Como funciona o SMS?

A origem:

O primeiro SMS (Short Message Service) foi enviado a partir de um celular em 3 de dezembro de 1992, pela operadora Vodafone, no Reino Unido, com o conteúdo de Feliz Natal. No Brasil, o serviço começou a ser utilizado pelas operadoras em 2001. Desde então, a tecnologia só vem crescendo.

Apesar da popularização do SMS, pouca gente sabe o que se passa por trás dessa tecnologia e como funciona o SMS. Por isso, nós vamos ajudar.

Os celulares sempre se comunicam e trocam informações por um canal de controle, que fornece um caminho para que as mensagens sejam transmitidas. Quando um SMS é enviado, ele passa pela torre (ERB), chega a uma plataforma, para, posteriormente, chegar a sua mão, seu destino final.


Nas empresas:

Quando uma empresa quer enviar SMS para seus colaboradores ou clientes, ela utiliza soluções de empresas como a Zenvia, que faz o meio de campo com as operadoras e ainda ajuda quem quer enviar um SMS a descobrir a melhor forma, conteúdo e momento.

Existem diversos meios de enviar SMS, desde sistemas específicos para isso (com acesso pela web), até sistemas de gestão, CRM, ERP, etc., desde que tenham integração com alguma plataforma de SMS como a nossa.

É essencial que o gerenciador de envio esteja conectado às bases da ABR Telecom, para que se possam identificar casos de portabilidade, direcionando as mensagens para a operadora correta. Outro item essencial é o acesso ao plano de numeração fornecido pela ANATEL apenas às empresas homologadas, que permite a correta validação de um número, indicando se ele é mesmo um celular válido ou não.

Quem utiliza sistemas de envio pela web só precisa disponibilizar sua base de dados com os números de celulares de seus contatos, criar o conteúdo da mensagem, escolher o horário em que quer que a mensagem seja enviada e acompanhar o status nos relatórios de envio, ou seja, saber o que aconteceu com o SMS enviado.

Zenvia, mais simples do que você imagina!

Leia Também:

Escrito por

Zenvia