Como fidelizar clientes? Confira algumas dicas e estratégias para manter seus clientes engajados

Como fidelizar clientes? A resposta para essa pergunta é profunda e pode mudar a maneira como você enxerga performance no negócio.

Fidelizar os clientes se tornou regra em um mercado tão competitivo como o atual. 

As vantagens da fidelização  são muitas, e por meio dela é possível constituir uma marca sólida, com alta performance e bons indicadores. 

Mas, por existirem tantos concorrentes, se destacar no mercado não é uma tarefa tão fácil e requer planejamento estratégico. 

Neste post, você aprenderá como planejar uma estratégia para conseguir fidelizar seus clientes da melhor forma. 

Continue a leitura nos próximos minutos para saber mais!

O que significa fidelizar os clientes?

Primeiro de tudo, é importante fazer uma breve introdução à fidelização. 

Afinal, o que significa fidelizar clientes?

Fidelizar clientes é um processo de encantamento que envolve marca e cliente. 

Clientes fiéis à marca são aqueles que compram dela não pelos baixos preços ou promoções, mas, sim, pela qualidade dos produtos e do serviço e pela experiência atrelada a eles. 

Para que o cliente chegue a esse patamar, é preciso que tenha experiências positivas com a marca, que o deixam verdadeiramente encantado e satisfeito. 

Muitas empresas de sucesso, como a Apple, comprovam que a fidelização de clientes é uma estratégia muito eficiente e traz resultados promissores para a marca.

Ter defensores e promotores da marca, que fazem marketing boca a boca sem nenhum incentivo monetário, deve ser o objetivo de toda empresa.

Mas, afinal, como conseguir defensores e promotores para a marca? Ou, melhor, como fidelizar clientes?

Como fidelizar clientes?

Você deve ter em mente que a fidelização de clientes só ocorre se todas as áreas da empresa colaboram para tal objetivo. 

Sua empresa deve ter processos eficientes, rápidos e próximos ao cliente. As necessidades do cliente podem servir como guia estratégico para todo o negócio. 

Dessa forma, é possível construir um relacionamento com o cliente mais profundo e duradouro, que colabora significativamente para sua fidelização. 

Confira algumas boas práticas que sua empresa pode ter para fidelizar mais clientes. 

Práticas para fidelização de clientes

As seguintes práticas vão te ajudar a iniciar o processo de fidelização em sua empresa de forma mais eficiente. 

Excelência no atendimento 

Alcançar excelência no atendimento deve ser prioridade para seu negócio. Um atendimento de qualidade é, muitas vezes, o que diferencia uma empresa de sucesso das outras. 

É importante estar sempre atento em relação a como seus clientes estão sendo atendidos e procurar otimizar esse processo sempre que possível. 

Escutar o que o cliente tem a dizer já proporciona uma boa visão para criar um cenário ideal de atendimento na empresa. 

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade, como cartão-fidelidade, cashback e plataformas de descontos exclusivos, são muito utilizados por grandes empresas para retenção de seus clientes.

Apesar de trazer bons resultados, os programas de fidelidade sozinhos não necessariamente fidelizam os clientes, mas podem prendê-los à marca.

Isso acontece porque, em programas de fidelidade, muitos clientes esquecem da marca e continuam apenas pelos benefícios e promoções, não por sua valorização da marca em si. 

Mas ter programas de fidelidade em conjunto com outras práticas, como um bom atendimento, pode, sim, trazer ótimos resultados. 

Integração entre as áreas

Outra prática essencial para fidelizar clientes, já citada em tópicos anteriores, é a integração entre as áreas da empresa.

Manter a identidade da marca em todos os seus processos é essencial para que os clientes identifiquem-se com ela e possam fidelizar-se. 

Essa integração deve ocorrer para que todos os processos operacionais sejam voltados para a satisfação dos clientes e tenham padrões operacionais, para que o cliente sinta-se confortável com a marca.

Feedbacks

O feedback é muito importante para saber se a estratégia de fidelização está realmente funcionando. 

Portanto, uma boa prática para a empresa é manter um fluxo para conseguir feedbacks constantes dos clientes, para que, dessa forma, consiga adaptar seus processos e entregar o melhor valor possível. 

Modelo básico para fidelizar os clientes

Um modelo bastante utilizado por empresas para traçar uma estratégia de fidelização consiste em perguntas cruciais, que vão dar direcionamento à estratégia. 

São elas:

  • Quem é o cliente? Definir características demográficas, comportamentais, psicográficas e geográficas do cliente com que você trabalha no negócio. 

Entender seu cliente é muito importante para atendê-lo da melhor forma possível e conquistá-lo .

  • O que ele quer? Com base no perfil do cliente, é possível identificar suas necessidades e seus desejos, e como você pode ajudá-lo com isso. 
  • Como vender para ele? É essencial definir quais canais serão utilizados para abordar o cliente. 

Os canais devem ser adequados ao perfil do cliente e a abordagem também deve ser com base em sua linguagem e estilo de vida. 

  • Quando ele quer? Após responder às outras perguntas, é mais fácil identificar o melhor momento para abordar o cliente, ou seja, quando sua necessidade vai realmente se manifestar e ele precisará de seus produtos ou serviços. 

São perguntas simples, mas que realmente ajudam na criação de um relacionamento profundo com o cliente.  

Lembre-se de sempre inovar e buscar as alternativas mais eficientes para o cliente!

Visite também o post sobre atendimento personalizado, onde você aprenderá mais sobre como proporcionar um ótimo atendimento através da customização. 

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.