blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
Comunicação Corporativa

Comunicação Corporativa interna: o que é e quais são os benefícios de usar chatbots

O uso de chatbots na comunicação corporativa é uma tendência que tem se popularizado nos últimos anos graças à capacidade que um chatbot possui de assumir diversas funções comunicativas. Dessa forma, os chatbots são capazes de proporcionar uma interação assertiva e ágil através de diversas plataformas.

O uso de chatbots pode contribuir ativamente no aperfeiçoamento da relação de uma empresa com seus funcionários, além de ser capaz de assumir funções básicas, que podem ajudar a otimizar o uso do tempo de trabalho de diversos funcionários.

O que é comunicação corporativa?

A comunicação corporativa pode assumir tanto o viés interno quanto o externo, sendo o interno voltado à relação da empresa com seus funcionários, enquanto o externo é voltado à relação da empresa com seus clientes e futuros clientes.

A manutenção de uma boa relação, através de uma comunicação assertiva, tende a melhorar a reputação de uma empresa, seja no âmbito interno ou externo. Por essa razão, é fundamental que ela seja elaborada cuidadosamente

Como o uso de chatbots pode melhorar a comunicação corporativa interna?

Existem diversos tipos de chatbots capazes de desempenhar diversas funções comunicativas, desde a captação de opiniões até a resolução de dúvidas. A partir disso, na comunicação corporativa interna, eles podem agir ativamente no desempenho de atividades que não precisam necessariamente ser realizadas por pessoas.

Dessa forma, ao implementar um chatbot na comunicação interna de uma empresa, é possível proporcionar a diminuição do índice de interrupção do fluxo de trabalho de funcionários que são frequentemente buscados - como os responsáveis pelo setor de T.I. - para solucionar questões básicas, as quais um chatbot poderia facilmente resolver.

Neste caso, a implementação de chatbots para resolução de dúvidas básicas pode contribuir para a construção de uma dinâmica de trabalho mais linear, com menos interrupções, visto que os responsáveis pela área serão procurados apenas quando houver real necessidade. Além disso, o funcionário que possuía dúvidas terá sua questão sanada em poucos segundos, podendo retornar ao trabalho com maior rapidez.

Outra forma de utilizar um chatbot na comunicação corporativa é atribuir a ele a função de auxiliar novos funcionários, proporcionando um direcionamento rápido e centrado. Dessa forma, a responsabilidade de direcionar novos membros seria dividida entre o RH e o chatbot, fazendo com que os funcionários do RH estejam livres para cuidar de diversas outras questões que estão sob a responsabilidade deles.

Um chatbot também poderia ser utilizado na intercomunicação para realizar pesquisas entre os funcionários. A vantagem desse uso é que as pesquisas poderão adquirir um tom humanizado e mais empático, características que não costumam aparecer em pesquisas realizadas através de formulários, por exemplo.

Essas alternativas são apenas uma faceta de todas as funções que um chatbot pode assumir na comunicação interna de uma empresa. Por sua multiplicidade de funções, utilizar um chatbot em uma empresa como uma das ferramentas de comunicação interna pode ajudar a resolver problemas existentes nesse setor e promover o aumento da satisfação dos seus funcionários, além de tornar a comunicação corporativa ainda mais atualizada e compatível com as tendências contemporâneas.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS