Case Cooxupé: SMS otimiza a comunicação cooperativista

A maior cooperativa e exportadora de café do Brasil conseguiu criar um elo de informação via SMS com mais de 12 mil cooperados. É a tecnologia melhorando a comunicação cooperativista do país.

Sobre a Cooxupé

Um exemplo de sucesso que comemora, neste ano, 80 anos de cooperativismo no Brasil é a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, com 55 anos de atividades de recebimento, armazenamento, processamento, comercialização e exportação de café.

Em 2008, 2009 e 2011, foi considerada a maior exportadora de café do Brasil, com um volume exportado que jamais uma empresa de café brasileira exportou.

Hoje, a Cooxupé conta com aproximadamente 12 mil cooperados e 1.900 colaboradores, recebendo café produzido de mais de 200 municípios localizados nas regiões sul de Minas, Alto Paranaíba (Cerrado Mineiro) e Vale do Rio Pardo.

Cenário

O grande desafio da Cooxupé é parecido com o de todas cooperativas, manter todos os cooperados constantemente informados sobre assuntos pertinentes a todos os processos. A Cooxupé precisava de um mecanismo ágil e de uso simples para resolver essa demanda. Foi assim que, em 2007, conheceu o trabalho da Zenvia, líder em mensagens móveis no Brasil.

A Cooxupé considera-se uma cooperativa dinâmica, atualizada, que busca a excelência. Para Hélio de Carvalho, responsável pela área de comunicação da Cooperativa, “Nós sentimos que a comunicação a cada instante se faz mais ágil. Nosso jornal já está próximo de completar 40 anos, e ele é de periodicidade mensal, o que faz com que demore um pouco para chegar às casas dos cooperados. Por isso, precisávamos sanar a necessidade de repassar algumas informações de forma mais rápida a todos os 12 mil cooperados”.

Solução Encontrada

O envio de mensagens SMS revolucionou a maneira da empresa de se comunicar: “Encontramos no sistema de envio de SMS da Zenvia um meio fácil e rápido  de chegar até o nosso associado com informações curtas e objetivas”, diz Hélio de Carvalho. Hoje, as mensagens SMS são utilizadas para avisos sobre campanhas de fornecimentos de insumos, eventos, ações que estejam acontecendo na Cooperativa e também para o envio de cumprimentos por datas especiais e comemorativas. O sistema de envio de SMS utilizado pela Cooxupé é o Zenvia Connect Gerenciador Web.

Resultados

Sempre tivemos um bom retorno do uso do SMS; o melhor retorno de todos, para nós, vem do próprio cooperado. Hoje nós temos mais números de celulares cadastrados do que cooperados, pois cada um coloca no cadastro o celular dele, da esposa e do filho, o que demonstra grande interesse em receber o SMS. Para nós, o cooperado quer se assegurar de que receberá as informações”, diz Hélio de Carvalho.

E ainda completa: “Com um processo ágil, muita coisa anda para frente. Nossa comunicação melhorou muito, hoje eu tenho a certeza que a informação repassada chegou até o cooperado, algo que não acontece com outras mídias, como o nosso jornal”, explica.

 “Com o SMS nós passamos uma informação rápida para todos os cooperados, o que nenhuma outra mídia consegue fazer no setor cooperativista”. Hélio de Carvalho, responsável pela área de comunicação da Cooxupé

Zenvia API's

Categorias:
Escrito por

Zenvia