O que é SMS Marketing e como enviar mensagens impactantes

Saiba agora o que é SMS Marketing, as vantagens de usar essa estratégia de comunicação e como enviar mensagens de forma simples e eficaz.

SMS Marketing é uma estratégia poderosa para marcas que desejam impactar consumidores de maneira rápida e efetiva. O foco deste tipo de mensagem de texto é divulgar ou vender serviços ou produtos, informar sobre novidades, ofertas ou outras oportunidades de um negócio.

A praticidade do envio de mensagens rápidas tornam o SMS (Short Message Service) a opção ideal para impactar pessoas em um curto período de tempo. Afinal, 90% das mensagens de textos são lidas em até três minutos.

Quando bem elaborada, uma ação de SMS Marketing pode gerar resultados de maneira praticamente instantânea e, assim, ajudar a sua marca a vender mais e gastando menos, já que é o canal com o melhor custo-benefício.

No entanto, para ter bons resultados, é necessário uma efetiva estratégia com SMS, sendo uma das possibilidades a aplicação da multicanalidade. Continue a leitura para entender melhor sobre o que é SMS Marketing, as vantagens de usá-lo, como fazer isso, entre outras informações! Vamos lá?

O que é SMS Marketing

SMS Marketing é a prática adotada por diversas empresas no envio de mensagens de texto para aparelhos celulares dos consumidores O objetivo é de se comunicar com eles, impacta-los e enviar informações que podem ser de seu interesse.

Tratam-se de mensagens curtas, principalmente, destinadas a comunicar oportunidades, ofertas, atualizações e alertas relevantes aos clientes. Seu recebimento por parte dos usuários requer apenas um chip de celular ativo, não sendo necessária conexão de internet para isso.

A grande vantagem do envio de SMS é a sua entrega imediata. É possível transmitir mensagens curtas e objetivas com uma taxa de abertura de até 98%.

Sua praticidade, valor e alcance são apenas alguns dos motivos pelos quais o SMS continua em alta e em constante crescimento, sendo cada vez mais estratégico para ações de marketing.

Vantagens de usar o SMS Marketing com disparo em massa

Confira a seguir as principais vantagens de aplicar o SMS marketing na estratégia da sua empresa.

Praticidade

Fazer disparos de SMS Marketing é bastante prático. Para isso, basta contar com um fornecedor desse produto e obter uma plataforma para os envios. Nela, é possível, entre outras coisas:

  • subir bases de dados com os contatos que receberão as mensagens;
  • inserir variáveis (como nome e CPF) nos textos para maior personalização da comunicação;
  • obter relatórios de taxa de entrega e de abertura.

Custo-benefício

O SMS é um produto de ótimo custo-benefício, visto que cada disparo custa poucos centavos. Além disso, a compra de pacotes de maiores quantidades de mensagens costuma baratear ainda mais o valor unitário. Com SMS Marketing, é possível ter grande impacto com baixo investimento.

Alcance

Não há limites para os disparos de SMS Marketing, em termos de alcance. Você pode enviar mensagens para quantos contatos desejar, dependendo apenas da sua estratégia de comunicação, do seu objetivo e do investimento a ser feito.

Multicanalidade

O SMS pode ser usado de maneira isolada, mas tem ainda melhores resultados quando inserido numa estratégia multicanal. Considere, por exemplo, inserir nas mensagens links para seu site ou para sua conta de WhatsApp. Assim, você oferecerá ao consumidor alternativas para que ele se comunique com sua empresa da maneira mais conveniente.

ebook zenvia sms

7 dicas para otimizar o disparo de SMS Marketing

Como você pôde ver, o SMS Marketing é uma ferramenta poderosa, capaz de oferecer um retorno expressivo e grandes vantagens para quem utiliza esse expediente.

Afinal, quando a pessoa recebe uma mensagem no celular sobre um produto ou sobre um serviço, são maiores as possibilidades de se sentir incentivada a interagir com sua marca.

Além disso, o custo da campanha de marketing com SMS é reduzido e se torna ainda mais atrativo quando consideramos o alcance da que ela pode ter. Porém, para que os resultados sejam consistentes, é preciso encontrar as estratégias adequadas. 

Veja a seguir as nossas melhores dicas para otimizar seus disparos de SMS Marketing, que trarão resultados surpreendentes para as suas campanhas.

1. Seja objetivo e correto

A objetividade é uma das características que tornam as mensagens de SMS tão eficientes.

Portanto, vá direto ao ponto, permitindo que o contato compreenda de imediato tudo aquilo que você deseja comunicar.

Na maioria das vezes, não é indicado considerar, no entanto, a objetividade como uma permissão para o uso de abreviaturas impróprias – como “vc”, “tb”, “abs”, etc. – que, muitas vezes, as pessoas utilizam na comunicação informal. O uso desses termos vai depender do tipo de público e do tom de voz da marca.

Avalie, portanto, a receptividade do seu público ao tipo de comunicação desejada, verifique se é possível e em quais momentos usá-la.

2. Personalize a comunicação

Como pudemos ver, é possível, sim, que o SMS Marketing seja personalizado. Para isso, você precisará apenas ter consigo os dados a serem inseridos no corpo do texto (por exemplo, nome, CPF, entre outros).

Sempre que possível, você deve personalizar a sua comunicação por SMS, a fim de gerar ainda maior proximidade com o usuário. Por meio de integrações, as personalizações também se concretizam no uso da ferramenta para noticiar informações importantes, como status de pedido de entrega, status de atendimento e de suporte técnico, por exemplo.

3. Estimule o engajamento

Inserir um número de telefone, link para o site ou até mesmo para o WhatsApp da empresa aumenta bastante a possibilidade de o contato engajar com a campanha. Assim, são maiores também as chances de ter um retorno por parte dos usuários e, consequentemente, retorno financeiro advindo daquela interação.

4. Segmente o seu público

Você deve definir com precisão o tipo de público que deseja alcançar, considerando nesse aspecto quais são as características que de fato contam, tendo em vista o objetivo das suas campanhas de SMS Marketing.

Leve em consideração tudo aquilo que é importante, como gênero, faixa etária, classe social, hábitos de consumo e outras informações sobre quem vai receber a mensagem.

5. Só envie com autorização

Além de incômodo, o que provoca um efeito de rejeição, enviar mensagens para quem não deseja recebê-las não é nada ético e pode até mesmo gerar efeito contrário do desejado, afastando o consumidor da sua marca.

Por isso, certifique-se de enviar mensagens para aquelas pessoas que em algum momento deram o opt-in, ou seja, que estão de acordo com o recebimento.

6. Ofereça a opção de sair (opt-out)

Da mesma maneira que é importante consultar a possibilidade de envio de SMS Marketing para sua base de contatos, garanta também que o usuário possa, a qualquer momento, solicitar a saída daquele fluxo de comunicação.

Para isso, trata-se de uma boa prática dar opções no seu site, e-mail e até mesmo no próprio SMS, mencionando essa alternativa.

7. Respeite dias e horários

Busque restringir o envio das mensagens de segunda-feira a sábado, de 9h às 22h, não excedendo sete mensagens por semana. 

Lembre-se de que é importante estar disponível para quando o contato precisar de auxílio da sua empresa, mas que também é fundamental marcar presença constante (de maneira pertinente). Com isso, há reforço de marca e maior possibilidade de novas vendas.

É claro que você poderá enviar mensagens nos finais de semana ou fora dos horários mencionados anteriormente. Porém, o conteúdo deve ser altamente relevante para o usuário ou isso deverá ser informado/combinado com o contato anteriormente.

banner-lp-sms-attraction

4 principais métricas de SMS Marketing

Com o crescimento exponencial da quantidade de linhas telefônicas móveis, o Mobile Marketing se tornou um aliado obrigatório para a maioria das empresas e agências de publicidade do país.

Dentro desse formato, o SMS Marketing é campeão na preferência dos especialistas no ramo, tanto pelo seu baixo custo, quanto pelo seu largo alcance e alto Retorno sobre o Investimento (ROI).

Entretanto, alguns gestores ainda se sentem reticentes em usar esse canal por uma suposta falta de métricas para avaliar os resultados. Mas, é importante não confundir a inexistência com a baixa divulgação dos indicadores existentes.

Tais como o ROI, outros indicadores são essenciais nas campanhas de SMS Marketing, a fim de monitorar qual é o alcance das ações, a aceitabilidade do seu target e se elas, de fato, estão gerando lucro para a empresa. 

A seguir, mostraremos os 4 principais indicadores que não deixam dúvidas sobre a eficiência desse canal de comunicação e do SMS Marketing.

Taxa de entrega/abertura

As taxas de entrega/abertura do SMS chegam a impressionantes 98%. Além disso, atualmente, o Brasil conta com mais de 109 milhões de smartphones ativos. Nesse sentido, o marketing por meio das mensagens curtas de texto pode ser considerado como um dos mais poderosos meios de divulgação de marcas, produtos e serviços.

Taxa de saída (opt-out)

Não enviar mensagens sem autorização e deixar sempre uma indicação de como os destinatários podem deixar de receber o SMS (trabalho com marketing de permissão) é fundamental para dar credibilidade a sua marca e ainda reduzir as taxas de opt-out.

A partir do momento em que você dispara mensagens de texto para milhares de potenciais clientes, quantos solicitaram desligamento de sua base de envio? Essa resposta representa a taxa de saída, que deve ser usada para monitorar o grau de satisfação de seu alvo com as comunicações recebidas.

Taxa de conversão

Quantos dos que receberam indicação de produtos ou serviços por SMS se tornaram, de fato, seus clientes? Considerando o alto número de aparelhos celulares no país e, somado a isso, a alta taxa de entrega, recebimento e leitura dessas mensagens, o SMS Marketing tem grande potencial para entregar altas taxas de conversão.

Ter controle disso está relacionado a fazer a avaliação dessa métrica bimestral ou trimestralmente, por exemplo, com a comparação do banco de dados utilizados no disparo das mensagens em períodos anteriores com a base de clientes ativos no momento. 

