selling e up-selling para aumentar as vendas do seu pequeno negócio? Então deixe um comentário neste post e compartilhe a sua opinião!

Tags: SMS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS