Como usar mensagens SMS no setor de rastreamento e logística

O uso de mensagens SMS vem melhorando os processos nas mais diversas áreas de atuação. Ela permite ações mais precisas, velozes e seguras, fazendo com que os setores funcionem de uma forma muito mais eficiente.

Dentro desse contexto, o SMS surge como canal de comunicação e aparece como uma alternativa excelente para as empresas que utilizam esse serviço. Existem diversos benefícios na utilização de mensagens de texto, especialmente quando falamos de logística e distribuição.

Quer aprender um pouco mais sobre o tema e descobrir as grandes vantagens do uso do SMS no setor de rastreamento e logística? Então não deixe de ler o artigo que preparamos para hoje. Confira:

Aviso de violação de rotas
Um dos principais usos do SMS para monitoramento no setor de rastreamento e logística é no aviso da violação de rotas. Se os seus colaboradores têm um roteiro pré-definido, com um caminho que deve ser traçado para que a entrega seja feita com mais eficiência e economia, você pode receber uma notificação caso ele esteja seguindo uma rota imprevista ou não localizada. Isso ajuda a deixar o serviço mais seguro e evita que os veículos sejam utilizados de forma indevida.

Informações sobre horários e local de entrega
O SMS também pode ser muito útil para que você tenha mais precisão em suas entregas. As mensagens de texto podem alertar a respeito da data e horário de entrega, além de confirmação do local.

Alerta de excesso de velocidade
As cidades estão cada vez mais controladas por lombadas eletrônicas e radares de velocidade, e isso não é à toa. O número de acidentes é alto e qualquer empresa que lide com uma frota precisa estar atenta à maneira com a qual seus motoristas estão dirigindo, pois isso pode gerar multas e colocar as cargas, o veículo e o próprio colaborador em risco. Dentro desse contexto, o SMS para rastreamento e logística pode ser muito útil, pois registra o número do carro e o momento em que ele violou uma regra de velocidade, facilitando o controle por parte do responsável pelo setor.

Disparo de botão de pânico
O número de assalto a veículos e cargas é extremamente alto, especialmente quando tratamos de produtos de mais valor. Por essa razão, todos os dispositivos que ajudarem a deixar a frota mais segura devem ser levados em consideração. O SMS também é útil nesses casos, pois ele permite que chegue na tela no aparelho celular o aviso de disparo de botão de pânico por parte do funcionário, o que facilita a tomada das providências cabíveis.

Pesquisa de satisfação do cliente
Outra aplicação muito interessante para o SMS é na pesquisa de satisfação do cliente referente ao contato prestado. Após a entrega, é possível permitir que o seu público responda, por meio do celular e de forma gratuita, o que ele achou do serviço. Com isso, você é capaz de conhecer melhor como o seu negócio está sendo visto pelo consumidor e até realinhar estratégias ou recompensar aqueles profissionais mais bem qualificados.

Essas são apenas algumas das formas de utilizar as mensagens SMS no setor de rastreamento e logística. Essa ferramenta simples pode ser altamente eficaz e ajudar na melhoria dos serviços, tornando-os mais eficazes e seguros.

E você? Conhece outras vantagens do uso do SMS no setor de rastreamento e logística? Compartilhe suas ideias nos comentários!

Leia Também:

Escrito por

Zenvia