blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital

Por que fazer cross-selling e up-selling usando SMS?

Se você está enfrentando problemas para aumentar as vendas do seu negócio, seja ele um e-commerce ou uma loja física, saiba que a prática do cross-selling e up-selling pode ser a solução.

Em resumo, o cross-selling é a prática de oferecer produtos complementares ao que o que cliente pretende adquirir. O up-selling, por sua vez, é o ato de oferecer uma opção melhor e mais cara do produto ou do serviço de interesse do consumidor. Essa técnica é usada tanto por multinacionais quanto por pequenos negócios.

Existem diversas formas de colocar essas estratégias em prática, e o SMS é uma delas com um dos menores custos de marketing. Descubra, a seguir, como fazer cross-selling e up-selling por meio de mensagens SMS:

Ofertas personalizadas para os seus clientes

Nessas técnicas de venda, é fundamental saber utilizar o histórico de compras para enviar ofertas que se encaixam bem no perfil do cliente. Para isso, é importante manter um banco de dados — com todo o perfil de compra — junto ao número de telefone do consumidor.

Assim você poderá enviar um SMS com:

  • Ofertas que condizem com o poder aquisitivo dele (afinal, não é inteligente sugerir um produto que custe R$ 1.000,00 para um cliente que efetuou uma compra de R$ 50,00);
[Loja]: Vitor, vc se interessou pelo vinho X, mas não comprou. Veja o vinho Y do mesmo produtor. Muito mais robusto e apreciado: www.vinhos.com.br/vinhoy


Ideias para complementar o produto já adquirido;  

  • [Loja]: Sandra, temos 3 blusas que completam o look com esta saia que vc adquiriu. Confira fotos no nosso blog e adquira já a sua! www.lojamoda.com.br/looksaia

  • Sugestões de upgrade.


Baixo custo com alta eficiência

 Os motivos para optar especificamente pelo SMS para colocar em prática seu cross-selling e up-selling são diversos.

Sabemos, por exemplo, que todo mundo checa constantemente o celular. Sendo assim, as mensagens são uma garantia de que a sua oferta vai ser vista pelo cliente em um tempo muito curto. De acordo com as últimas pesquisas feitas no mercado mobile, verificamos o celular em média 150 vezes por dia. Além disso, o SMS tem elevada taxa de abertura, 98%.

E toda essa eficiência pode vir com um custo muito baixo para a sua empresa. Se comparado com outras formas de divulgação e comunicação, o SMS representa gastos baixíssimos para o seu negócio.

Além disso, nenhum deles se compara à praticidade de uma mensagem de celular, que está no bolso do cliente o tempo todo.

Divulgação de opiniões de outros clientes e especialistas

Uma forma muito eficiente de aumentar as vendas de um produto é dando credibilidade a ele, e, para isso, não há nada melhor do que a opinião de especialistas ou de outros clientes já satisfeitos com a compra.

Fazendo seu cross-selling e up-selling usando SMS, o cliente pode receber, por exemplo, uma mensagem contendo a informação de que determinada cerveja foi motivo de elogio em um jornal ou em uma revista. Ele pode também comprar um tênis e, em seguida, ser informado de que 70% dos consumidores que adquiriram aquele item compraram, também, uma meia específica.

[Livraria]: Marcos, temos uma dica p/ vc. Várias pessoas que adquiriram o livro X, também compraram o livro Y. Achamos que também poderá gostar. Esperamos vc!

Agora você pode notar como é importante ter um banco de dados com o histórico de compras atualizados. Só assim a técnica funciona!

Datas especiais

Há ocasiões específicas em que as práticas de cross-selling e up-selling são ainda mais eficazes. Caso você tenha registrado, em sua base de cadastro, o dia em que determinado consumidor comprou um item — ou a data de nascimento do cliente —, informe a ele sobre oferta complementar ou adicional à compra anterior ao seu aniversário.

As estratégias podem ser usadas, ainda, em datas comemorativas, como Dia das Crianças, Natal e Dia das Mães — além de ocasiões festivas em certas regiões e cidades. Descontos e promoções também costumam ser eficazes para atrair novas compras.

Boas práticas

Agora que você conheceu as vantagens de fazer cross-selling e up-selling usando SMS, é essencial saber as boas práticas na hora de adotar a estratégia para, assim, alcançar os melhores resultados para seu negócio e atrair a atenção do cliente. Veja:

Controle

Para fazer cross-selling da melhor forma, é muito importante se controlar e não usar a prática com muitos produtos. Ao sugerir vários itens ao mesmo tempo, você confunde o cliente e tira o foco das mercadorias que realmente importam.

Simplicidade

São várias as oportunidades de cross-selling que aparecem sem que a empresa tenha que usar nenhum tipo de artifício. Quando o negócio vende, por exemplo, óculos de natação, você pode informar ao cliente que também possui touca para a prática do esporte. Ao tentar vender itens que nada tem a ver com o produto, você complica e perde uma chance de ouro de fechar uma nova venda.

Preços

Ao sugerir produtos para complementar um item adquirido, ofereça opções com preços distintos. Mercadorias mais baratas atraem mais vendas por meio das compras por impulso.

Combos

Reunir um grupo de itens em um pacote único com margem de lucro pequena atrai a atenção do consumidor mais rapidamente do que tentar vender um produto apenas.

Desafios do cross-selling e up-selling

Usar o SMS para fazer cross-selling e up-selling é prática que pode render excelentes resultados para sua empresa. No entanto, para ter sucesso, é preciso vencer alguns desafios. Confira quais são!

Banco de dados atualizado

É essencial ter um banco de dados com o histórico de compras atualizados. Só assim a técnica funciona. Para isso, aposte em uma boa solução de CRM (Customer Relationship Manager) integrada ao serviço.

Time treinado

Os vendedores precisam conhecer bem as técnicas de cross-selling e up-selling para que bons resultados sejam alcançados. É importante que os funcionários entendam os conceitos e as aplicações da técnica para saberem como determinada mercadoria ou serviço trará benefícios para aquele cliente específico.

Fazer cross-selling e up-selling usando SMS é prática que traz inúmeras vantagens, como a possibilidade de oferecer ofertas personalizadas de acordo com o perfil do cliente, baixo custo e um ótimo retorno do investimento. Use a estratégia ao seu favor adotando boas práticas, como oferecer mercadorias que façam sentido para o cliente e usando combos para aumentar as vendas da sua empresa.

Para aproveitar ao máximo as nossas dicas — e encantar o cliente —, mantenha seu banco de dados sempre atualizado e treine seu time de vendas. Assim, você aumenta as chances de alcançar os melhores resultados para a sua empresa. 

Você gostou de conhecer as vantagens do SMS nas técnicas de cross-selling e up-selling para aumentar as vendas do seu pequeno negócio?

Então, veja agora como usar esse canal para atrair e fidelizar os consumidores!

Tags: SMS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS