Entenda Como usar o WhatsApp para Delivery

Você tem um restaurante ou supermercado? Clique aqui e saiba como o WhatsApp pode ser a solução para sua empresa.

Como você sabe, os aplicativos de entrega cobram cerca de 30% de comissão em cada compra que seus usuários fazem, resultando em que você também tenha que aumentar seus preços para ser rentável.

Além disso, muitas vezes esses aplicativos pedem que você faça promoções para divulgar seu produto. Em contrapartida, se você não realizar promoções, sua empresa perde visibilidade nos aplicativos.  Para os usuários, o desconto é atrativo, mas para empresas não é rentável.

Como Utilizar O Whatsapp Para Delivery

1- Promova o WhatsApp Business em todos os lugares!

Você deve promover seu WhatsApp Business em todas as plataformas que você tenha, para que seus clientes escrevam para você e, desse modo, você possa expandir sua base de contatos. Algumas ideias:

  • Coloque-o em seu site. É importante que você faça isso com um botão de WhatsApp que apareça muito claramente em seu site.
  • Espalhe-o pelo Facebook e Instagram.
  • Peça a seus clientes para salvá-lo diretamente em seus contatos.
  • Use sinalização com seu número.
  • Distribua panfletos.

2- Crie listas de transmissão

O WhatsApp tem uma funcionalidade muito simples para criar listas de transmissão, mas tenha cuidado! Se você enviar essas mensagens intrusivamente ou para clientes que não estão em sua lista de contatos, você pode ser considerado como spam pelo WhatsApp… e sua conta será suspensa. 

3- Valide sua conta no WhatsApp Business.

Uma conta validada (com o sinal verde do WhatsApp) dá mais seriedade a sua empresa, para que seus clientes confiem que receberão o produto que encomendam, conforme o solicitado.

Aplicativos para delivery pelo WhatsApp

Na Internet você poderá encontrar algumas soluções tecnológicas que prometem ajudar você com o delivery pelo WhatsApp. Sem dúvida, em muitos casos, são aplicativos que têm funcionalidades projetadas para delivery, mas há uma desvantagem: nem sempre são aplicativos oficialmente integrados ao WhatsApp!

E em que isso me prejudica?  Como o WhatsApp detalha em suas políticas, provedores independentes não autorizados que oferecem serviços com este aplicativo de mensagens o fazem em violação de seus Termos de Serviço.

 Se você trabalhar com um desses aplicativos, você pode ser bloqueado em algum momento e ficar impossibilitado de enviar mensagens a seus clientes, ou pior ainda, sua conta pode ser suspensa.

 O sistema definitivo para delivery pelo WhatsApp

 E se eu lhe dissesse que há um software que:

  • É oficialmente autorizado pelo WhatsApp (então você não corre o risco de sua conta ser bloqueada).
  • Facilita o envio de mensagens automáticas com informações relevantes para centenas de contatos por dia (novamente, sem riscos).
  • Permite que você desenvolva botões de WhatsApp em seu site, sem ter que saber como programar e de graça!
  • Não cobra comissão pelos produtos que você vende.
  • Oferece relatórios sobre as conversas que você tem com seus clientes (tempo de resposta, mensagens enviadas, duração da conversa, classificação de assessores e muito mais).

Esse sistema é Zenvia Conversion, o primeiro CRM para o WhatsApp, que oferece todos esses benefícios.

WhatsApp automatizado para delivery

Zenvia Conversion é o chatbot que permite que você responda, distribua e avalie clientes que entram em contato com você através do WhatsApp.

Você pode oferecer-lhes o seu menu para que eles escolham o que mais gostam. Ou a forma de pagamento. Ou mesmo dar a eles um número de pedido. O que você preferir! Com o Zenvia Conversion você decide como personalizar seu chatbot.

Escrito por

Nahuel Gomez