Comunicação sindical: como o SMS pode melhorar sua estratégia?

Você sabe para que serve um sindicato? Tal organização de trabalhadores existe por vários motivos, sendo que o principal deles é defender a classe que representa. Assim, a comunicação sindical é um dos pilares para que a organização e os seus associados tenham sucesso em suas conquistas e relacionamento. Vamos entender um pouco mais sobre essa questão e descobrir como a estratégia de SMS pode ajudar sua comunicação.

O problema da comunicação
Essa falta de comunicação acontece realmente, por vários motivos: desde a ineficácia nos meios de contato, até o próprio medo que os trabalhadores têm de buscar o sindicato dos trabalhadores, acreditando que isso pode gerar conflitos com o empregador. O resultado é que o sindicato não sabe verdadeiramente de que os trabalhadores estão precisando e os trabalhadores não sabem o que tal associação pode fazer de bom por eles.

Outro problema que também é decorrente da falta de uma boa comunicação sindical seria a baixa expressividade do sindicato de trabalhadores. Como muitos trabalhadores pertencentes à categoria não conhecem ou não entendem o que o sindicato faz, eles acabam nem se associando. Com poucos associados, fica mais difícil conduzir certas ações — como as negociações por direitos trabalhistas. Ou seja, estabelece-se um circuito desvirtuado, em que o maior prejudicado é o próprio trabalhador.

Como resolver esta questão?
Uma solução bem simples para este problema é escolher meios de comunicação sindical melhores do que os que são hoje em dia utilizados. A tecnologia que nos cerca pode ser empregada para facilitar o contato entre o sindicato dos trabalhadores e aqueles que são (ou gostariam de ser) filiados a ele.
Existem mil canais possíveis com a popularização da Internet, desde o e-mail até as redes sociais. Porém, há ótimas soluções ainda mais simples e populares. Uma ótima sugestão é o uso de SMS: as mensagens de texto via celular. O SMS é vantajoso, tanto para enviar mensagens coletivas quanto passar informações particulares. Assim, mesmo que o associado não tenha disponibilidade para ir ao sindicato, pode receber um atendimento ou assessoria à distância. Também é possível se comunicar com associados que não possuem uma boa conexão com a internet ou ainda não tem familiaridade com as mídias online.

Que dicas o sindicato de trabalhadores poderia seguir?
A primeira sugestão é tentar se aproximar dos trabalhadores que já são associados. Muitos são associados “passivos”, que não participam realmente das atividades do sindicato — e é preciso mudar isso. O SMS, como já indicado, poderá ser seu aliado nesta tarefa. Outra boa dica é começar uma divulgação forte do sindicato a todos que ainda não são associados. Para isso, podem ser realizadas palestras e sessões de tira-dúvidas dentro das empresas do setor na sua região de atuação. Você pode utilizar o SMS para divulgar eventos, encontros, notícias, pesquisas, enfim tudo o que for interessante e importante para o seu associado ter conhecimento ou se envolver. Com essa estratégia de comunicação é garantido que a informação a ser passada atingirá diretamente quem você deseja, aumentando muito mais o engajamento das pessoas com os seus direitos e deveres.

Use estas oportunidades para mostrar aos trabalhadores tudo que o sindicato pode fazer por eles, e também para reafirmar a importância do próprio trabalhador tomar parte nas lutas sindicais. Também é conveniente demonstrar que o afiliado não enfrentará qualquer tipo de retaliação dentro da empresa. Ampliando e melhorando seus meios de comunicação sindical, o sindicato dos trabalhadores também vai conseguir ampliar sua lista de afiliados e prestar um serviço melhor à classe que representa. Outro ponto positivo do envio de SMS é que ele oferece a chance de interação rápida: o associado pode responder sua mensagem instantaneamente, dando sua opinião ou confirmando seu apoio ou presença.

Agora nós queremos ouvir você: no sindicato de que faz parte, a comunicação é eficiente? Se você conhece outras maneiras para melhorar o contato entre o sindicato e os trabalhadores, compartilhe conosco, deixando um comentário neste post! Todas as ideias e sugestões são bem-vindas!

Escrito por

Zenvia