blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
comunicacao-interna-as-4-melhores-praticas-para-a-sua-empresa.jpg

Comunicação interna: as 4 melhores práticas para a sua empresa!

Nos dias de hoje, qualquer organização está inserida em um mercado altamente competitivo, independentemente da sua área de atuação. Nesse contexto, a comunicação interna passa a ter um papel fundamental para que o empreendimento trilhe um caminho mais seguro e garantido rumo ao sucesso.

Por meio de contatos e interações bem-feitas, os gestores poderão ter mais êxito em sua missão de integrar todo o quadro de colaboradores em torno dos objetivos, das necessidades, dos valores e da missão do negócio. Confira o conteúdo a seguir e descubra as melhores práticas para isso:

1. Incentive as interações

O primeiro passo para uma boa comunicação interna é, obviamente, incentivar o diálogo e o convívio harmônico entre diretores, gerentes e funcionários. Isso é importante porque não adianta você adotar práticas eficazes de comunicação se os colaboradores não estiverem à vontade para emitir suas opiniões e anseios — não só para os membros das equipes, mas também para seus próprios gestores.

Mostre que a porta da sala dos líderes estará sempre aberta para novas ideias e conceitos ou até mesmo para conhecer melhor os funcionários e suas demandas.

Dessa maneira, a empresa se torna mais propensa a se comunicar melhor — facilitando o dia a dia e trazendo uma melhoria notável no desempenho geral.

2. Alinhe os colaboradores

Após estimular e incentivar as interações, é preciso alinhar os colaboradores. Isso deve ser feito, sobretudo, por meio do reforço da cultura organizacional, do esclarecimento dos objetivos gerais e específicos e das expectativas da gerência sobre cada equipe e cada profissional.

Por isso, constantemente faça apresentações das principais metas, normas e políticas da organização e reforce-as ao longo de todo o trabalho mantendo o diálogo com seus funcionários. Esse alinhamento é essencial para manter os funcionários engajados em direção aos objetivos globais da empresa.

3. Aposte no multicanal

Disponibilizar formas eficazes e distintas de comunicação é outra excelente ideia para melhorar a interação entre os funcionários. Em outras palavras, isso significa ser multicanal e, nos dias de hoje, a tecnologia disponível no mercado permite que as empresas tenham diversas opções com ótimo custo-benefício.

Entre elas, podemos destacar as mensagens de SMS. Elas são extremamente práticas — pois todo mundo anda com o smartphone por perto — e também pouco invasivas — pois a pessoa escolhe como e quando ler o conteúdo. Com essa ferramenta você pode enviar lembretes, determinar prazos ou até mandar felicitações.

4. Comunique por meio de imagens e vídeos

Por fim, você também deve utilizar o poder das imagens para transmitir mensagens e melhorar a comunicação interna. O ser humano é extremamente influenciado pelos estímulos visuais e isso pode ser utilizado de maneira estratégica pelos negócios a fim de melhorar o desempenho dos colaboradores.

Os vídeos institucionais, por exemplo, podem ser uma boa ferramenta. Muitas empresas apostam até mesmo na estratégia de ter uma TV institucional — cujos resultados costumam ser muito positivos. Caso você queira economizar nesse aspecto, um quadro de avisos com bons cartazes também pode ser bastante útil.

Essas são algumas das melhores práticas para aprimorar a comunicação interna em sua empresa! Para saber mais sobre o uso do SMS como canal estratégico na sua empresa, peça o contato dos nossos executivos de negócios, prenchendo o formulário: Quero contato!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS