Como fazer relatórios de performance para atendimento e marketing?

Muitos empresários cometem o erro de não avaliar os resultados obtidos em suas atividades, e, por não terem relatórios de performance, a empresa pode ter resultados abaixo do esperado.

Essa análise permite que o empreendedor possa, de forma detalhada, verificar os resultados obtidos em cada atividade. Seja no atendimento ao cliente, seja nas campanhas de marketing, ao analisar os indicadores, você pode saber o quanto a estratégia está sendo efetiva.

Você está atento à performance em seus processos? Veja abaixo como tirar melhor proveito de forma correta!

Entenda os benefícios do relatório de performance

O empreendedor que busca melhorar os resultados do empreendimento deve usar os dados obtidos nas ferramentas para analisar em quais estratégias não têm gerado o retorno esperado.

Dessa forma, você pode, junto com a sua equipe, corrigir não só os problemas do atendimento ao cliente, por meio de pesquisas de satisfação, mas também criar campanhas de marketing mais eficientes para atrair o público correto simplesmente mudando a forma de conversar com o público.

Saiba como analisar

Para ter uma ideia mais clara sobre o assunto, veja abaixo alguns indicadores para você medir a performance dos processos em sua empresa!

CAC

A sigla para “Custo de Aquisição de Cliente” mede o quanto foi investido em sua campanha de marketing dentro de um período específico.

CAC = investimento em marketing / clientes adquiridos

No primeiro elemento, em “investimento em marketing”, você deve mostrar o valor investido na campanha dentro de um período. Em “clientes adquiridos” coloque o número de clientes obtidos pelos anúncios.

Com o resultado em mãos, você saberá o quanto cada cliente custou para a campanha. Para saber se a estratégia foi eficiente, o valor obtido da fórmula deve ser o mais próximo do zero possível.

Retenção de clientes

fidelização de clientes é um dos processos mais lucrativos para o empreendimento, se feito de maneira eficiente. Isso ocorre por conta da maior facilidade de vender um novo produto para clientes antigos da companhia, pois já confiam em sua marca.

O processo se torna menos desgastante comparado a conquista de um novo cliente, que dificilmente comprará algo de você logo na primeira oferta.

De acordo com Philip Kotler, a aquisição de um novo cliente chega a custar de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual. Para medir o quanto a sua empresa está performando, você deve considerar o seguinte cálculo:

CRR = (Total de clientes – quantidade de clientes perdidos) / Total de clientes

CRR é o valor obtido do cálculo, a quantidade de clientes fidelizados.

Já o total de clientes são as pessoas que já compraram e mantém contato com a sua empresa, sempre demonstrando interesse em adquirir novos produtos. Por outro lado, os clientes perdidos são aqueles que fizeram uma compra, mas nunca retornaram.

Com o resultado em mãos, quanto maior for o valor, menor é a necessidade de buscar novos clientes, pois os atuais já trazem um grande retorno para você.

ROI

É o retorno sobre o investimento. O cálculo mostra o quanto a empresa faturou (incluindo perdas e ganhos) comparado ao quanto foi investido.

Para calcular o ROI, use a seguinte fórmula:

ROI = (receita líquida / valor investido) * 100

Explicando os termos, a receita líquida é o valor faturado no período descontando quaisquer custos, seja da própria empresa, seja no valor gasto para produzir o produto.

O valor investido é a quantia investida nas campanhas de marketing para promover o produto. E o “100” é a multiplicação para mostrar o valor fora da porcentagem.

Depois de realizar os cálculos, o empreendedor tem uma visão mais detalhada dos processos feitos em sua companhia. Dessa forma, ele pode identificar não só os pontos a melhorar, como replicar os resultados positivos obtidos nos processos.

A análise dos dados acima é fundamental para um empreendimento bem-sucedido. Muitas empresas cometem o erro de não medir os resultados obtidos, assim, é natural ter a frustração por não conseguir atrair novos clientes ou falhar na oferta de um novo produto para o antigo cliente.

E você? Está atento aos indicadores acima? Para dar continuidade ao assunto, veja o nosso artigo que preparamos para verificar como anda o seu atendimento com os clientes.

Leia Também:

Escrito por

Zenvia