Como planejar um programa de fidelidade de sucesso!

Com um mercado tão competitivo como o dos dias de hoje, todas as boas estratégias para atrair e fidelizar clientes são válidas para uma empresa que anseia melhores resultados. Diante desse contexto, saber como planejar um programa de fidelidade de sucesso é fundamental.

Seguindo alguns passos simples, você pode montar uma ação altamente efetiva, deixando o seu público próximo do seu negócio.

Confira, então, o conteúdo que preparamos a seguir e conheça algumas dicas indispensáveis para fazer isso. Acompanhe!

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para planejar um programa de fidelidade de sucesso é conhecer o seu público-alvo. Isso ocorre porque são essas informações que orientarão, acima de tudo, o tipo de benefício que vai oferecer. Se você já atua no mercado há algum tempo, pode utilizar a sua base de dados.

Já no caso de ser iniciante no seu segmento, você pode optar por pesquisas com perguntas bem direcionadas ou até pela adoção de um software de gestão, que vai contribuir para você ter mais conhecimento e fazer as ofertas de vantagens de maneira específica e segmentada, para o consumidor certo.

Escolha os benefícios

Com um conhecimento de causa maior, você pode partir para a escolha dos prêmios ou dos benefícios que vai oferecer. Isso deve ser feito levando em conta especialmente duas variáveis: o que o seu cliente deseja receber e o que o seu empreendimento pode proporcionar sem que isso mine suas margens de lucro.

Um dos melhores aspectos dessa estratégia é que, muitas vezes, você pode ter excelentes resultados ao disponibilizar pequenas vantagens, como descontos e abatimentos discretos. Outra ideia interessante é presentear com produtos que você tenha em estoque ou artigos que já consegue adquirir por bons preços com os seus fornecedores.

Estipule um regulamento

Agora é hora de estipular as regras do programa de fidelidade. É primordial que você seja claro e não coloque empecilhos diante do cliente e dessa estratégia, pois isso seria um convite à desistência. Lembre-se de que, ao criar essas normas, o seu objetivo deve ser descomplicar e estimular a adesão do seu público.

Tente ser claro e objetivo, sem muitas minúcias difíceis de entender ou diversos campos de formulário para preencher. Uma forma inteligente de fazer isso é apostando no desenvolvimento de um site que explique o regulamento, com informações como validade, acúmulo de pontos e resgate. Tudo isso em uma interface ágil e simples.

Estimule a participação no seu programa de fidelidade

Por fim, depois de definir todos os critérios do seu programa de fidelidade, é hora de estimular a participação dos seus clientes. Se o seu orçamento permitir, você pode fazer um lançamento exclusivo, por exemplo, convidando os clientes mais assíduos para um evento ou uma festividade de estreia.

Outro ponto crucial é o uso do marketing. Você certamente terá melhores resultados se utilizar o envio de SMS, as redes sociais, o site da empresa e um bom mailing para divulgar e informar periodicamente sobre os prêmios e vantagens oferecidos, garantindo, assim, a sustentabilidade da ação e fidelizando novos clientes.

E agora, pronto para planejar um programa de fidelidade de sucesso? Gostou do conteúdo? Então confira também o nosso artigo sobre como Fazer Campanhas de Marketing de Baixo Custo!

Escrito por

Zenvia