Conheça modelos de campanhas de SMS marketing com sucesso comprovado

Confira campanhas de SMS Marketing que fizeram e fazem sucesso e saiba como utilizar o SMS a favor da sua empresa! Confira!

Dizer que o mobile marketing  “é o futuro” é atualmente tão clichê quanto ultrapassado. Sim, porque a utilização de celulares e outros dispositivos móveis como ferramentas de marketing já é na prática parte importante de estratégias de comunicação hoje. Elaborar uma estratégia mobile eficiente é sempre um grande desafio, por isso preparamos uma lista com alguns modelos de campanhas de SMS marketing para garantir que suas ações sejam um sucesso.

Diante de tantas inovações no mobile, o SMS marketing, muitas vezes, é subestimado e subutilizado. É importante que o gestor conheça as possibilidades de comunicação com o público através dessa tecnologia. Pensando nisso, vamos demonstrar, a seguir, alguns exemplos de aplicações práticas e efetivas do SMS marketing. Acompanhe:
O melhor exemplo para ilustrar essa situação é o SMS marketing. As mensagens de texto são uma tecnologia já dominada por todos os usuários de celulares, desde os menos familiarizados até os mais avançados. Além disso, o sistema SMS atualmente é nativo em todos os aparelhos, o que faz o recurso ser universalmente acessível.
Apesar disso, muitos ainda olham para essa alternativa como algo complexo e dependente de tecnologias avançadas. Bem, em alguns casos isso pode até ser parcialmente verdadeiro. Mas, na maioria das vezes, não existem grandes dificuldades em implementar campanhas eficientes via mobile.

Modelos de Campanhas de SMS Marketing

O SMS é uma ótima forma de realizar interações rápidas e simples, até mesmo incentivando a ação dos usuários através de respostas curtas, quando necessário. A tecnologia é ideal para propósitos como:


Atendimento ao cliente

– Confirmação/validação de cadastro;
– Protocolo de serviço;
– Informações sobre horários e interrupções em serviços;
– Confirmação de compra;
– Cupom de desconto

Relacionamento

– Pontuação em programa de fidelidade;
– Pesquisas de satisfação.

E-commerce

– Confirmação de compra;
– Status de pagamento;
– Status de entrega de pedidos;
– Códigos de rastreamento;
– Aviso de quedas de preço;
– Avisos de disponibilidade de estoque.

Serviços financeiros

– Lembrete de vencimento de fatura;
– Aviso de débitos em aberto;
– Envio de código digitável para pagamento online.

Instituições de ensino

– Matrícula e rematrícula;
– Cancelamento de aulas;
– Material didático disponível para download.

Saúde

– Marcação de consultas;
– Lembretes de consultas;
– Resultados de exames.

Ao criar as campanhas de SMS marketing, alguns cuidados são primordiais para obter os resultados esperados.

Antes de tudo, trace com clareza os objetivos e os respectivos indicadores para mensurá-los. Com esses pontos definidos, envolva todas as equipes afetadas por eles ou das quais o sucesso da ação possa depender.

Na operacionalização propriamente dita, respeite ao máximo a privacidade dos seus clientes. Não envie mensagens indesejadas e avalie a necessidade de incluir uma forma do usuário solicitar a interrupção do recebimento.

É importante também acertar o timing. Como o celular é um dispositivo que está sempre à mão, mensagens enviadas com antecedência excessiva a algum determinado evento tendem a ser esquecidas.

Alguns números

Para reforçar o potencial do SMS como ferramenta de marketing, apresentamos alguns números sobre a tecnologia:

– A taxa de abertura das mensagens SMS é de 95%;
– Enquanto o tempo média de resposta de e-mails é de 90 minutos, no caso do SMS, a média é de apenas 90 segundos;
– Em 70% das pesquisas realizadas por SMS os usuários tomam alguma ação em até uma hora.

Isso demonstra como o SMS pode ser útil para o marketing e até mesmo a mídia ideal para determinados tipos de comunicação com seus clientes.

Quer saber como aplicar esses conceitos na comunicação da sua empresa? Fale conosco hoje mesmo! Para você que tem o interesse em fazer campanhas de SMS, confira a ferramenta de envio de SMS Zenvia!

Escrito por

Zenvia