Como ter múltiplos usuários no WhatsApp Business?

Saiba como é possível criar uma conta comercial do WhatsApp com múltiplos usuários mas com o mesmo número e um só aparelho celular.

Conta comercial do WhatsApp com múltiplos usuários como é possível? Descubra neste post.

Para realizar os atendimentos, sua equipe, provavelmente, utiliza o WhatsApp Business, visto que hoje, 97% da população tem o aplicativo baixado no aparelho celular. Sendo o Brasil, o segundo maior país em número de usuários, ficando atrás apenas da Índia. 

Contudo, utilizar apenas o WhatsApp Business como ferramenta de atendimento, acaba não sendo suficiente para suprir todas as demandas de uma empresa, principalmente, pelo fato do aplicativo oferecer apenas uma conta única para todos os atendentes, gerando confusão e falta de produtividade na equipe. 

Mas, felizmente, existe uma solução para este problema — criar uma conta comercial do WhatsApp com múltiplos usuários ou atendentes. Dessa forma, o atendimento da sua empresa vai ficar muito mais ágil, organizado e profissional. 

Quer saber o que você precisa para solucionar este problema? Continue acompanhando.

O que é o WhatsApp Business?

Primeiramente, vamos entender como funciona o Whatsapp Business:

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito que foi criado para atender às necessidades das empresas. Com o aplicativo, fica mais fácil se comunicar com os clientes, divulgar produtos e responder a perguntas dos possíveis clientes ou realizar atendimento com quem já é cliente. 

Essa conta comercial se diferencia da conta pessoal por permitir que donos de negócios incluam uma pequena descrição, seu segmento, dias e horários de atendimento, localização no mapa, e-mail para contato e link do site.

O aplicativo também tem uma ferramenta de respostas instantâneas de saudação e de ausência, que garantem facilidade na comunicação com os clientes. Com o uso de mensagens personalizadas e automáticas, a abordagem inicial entre empresa e cliente fica mais rápida.

Outro recurso importante são os relatórios, que possuem o número de mensagens entregues, lidas, recebidas e enviadas, o que pode ser útil para acompanhar as campanhas de marketing.

Como baixar o Whatsapp Business:

Passo a passo para criar uma conta comercial no WhatsApp Business:

  • Primeiro, é necessário baixar o app na Google Play Store ou na App Store;
  • Abra o aplicativo e aceite as permissões necessárias;
  • Forneça o número de telefone da sua empresa e toque em “Avançar”;
  • Autorize ao WhatsApp a ter acessos às mensagens SMS, assim, ele confirmará rapidamente o código de verificação enviado;
  • Adicione o nome da sua empresa e uma foto de sua preferência. Vale lembrar que o nome não pode ser alterado, portanto, confirme os dados antes de prosseguir;
  • Em “Configurações”, é possível acrescentar e editar informações da empresa;
  • Adicione uma pequena descrição do negócio, defina a localização no mapa,horário de atendimento, e-mail para contato e link de acesso ao website;
  • Prontinho! Sua conta comercial no WhatsApp Business foi criada.

Como ter múltiplos usuários no WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um canal que ao longo do tempo irá se tornar um dos mais importantes para as empresas que buscam relacionamento com seus clientes. 

Dessa forma, para não precisar comprar um celular novo ou um chip para cada setor ou atendente da sua empresa, você precisa saber como utilizar a conta comercial do WhatsApp com múltiplos usuários.

Para ter um número de WhatsApp com múltiplos usuários você vai precisar:

Centralizar toda a demanda de clientes em apenas um atendente no WhatsApp é praticamente impossível. No momento em que a sua empresa começa a crescer, a demanda de clientes e leads interessados deve seguir o mesmo ritmo de crescimento, e sua empresa precisa estar preparada para esse fluxo de atendimento. 

53% das pessoas não entram em contato com uma empresa que não tem número de WhatsApp

Para resolver este problema e centralizar toda a demanda de atendimento em um único lugar e com um único número de telefone, é necessário o uso do WhatsApp Business API, fornecido pela plataforma da ZENVIA, parceira oficial do WhatsApp. 

Um número, em apenas um aplicativo, para diferentes atendentes e setores. Assim, todos seus clientes serão atendidos, sejam eles prospects interessados ou clientes com dúvidas técnicas. 

Na plataforma ZENVIA integrada ao API do WhatsApp, você consegue ter acesso a diversas funcionalidades que com certeza facilitarão a organização do seu atendimento.

Confira as vantagens de utilizar a ferramenta: 

  • Organização dos atendimentos: assim que o cliente solicitar atendimento, ele será direcionado para uma única plataforma, dessa forma, os atendentes não precisam ficar logando no WhatsApp Web ou cada um com um celular.
  •  Divisão por setores: conforme vão chegando os contatos interessados, é possível fazer um filtro inicial para definir quem são os curiosos, possíveis clientes ou clientes. Facilitando assim, a distribuição dos contatos para os setores corretos;
  • Relatórios gerenciais: Atendendo todos os clientes em uma única plataforma facilita para o gestor analisar as métricas necessárias para melhoria na performance dos atendimentos, como: qual o número de conversas em aberto, quantas mensagens foram enviadas, quantas mensagens foram recebidas e muito mais. 

Além disso, é possível utilizar o WhatsApp Business Web em vários computadores, permitindo atendimentos simultâneos, favorecendo a escalabilidade do negócio.

Na plataforma multicanal da ZENVIA, além do WhatsApp, possuímos integração com diversos outros canais, como: SMS, Voz, Web Chat, E-mail, Messenger, Instagram, RCS e mais.

Por que sua empresa precisa de múltiplos usuários no WhatsApp Business?

Imagina várias pessoas, de setores diferentes, utilizando o mesmo aparelho celular com o WhatsApp da empresa? Essa simples situação pode comprometer toda a operação de atendimento e vendas, pelo simples fato de que será impossível identificar quem atendeu quem.

Além disso, uma das coisas mais importantes, como já citamos anteriormente, são as métricas. Quando sua empresa faz o uso incorreto do WhatsApp Business, você não consegue coletar dados como o nome do atendente, a duração da conversa e se o cliente ficou sem resposta ou não. Como medir a qualidade do seu atendimento sem essas informações?

Muitas empresas acabam perdendo dinheiro, porque acham mais fácil comprar um celular para cada atendente, gerando desconfiança para o cliente (que será atendido cada dia por um número ou pessoa diferente) e um aumento no custo com contas telefônicas para manter o número ativo.

De forma resumida, são muitos benefícios de utilizar o WhatsApp Business com múltiplos usuários, mas os principais são:

Banner de gerador de Link do WhatsApp rápido e fácil Zenvia

A redução de custos, já que não precisa comprar diversos aparelhos celulares para cada uma das pessoas do time, além disso, não precisará mais comprar chips e gastar com recargas;

Coletar métricas relevantes para cada um dos números e ter um controle maior em relação a equipe de atendimento, comercial e suporte da sua empresa.

Não é porque o WhatsApp é um aplicativo simples de conversa que o seu atendimento também precisa ser. A conta comercial do WhatsApp + integração com a ferramenta correta, como a ZENVIA, vai fazer sua empresa se destacar. Saiba como podemos ajudar, clicando aqui.

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.