blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
marketing-de-servicos

Conheça o Marketing de Serviços e sua importância para empresas

Você sabe explicar a diferença entre um produto e um serviço? Em geral, um produto pode ser visto, tocado, sentido, armazenado e adquirido como propriedade. Já um serviço é algo que não podemos tocar (intangível) e que consiste na execução de determinadas ações, de modo a gerar valor para alguém.

Com o aumento da importância dos serviços para a economia — impulsionados principalmente pelo avanço da tecnologia —, especialistas em ações de marketing e outros profissionais perceberam que comunicá-los aos clientes deveria seguir uma linha um pouco diferente daquela utilizada para os produtos.

Assim, surgiu o marketing de serviços, sobre o qual você confere mais agora.

Como funciona o marketing de serviços?

Esse ramo do marketing envolve métodos de divulgar as vantagens de um serviço e as mudanças que ele pode trazer para a vida do cliente. Isso vai desde a publicação de conteúdo informativo até o envio de comunicação com SMS e a veiculação de propagandas em mídias de massa.

Mas como estruturar as estratégias levando em conta que os serviços apresentam particularidades que os produtos não têm? O mais recomendável é elaborá-las com base nos 8 P’s.

Quais são os 8 P’s do marketing de serviços?

Além dos quatro P’s do marketing tradicional, o marketing de serviços conta com mais quatro. Entenda cada um deles na lista abaixo:

  • produto: no contexto do marketing de serviços, o primeiro P se refere aos aspectos do serviço, com destaque aos benefícios e ao valor que ele pode gerar ao cliente;
  • preço: deve envolver os custos com a equipe, outras despesas com o fornecimento do serviço, o valor percebido pelo público e o tempo da prestação, como no caso de projetos;
  • praça: envolve os canais de distribuição, e no que diz respeito aos serviços digitais, a internet é que tem esse papel;
  • promoção: a comunicação pode envolver os meios convencionais ou os digitais, dependendo das características do serviço e do público-alvo;
  • processos: são os métodos e fluxos de trabalho responsáveis pelo fornecimento adequado do serviço e pela entrega de resultados de qualidade;
  • pessoas: envolve desde a competência até a motivação dos seus colaboradores;
  • perfil: se refere aos indícios físicos da qualidade do serviço, como a apresentação dos colaboradores, as instalações da empresa e os canais de relacionamento com o cliente;
  • produtividade: quanto mais produtivo for um negócio, maior será sua lucratividade — seja com a venda de produtos ou serviços.

Qual é a importância desse tipo de marketing para as empresas?

Investir no marketing de serviços da maneira certa fará com que a sua empresa entenda melhor as necessidades dos consumidores — uma excelente oportunidade de otimizar seus serviços, trazer mais destaque para a organização no mercado e atrair mais clientes.

Sendo assim, algumas dicas para implantar essa categoria de marketing são:

Dessa forma, seu negócio contará com ótimas condições para prestar serviços de qualidade e demonstrar o valor das suas atividades, tornando-o mais competitivo e preparado para um crescimento expressivo.

Esse crescimento exige uma capacidade de manter a qualidade do atendimento, do contato com os clientes ser feito sempre de forma ágil e capaz de resolver problemas o mais rápido possível.

Serviço também é um segmento que geralmente apresenta maior dificuldade para escalar. Por isso, o segmento aposta forte no "autosserviço", modelo baseado em dar ao cliente as ferramentas e jornada necessária para a compra, sem a necessidade de contato direto com um vendedor.

Uma das premissas do sucesso desse modelo é propiciar conversas inteligentes com os clientes e, para isso, o uso de chatbots em etapas da relação empresa-consumidor. Vale entender como funciona essa lógica de sistemas conversacionais e porque optar por chatbots.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS