blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
conheca-as-5-maiores-tendencias-de-comunicacao-digital

Conheça as 5 maiores tendências de comunicação digital

A comunicação digital deve estar no DNA da empresa. Para prestar o melhor atendimento para os consumidores e se destacar no mercado, é essencial ficar atento às tendências na área e analisar as melhores formas de aplicá-las ao seu negócio. 

Entre as apostas para a comunicação digital nos próximos anos estão o uso de chatbots no atendimento, o advento do mobile e o uso do inbound marketing para conquistar novos clientes. O crescimento das redes sociais e o uso de vídeos também são práticas que crescem no setor!

Conheça as 5 maiores tendências de comunicação digital!

1. Chatbots

Uma das tendências de comunicação digital que não pode ficar de fora do radar sua empresa é o uso de chatbots, que são robôs de comunicação, que solucionam as dúvidas dos usuários, melhoram processos, fazem alertas, qualificam leads, entre diversas outras possibilidades de leads. Entre as vantagens de adotar os sistemas conversacionais na sua companhia está o fato de que a ferramenta fica disponível 24 horas por dia, em todos os dias do ano.

Os problemas dos usuários são resolvidos com mais agilidade, já que os chatbots atendem imediatamente quem entra em contato com o negócio, sem a necessidade de filas. Outros benefícios de apostar nessa tendência são a redução de custos com mão de obra e a melhoria dos processos.

Segundo o Gartner, a previsão é que, até 2020, os chatbots serão responsáveis por 85% dos atendimentos ao cliente.

2. Predominância do mobile 

Outra tendência de comunicação digital que merece a atenção das empresas é o crescimento do mobile. O uso de internet pelos celulares e dispositivos móveis vem mudando a maneira como os mecanismos de busca, como o Google, ranqueiam os sites. 

Ter uma versão mobile da página da empresa é um dos critérios para o site aparecer nas buscas, pois, se a pesquisa for realizada por um dispositivo móvel, os primeiros resultados da lista serão aqueles que tem uma versão própria para smartphones e tablets.

3. Inbound marketing

O investimento em inbound marketing é outra aposta para a comunicação digital nos próximos anos. A estratégia tem como base a criação e a distribuição de conteúdos relevantes para os clientes. E ela ganha espaço, principalmente, por possibilitar que as marcas construam um relacionamento progressivo com seus consumidores, conquistando sua confiança e, consequentemente, sua preferência.

Entre as vantagens de usar o inbound marketing estão a redução de custos e o aumento das vendas. Em um ciclo de 90 dias, por exemplo, o investimento em inbound traz vendas para 90% das empresas de tecnologia, enquanto o outbound beneficia apenas 60% delas.

4. Redes sociais

Não é novidade para ninguém que ter um perfil nas redes sociais é indispensável para companhias de todos os setores. No entanto, nos próximos anos, é preciso ir além da criação de conteúdo institucional.

É importante adotar estratégias como compartilhar conteúdo relevante com o seu público, mesmo que não tenha relação com os serviços ou produtos da empresa. Agilidade na interação via redes como Facebook e Twitter também é indispensável.

5. Vídeos

Segundo relatório da Cisco, em 2019, 80% do tráfego de internet no mundo será de vídeos. Para aproveitar ao máximo a tendência, é importante que a empresa considere a produção desse tipo de material em sua estratégia, junto com textos e imagens. 

Agora que você conhece as 5 maiores tendências de comunicação digital para os próximos anos, é hora de atualizar as práticas do seu negócio para conquistar mais espaço no mercado.

Em busca de mais conhecimento? Então leia também os 4 segredos da captação de novos clientes para sua empresa.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS