Como vender mais com templates de mensagens no WhatsApp

Os templates de mensagens do WhatsApp melhoram a relação com os clientes, geram novos, fidelizam e aumentam as vendas. Saiba mais aqui!

Conheci Carlos * durante uma visita a uma nova concessionária de carros em Buenos Aires, no bairro de Belgrano, há quase um ano e meio atrás.

* Por uma questão de confidencialidade, decidi mudar o nome real dessa pessoa, ele não se chama realmente Carlos.

Já me haviam falado dele muitas vezes. O vendedor com o melhor desempenho de toda a empresa! Ele vendia até duas ou três vezes mais do que seus companheiros já há mais de um ano, e ninguém chegava nem perto dele.

Eu decidi visitá-lo pessoalmente e entender o que Carlos tinha que o fazia trabalhar melhor do que o resto!

Para ser honesto, a primeira impressão que tive foi bastante decepcionante. Mas acabou sendo simpático e aberto. Convidou-me a sentar ao seu lado para me mostrar o que fazia no seu dia-a-dia para “ganhar” (em suas próprias palavras) dos outros consultores de vendas.

A primeira coisa que aprendi com Carlos é que não é a mesma coisa trabalhar uma lista de clientes que pode ser contada nos dedos, que ter que fazer malabarismos com centenas ou milhares de pessoas para vender.

Isso é ainda pior quando você começa a receber clientes por meios digitais.

As coisas saem do controle e custa muito oferecer o tratamento personalizado que você gostaria de dar a cada um deles. 

Mas não para Carlos.

Ele encontrou a fórmula para vender pelo WhatsApp: é uma máquina de acompanhamento com modelos (mensagens pré-definidas). Carlos me demonstrou como, usando essas mensagens, ele conseguia administrar um portfólio de até 300 clientes de modo paralelo e fechar mais vendas do que seus colegas.

Para ele isso é como uma brincadeira, curte isso e se diverte muito.

E, além disso, vende mais!

Compartilho aqui algumas das dicas que ele me deu e que acho que você pode aproveitar em seu próprio processo comercial, independentemente de você vender um produto diferente:

1) Crie suas próprias mensagens para as situações mais frequentes de uso.

 A primeira coisa que Carlos me ensinou é que antes, na maior parte do seu tempo, ele respondia 4 consultas muito parecidas:

  • Saudações iniciais para as consultas web (breve apresentação)
  • Lembretes para visitas agendadas
  • Acompanhamentos com clientes aos quais queria vender para saber se eles desejavam comprar
  • Mensagens a enviar logo após chamadas perdidas

Para evitar perder tempo com essas situações que se repetem habitualmente todos os dias, Carlos encontrou uma técnica muito simples para vender pelo WhatsApp:  montou seus primeiros 4 templates e começou a usá-los o tempo todo.

2) Mantenha-se humano! 

Outro elemento primordial que aprendi com Carlos é que ele tenta garantir que os clientes não sintam a diferença entre uma mensagem “real” e um de seus modelos.

Para isso, escreve-os de maneira amigável e tenta ser muito breve. (Segundo o que ele diz, os clientes odeiam mensagens longas e sentem que você está deixando eles de lado, enviando um monte de informação que não lhes é útil).

3) Certifique-se de poder enviar os templates o mais rápido possível 

Carlos também me mostrou a importância da velocidade.

Normalmente, gerencia um portfólio de 300 ou mais clientes, e a única maneira que encontrou para se comunicar com cada um deles é fazendo isso muito rápido!

Vamos fazer contas. Por exemplo, se você levar 30 segundos para escolher e colar um modelo, e estiver contatando 100 clientes de sua lista todos os dias, você demoraria quase uma hora por dia apenas copiando e pensando mensagens. Nem pensar!

Agora, se nessa mesma tarefa você levar 5 segundos por cliente, você poderia despachar essa mesma base em menos de 10 minutos.

Esse é um jogo de números, onde a perseverança é muito importante, mas também a velocidade!

4) E economize tempo comunicando novidades!

Por fim, outro dos momentos em que os modelos podem ser muito úteis é na hora de comunicar a seus clientes mudanças recentes que podem ajudar você a vender mais. Lançamentos de novos produtos / serviços, promoções por tempo limitado ou um produto que você tem em estoque, são exemplos de mensagens que podem ser muito valiosas para seu cliente e que podem ser decisivas na hora de fechar a venda.

Mas tenha cuidado! Se você enviar comunicações massivas a toda sua base de clientes, você se tornará irrelevante e certamente será marcado como mensagem indesejada (spam) no WhatsApp. 

Escrito por

Nahuel Gomez