Outra forma de monitorar o efeito de conversão é gerar um código em cada mensagem enviada e estimular — por meio de descontos, por exemplo — que os clientes informem esse código exclusivo ao entrar em contato com a empresa. Em troca, receberão ofertas e preços especiais em produtos ou serviços. 

Essa estratégia auxilia a empresa a entender e gerenciar quantos dos novos clientes são oriundos das campanhas de SMS Marketing.

Taxa de resposta

Os relatórios obtidos com os disparos de SMS Marketing permitem também obter a taxa de resposta e, é claro, os conteúdos das respostas dos usuários. Isso torna o canal uma via de mão dupla, melhorando a experiência do consumidor com sua empresa.

Legislação: cuidados com envios de SMS Marketing

Segundo a Anatel, é preciso que as empresas observem certos aspectos quando enviarem mensagens de marketing:

  • Obtenção de autorização do usuário para recebimento de SMS;
  • Frequência moderada;
  • Envio restrito ao horário comercial;
  • Não é permitido enviar SMS em domingos e feriados;
  • Quantidade máxima de caracteres variando entre 140 e 160;
  • É obrigatório que o remetente se identifique no final da mensagem;
  • É proibido disseminar ideias de cunho político ou religioso;
  • É preciso identificar o assunto, que deve estar associado à marca da empresa;
  • A empresa terá que oferecer relatórios das mensagens enviadas e recebidas;
  • Ter a opção de saída para o usuário em qualquer mensagem enviada (opt out).

O consumidor pode optar por não receber SMS Marketing

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determina as normas gerais para o envio de mensagens publicitárias através da telefonia móvel. 

Essa regulamentação (2012) surgiu devido ao envio de mensagens publicitárias que muitas empresas, inclusive as próprias operadoras de telefonia, faziam para os consumidores, incomodando-os.

Basicamente, o usuário pode escolher entre receber ou não mensagens de marketing, bastando para isso enviar outra mensagem com a palavra PARE para o remetente.

O remetente deve confirmar a não aceitação do usuário do celular, respondendo à sua mensagem com a frase: “Mensagem recebida com sucesso. A partir de agora você não receberá mais mensagens publicitárias desta Prestadora”.

No próprio contrato, existe a opção de o proprietário do celular escolher se deseja ou não receber mensagens, assegurando melhor seu direito de privacidade. Chama-se Opt-in/Opt-out o conjunto de regras que garantem ao consumidor o direito de aceitar ou não as mensagens enviadas por operadoras e outras empresas.

Penalidades para quem não cumprir a lei

Hoje em dia, é muito fácil ter acesso aos dados de um cliente através de cadastro pessoal, que é facultativo ou obrigatório em determinadas empresas.

Sendo assim, a empresa que fizer o envio de SMS Marketing sem autorização do consumidor estará incorrendo em prática ilegal e se sujeitará a penalidades, que normalmente se refletem em multas.

E para as empresas que tiverem passado para terceiros os dados de seus clientes, a multa pode ser ainda maior do que para aquela que, de fato, fez o envio da mensagem.

O Procon recomenda que as empresas devem ser transparentes no uso dos dados fornecidos pelo cliente, respeitando seu direito à privacidade.

Assim, as empresas “piratas” também conhecidas como “chipeiras” não são oficiais e homologadas pela Anatel, pois não asseguram os direitos dos seus clientes/consumidores e não trabalham com os requisitos que a Anatel exige e apresentaremos a seguir.

Como enviar SMS no Zenvia Attraction? 

Conforme comentamos, fazer disparos de SMS Marketing é bastante simples e eficaz. Mas como funcionam esses envios na plataforma Zenvia? É o que mostraremos abaixo.

  1. Acesse app.zenvia.com;
  2. Faça login ou crie sua conta na plataforma;
  3. Feito isso, clique na solução Zenvia Attraction;
  4. Selecione o canal SMS, dê um nome para o seu disparo/campanha;
  5. Escreva a mensagem com até 160 caracteres;
  6. Confira a prévia da mensagem na imagem do celular no canto direito da tela e clique em “Próximo”;
  7. Insira números de telefone celular manualmente no campo indicado, seguindo a formatação de DDD e Número, sem espaços, parênteses ou traços (Exemplo: 119000000000). Ou faça upload de arquivos do tipo .csv, clicando em “Importar Arquivo”. Veja aqui o template pronto e correto para a importação. Clique em “Próximo”;
  8. Escolha entre fazer o disparo imediatamente ou agendar para uma data e um horário específico.

Como pudemos perceber, o SMS Marketing é uma estratégia de bom custo-benefício, grande alcance, personalizável e passível de análise de métricas. Para obter os melhores resultados dessa ferramenta, não deixe de colocar em prática as dicas deste post e adequar suas ações às regras do canal.

Além disso, é fundamental contar com uma boa plataforma, como o Zenvia Attraction, que permite essa escalabilidade e praticidade na criação de campanhas de marketing com disparos de SMS, WhatsApp, RCS e, em breve, E-mail. Saiba mais!

zenvia-banenr-sms-marketing-whatsapp

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.