Como ganhar mais agilidade no setor bancário com o uso de SMS

A utilização do SMS no setor bancário é uma forma de proporcionar mais segurança e agilidade em transações. Esse meio de comunicação é extremamente prático e efetivo em uma sociedade em que praticamente todos os clientes têm acesso ao telefone celular.

Com as mensagens de texto, um correntista consegue facilmente saber seu saldo e limite de cartões, além de receber comprovações instantâneas de saques e compras no débito ou crédito. Para os bancos, essa facilidade representa uma tremenda economia operacional.

Neste artigo, explicaremos melhor como o SMS no setor bancário pode, com um custo baixo, ser um canal direto de comunicação entre instituições financeiras e clientes. Confira!

Aplicações do SMS no setor bancário

SMS é uma forma de comunicação rápida, direta e extremamente objetiva. A grande vantagem é que, como o telefone celular é um dispositivo de acesso pessoal, o SMS pode ser utilizado para a transmissão de dados sensíveis, como o saldo bancário da pessoa, o seu limite de crédito pré-autorizado e até mesmo os valores de faturas de cartões.

Esses dados podem ser requisitados pelos clientes, enviando, por exemplo, a palavra SALDO para um número determinado pelo banco, como também podem ser enviadas em uma periodicidade mensal ou semanal para os correntistas.

As mensagens de SMS também são usadas para fortalecer a segurança das operações. Sempre que um saque ou transferência for realizado, o cliente pode receber uma notificação por mensagem identificando a movimentação.

Isso permite que qualquer atividade suspeita na conta seja detectada imediatamente, agilizando a reação tanto do cliente, que vai descobrir o acesso não autorizado, como do banco, que pode tomar as medidas cabíveis assim que for informado.

E claro, o SMS também pode ser usado para o recebimento de comprovantes de compras feitas nos cartões de crédito e de débito. Além da mesma vantagem relativa à segurança, com a mensagem de texto gravada no telefone fica mais simples fazer o controle financeiro.

Economia para bancos, comodidade e segurança para clientes

Para um banco, a utilização de uma plataforma de envio de SMS pode significar muita economia em seus processos. Os clientes precisarão ir menos às agências, reduzindo filas e a carga de trabalho dos caixas. E como existe uma transparência maior de informações, o volume de ligações para os telefones da instituição financeira também serão menores.

Outra vantagem está no reconhecimento mais rápido de fraudes. Golpes podem sair caro para um banco, mas se o cliente consegue perceber algo de errado e emitir um alerta, as providências podem ser tomadas com antecedência para minimizar o prejuízo.

Para os clientes, as mensagens significam menos tempo desperdiçado em filas ou espera telefônica. Como as informações mais simples que podem ser transmitidas por SMS também são aquelas mais usuais no cotidiano das pessoas, essa tecnologia traz muita praticidade.

Agora que você já sabe da praticidade do SMS no setor bancário, entre em contato e entenda melhor sobre como implementar esse serviço em sua instituição financeira.

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia