Consumidor brasileiro e SMS marketing: uma relação de respeito

Você sabia que 90% dos brasileiros aceitariam receber SMS marketing se houvesse a opção de descadastro junto ao texto?

Em abril, encomendamos uma pesquisa para entender o comportamento do consumidor brasileiro em relação ao envio de SMS marketing pelas empresas, e esta foi uma das muitas constatações que tivemos. Acreditamos que dar voz ao consumidor e levar em conta sua opinião é fundamental para a criação de regras que tornem o mercado de SMS marketing seguro e legítimo, tanto para os clientes quanto para as empresas. Pensando nisso, elaboramos um relatório completo de nossa pesquisa para ajudar as empresas a conquistarem retornos de sucesso com o SMS marketing e a usufruir dos benefícios que ele pode trazer à sua marca.

Os resultados do estudo chamam atenção para a vontade que o consumidor brasileiro tem de receber SMS Marketing com conteúdo interessante e relevante. Se feito da maneira certa, com respeito e consideração ao consumidor, o SMS marketing pode se tornar um grande aliado das marcas na comunicação estratégica com clientes.Os brasileiros querem receber SMS marketing, basta fazer do jeito certo!

As empresas podem sim enviar SMS marketing ao consumidor, e uma das principais condições para isto é dar a opção de continuar ou não a receber SMS dela. Mas o que acontece atualmente é que uma grande parcela do mercado brasileiro ainda desconhece os recursos disponíveis para o envio de SMS, e muitas empresas não sabem que dar esta opção ao consumidor é extremamente simples e bastante eficaz. Como já explicamos sobre a privacidade no envio de SMS Marketing, este recurso é conhecido como Opt-out e através dele o consumidor pode se descadastrar dos contatos de uma empresa apenas respondendo ao SMS recebido.

Outro fato que ficou claro com a pesquisa é que grande parte das empresas brasileiras que já utilizam o SMS em suas estratégias de marketing não estão entregando conteúdo que seja do interesse dos consumidores. A maioria dos brasileiros nunca recebeu de nenhuma marca conteúdos que deseja receber, o que demonstra uma falta de conhecimento sobre o perfil de público pretendido. Além disso, muitas empresas ainda não dão atenção a um fator considerado muito importante para os consumidores – a autorização prévia para realizar o envio de SMS marketing.

Ou seja, as notícias são boas: É uma ótima oportunidade para que as empresas que pretendem enviar SMS marketing da forma correta se destaquem em meio a tantos spams e mensagens inconvenientes que o consumidor brasileiro recebe.

Escrito por

Zenvia