Marketing via SMS: solucione as 7 dúvidas mais comuns
Como configurar um chatbot ideal para trabalhar nas vendas e no atendimento ao cliente. Veja o passo a passo!
Saiba maisComo configurar um chatbot ideal para trabalhar nas vendas e no atendimento ao cliente. Veja o passo a passo!
este artigo, mostraremos como você pode criar um chatbot com o chatbot.com em apenas alguns minutos.
A era do comércio conversacional exige que as empresas respondam instantaneamente a seus clientes e àqueles que desejam conhecer mais sobre seus serviços. E essas conversas, embora nem sempre percebamos isso, em muitas ocasiões são mantidas com chatbots, robôs capazes de simular uma conversa com uma pessoa, cada vez mais presentes em aplicativos de mensagens.
Além de estar em sintonia com a era que vivemos, o uso de bots de conversação pode trazer benefícios tangíveis a sua empresa, como melhorar o atendimento ao cliente, economizar tempo e dinheiro, economizar recursos humanos, segmentar clientes e melhorar a comunicação com eles.
De acordo com um relatório da salesforce.com de 2019, a grande vantagem do uso de chatbots para o suporte ao cliente é que as pessoas esperam a mesma resposta imediata de um bot que aquela que teriam em um bate-papo cara a cara. Um bot de conversação bem configurado pode se dar muito bem nessas circunstâncias.
Vendo isso, você provavelmente estará se perguntando: posso criar meu próprio bot?
Para isso, www.chatbot.com é uma opção ótima e simples. É uma plataforma que oferece às empresas a possibilidade de criar chatbots com base em suas necessidades e preferências.
O chatbot.com não exige, a priori, nenhum conhecimento ou saber específico no momento de programar ou automatizar. De fato, é ideal e adequado para aqueles que estão começando, ao mesmo tempo que oferece uma solução profissional.
Depois de entrar no chatbot.com, você terá a opção de se registrar, poderá inclusive experimentá-lo gratuitamente por um determinado tempo.
Quando você tiver feito isso, então, mãos à obra. Uma vez que você tenha feito login, na aba “Bot Stories”, você terá a opção de criar um bot.
Comece a montar o esqueleto do seu chatbot.
Embora pareça óbvio, não se esqueça de tocar em “Save” para salvar tudo, no botão à margem direita. Com isso, deixe pronta a primeira interação de seu bot. Assim é como o esqueleto ficará:
Com esses botões na margem esquerda (você os verá no esqueleto do bot), o próximo passo é trabalhar neles.
No esqueleto, pressione o círculo azul claro abaixo de “Remind password” e será exibido o menu “User Says” para colocar possíveis frases que possam acionar a interação (como também fizemos no anterior).
O esqueleto do meu chatbot continuou sendo configurado. Optei por repetir toda a operação que fiz com a interação “Remind password” para “Change plans”.
Primeiro, as frases que acionam a interação. Mais uma vez, criei as possíveis frases para acionar as respostas do bot.
Você imaginou bem: depois, lidei com as respostas em “Button”, com a explicação que meu chatbot deveria dar e as opções … e salvei tudo! é claro. Não se esqueça de fazer isso quando configurar seu próprio bot.
Foi assim que o esqueleto ficou depois do “Support” terminar a segunda interação:
Nesse ponto, fiquei muito feliz com o andar das coisas. Sem muito esforço, estava configurando meu primeiro chatbot! Eu só tive que trabalhar com o mesmo procedimento na última interação: “Talk to an agent”.
Como saber se tudo estava indo realmente bem? Cliquei em “Test story” e, nesta série de capturas de tela, mostro a conversa simulada e por que fiquei completamente satisfeito.
No lugar de um cliente, fui para “Support questions” … e a conversa continuou:
Para dar credibilidade e realidade à situação, optei por me colocar no lugar de alguém que havia esquecido sua senha (sim, é algo que acontece comigo com muita frequência). “Remind password” foi minha escolha.
“Ah, que bom”, eu pensei. Como seria fácil se, toda vez que eu não me lembro das minhas senhas, eu pudesse solucionar isso com um breve bate-papo. Como chefe de minha empresa fictícia, por outro lado, senti-me bem porque tive a sensação que estava me aproximando do cliente.
Assim como em 2019 desenvolvemos a integração oficial com o WhatsApp, agora nós de Zenvia Conversion, oferecemos a conexão com o Chatbot.com. Essa é uma funcionalidade para os chatbots possam colaborar nos atos de venda e no atendimento ao cliente das empresas.
A ideia é que as empresas, graças à Zenvia Conversion e à integração, possam automatizar os fluxos a partir da implementação do bot em suas linhas de vendas e / ou atendimento ao cliente do WhatsApp.
Para dar um exemplo, caso você queira usar o seu chatbot como um qualificador de leads, você pode fazê-lo com Zenvia Conversion e suas funções de arquivamento e transferência de prospectos.
Para arquivar um cliente, basta estabelecer o diálogo apropriado. De modo simples, alguém que deseja conselhos sobre a compra de um carro pode ser informado de que “no momento não há assessores disponíveis”, mas que ele será contatado em breve por um de seus vendedores.
Dessa forma, o cliente é arquivado e seu contato fica acessível para ser retomado por um vendedor capacitado para a assessoria e realização da possível transação.
Para desenvolver isso, lembre-se de como estabeleci as interações com meu chatbot, como trabalhei em cada uma delas: formulei possíveis frases de usuário que acionavam a interação (“User says”) e depois trabalhei nas respostas coerentes (“Bot responses”) para satisfazer o usuário.
Nesse caso, ao arquivar um cliente, a frase poderia ser algo assim: “No momento, não temos assessores disponíveis. Salvaremos seu número e um vendedor entrará em contato com você em breve. Obrigado por nos contatar.”
Por outro lado, a integração oferece a possibilidade de transferir um lead. Isso é ideal por se tratar de um chatbot capaz de qualificar.
Como vimos anteriormente, se as interações foram bem definidas, com as possíveis frases dos usuários que acionam a interação e as respostas apropriadas do chatbot, este bot poderá avançar em uma conversa útil para a empresa e o cliente até “realizar a transferência”.
Aqueles que optarem pela integração entre Zenvia Conversion e Chatbot.com poderão projetar o chatbot como eu fiz. Vamos lembrar:
Os clientes exigem que estejamos à altura das mudanças. É comum que, com novas ferramentas, os comportamentos habituais também sejam modificados, mas as possibilidades também se ampliam.
Zenvia Conversion busca, uma vez mais, facilitar a integração dos principais canais de marketing que sua empresa tem à disposição para atrair clientes, gerá-los e gerenciá-los da melhor maneira em plena era da conversação.
Deixe um comentário