Conheça 6 práticas infalíveis de Marketing de Relacionamento

Você já teve experiências positivas ao entrar em contato com alguma empresa? Para melhorar a conversa com os usuários, os empreendedores passaram a utilizar o Marketing de Relacionamento.

A preocupação em atender seus clientes de forma efetiva tornou-se fundamental para as organizações, que viram o quanto a ação pode melhorar o faturamento da companhia depois de agradar ao seu público.

Por esse motivo, a implantação de serviços que favoreçam os clientes tem aumentado nos últimos anos.

Seja utilizando programas de fidelidade, seja na praticidade para atendê-los, a estratégia é fundamental para fazer com que os clientes gastem mais com a sua marca.

Quer saber como adotar o método em sua empresa? Confira o artigo que preparamos!

Marketing de Relacionamento

De forma resumida, o Marketing de Relacionamento consiste em ações tomadas a fim de manter um bom relacionamento com o cliente, conseguindo fidelizá-lo e torná-lo fã dos produtos e serviços da empresa.

Para isso, a marca deve contar com um relacionamento duradouro com o usuário, resolvendo seus problemas por meio de um atendimento personalizado. Dessa forma, o cliente se sente valorizado, aumentando as chances de realizar uma nova compra.

O processo ocorre também quando a companhia proporciona benefícios, como ofertas e brindes aos compradores assíduos.

Seja por meio de promoções ou programas de fidelidade, a estratégia é eficiente para a empresa que deseja reduzir os custos em campanhas de marketing, já que os clientes fiéis passarão a fazer o papel de divulgadores da empresa para amigos e familiares.

A importância do Marketing de Relacionamento na empresa

Agora que temos uma ideia sobre o que é essa estratégia, veja alguns benefícios do Marketing de Relacionamento!

Defensores da marca

As redes sociais permitem que os usuários divulguem problemas encontrados no atendimento ou no produto da marca. Por outro lado, os defensores têm um papel essencial para proteger a marca. Dessa forma, os fãs podem mostrar não só um ponto de vista equivocado do usuário que criticou, como também podem influenciar positivamente outras pessoas que estão apenas observando a conversa na rede social.

Divulgadores da marca

Complementando o item anterior, uma pessoa que recebeu um bom atendimento (e se tornou fã da empresa), terá maiores chances de divulgar o seu serviço.

A estratégia é imprescindível para o empresário que deseja reduzir os custos em campanhas de marketing.

Receita recorrente

Como dissemos, ao oferecer produtos e atendimento que façam a diferença para o cliente, ele terá menos objeções em realizar novas compras. Em alguns casos, dependendo do serviço prestado, o cliente pode recorrer exclusivamente ao seu negócio. Dessa forma, não é preciso fazer muito esforço para conquistar novos clientes.

Use as melhores práticas

Depois de mostrar os benefícios oferecidos pela técnica, listamos as melhores práticas para aprimorar o relacionamento com os seus clientes e conquistar novos fãs. Acompanhe!

1. Conheça seu cliente

Para que a sua empresa seja bem recebida pelos usuários, é necessário que o empreendedor saiba com quem está falando, conhecendo a fundo o perfil do seu público.

Uma forma de auxiliar no processo é utilizar as personas para definir o potencial cliente. A ferramenta permite que o empresário saiba por quais problemas o comprador está passando no momento. Dessa forma, você pode criar estratégias para oferecer produtos e serviços de melhor qualidade para o público certo.

Para saber as necessidades dos seus clientes, você pode realizar pesquisas utilizando formulários na internet. Dessa forma, o empreendedor tem uma ideia de como e para quem o serviço deve ser oferecido.

2. Identifique os clientes de maior valor

Depois de entender o público, você deve buscar os clientes que mais interagem com a sua empresa. Seja pelas redes sociais, comentários em blogs ou pela abertura de e-mail, a empresa tem uma ideia de quem está mais próximo de ser fidelizado.

Outra forma de identificar os usuários de maior valor é verificar quanto o comprador já gastou com a sua marca. Por meio do banco de dados da empresa, você pode observar quem realiza compras com maior frequência.

Ao identificar os usuários, a empresa pode oferecer benefícios, como descontos exclusivos em produtos relacionados às compras feitas em outros momentos, por exemplo.

Enviar mensagens diretamente para os clientes para parabenizá-los em datas festivas, como o aniversário, também é uma forma de mostrar um contato mais próximo. Ainda, para gerar surpresa, ofereça brindes ao cliente na próxima compra.

3. Crie um programa de fidelidade

Uma boa forma de fidelizar clientes é proporcionar benefícios para aqueles que realizam compras em sua loja com maior frequência.

Bancos, lojas, restaurantes e até hotéis oferecem seus próprios serviços grátis, caso a pessoa utilize o serviço continuamente. As operadoras de cartão de crédito, por exemplo, disponibilizam pontos para trocar por benefícios, como passagens aéreas.

Quanto mais você conhece o seu cliente, mais chances tem de oferecer algo que seja valorizado por ele. Porém, fique atento para que os bônus não ultrapassem o orçamento da empresa. Caso esteja causando prejuízos, a situação deve ser analisada imediatamente.

4. Use redes sociais

Devido à popularização das mídias sociais, é provável que o seu cliente utilize pelo menos uma delas. Cabe a você aproveitar a ferramenta para se aproximar.

As redes sociais tornaram-se um grande canal de acesso, em que as marcas podem não somente ter uma comunicação direta com o público, mas também criar a oportunidade de oferecer produtos e serviços para conquistar novos clientes.

Tenha em mente que cada rede social tem suas particularidades. Por esse motivo, o empreendedor deve saber utilizar cada uma delas de maneira efetiva. 

5. Ouça o seu cliente

Às vezes, as empresas cometem o erro de achar que apenas a empresa deve falar para o seu público — situação diferente do Marketing de Relacionamento, em que a conversa ocorre nas duas direções.

Sabemos o quanto é frustrante ligar para uma empresa e nos deparamos com o atendimento padronizado da companhia, principalmente quando precisamos resolver um problema.

Por esse motivo, você deve saber como usar as ferramentas de comunicação de forma eficiente. Tornando o processo menos burocrático, por meio das redes sociais, o usuário não precisará passar pelo atendimento demorado dos telefones.

Em alguns casos, a estratégia pode mudar a opinião do seu cliente em relação à marca. Ao resolver os questionamentos de forma prática e rápida, o usuário pode considerar realizar novas compras em sua empresa.

6. Personalize o atendimento

Como vimos no item anterior, a utilização de novos canais de atendimento evita que o cliente passe por frustrações em seu atendimento.

Ao criar perfis em diferentes redes sociais, o usuário não precisa esperar preso à linha telefônica — além de receber um atendimento imediato.

Para automatizar ainda mais o contato, algumas empresas começaram a utilizar chatbots em seus atendimentos. O programa, que é instalado nas diferentes redes sociais, sites e aplicativos, permite que o cliente seja rapidamente atendido por um robô.

Diferente do atendimento telefônico, no qual é preciso escutar cada uma das opções para chegar à solução, os softwares contam com uma interface interativa. Assim, o usuário encontra as opções desejadas mais rapidamente.

Essas alternativas para melhorar o relacionamento com os clientes contribuem significativamente com o aumento do faturamento da empresa. Seja pela qualidade no atendimento ou pelo uso de programas de fidelidade, é natural que os compradores percebam o quanto foram valorizados e, por esse motivo, farão questão de divulgar a sua marca para amigos e familiares, sendo possível diminuir o custo em campanhas de marketing.

Você já conhecia as estratégias de Marketing de Relacionamento? Veja também o nosso artigo sobre como fidelizar um cliente!

Escrito por

Zenvia