blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
como-estruturar-uma-comunicacao-multicanal-eficiente-na-empresa.jpg

Como estruturar uma comunicação multicanal eficiente na empresa?

Nos dias atuais, o atendimento ao cliente é crucial para a experiência de compra e venda. Construir e manter uma boa relação com o consumidor permite atrair novos e bons clientes, além de fidelizar os existentes. A comunicação com o público é tão importante que falhar nesse quesito pode ser fatal. Por outro lado, investir em comunicação multicanal tem se mostrado um grande diferencial.

Ao longo deste artigo, vamos falar sobre a comunicação multicanal, como ela funciona e quais são os processos e investimentos necessários para o êxito de sua implementação. Boa leitura!

O que é comunicação multicanal e quais suas vantagens e desafios?

A comunicação na era digital é muito mais rápida, ampla e diversificada. Os meios que já existiam foram aprimorados e novos outros surgiram, aumentando a conexão entre pessoas e empresas.

A comunicação multicanal nada mais é do que o ato de se comunicar utilizando as mais variadas plataformas. É uma forma não só de se relacionar com outros, no caso do relacionamento com o público consumidor, solucionando questões, mas também é parte integrante da estratégia de marketing.

No contexto atual, as pessoas estão presentes e conectadas em diversas plataformas: desde o tradicional telefone fixo, passando pelos smartphones com acesso à rede móvel ou Wi-Fi, incluindo as redes sociais, e-mails e aplicativos de mensagens, e mais recentemente as conversas automatizadas por robôs.

Dessa forma, uma das vantagens da estratégia multicanal é que ela alcança potenciais consumidores, melhora o desempenho da empresa, aumenta a presença da marca e maximiza o ganho de confiança e credibilidade por parte da clientela.

No que se refere aos desafios, vale lembrar que é preciso assegurar uma boa implementação e integração dos canais, a fim de facilitar o processo comunicativo e aproveitar todo o potencial das ferramentas.

Como estruturar a comunicação multicanal?

Confira, a seguir, excelentes dicas para estruturar a comunicação multicanal na sua organização:

Acompanhe a inovação dos canais

É de suma relevância que a empresa busque sempre inovar em relação aos processos, equipamentos e softwares utilizados para a comunicação nos diferentes canais. Para transformar e aprimorar essas plataformas, portanto, é necessário estar sempre atualizado.

Analise o público

Outro passo fundamental consiste em fazer um levantamento apurado sobre o perfil do seu público consumidor. É necessário compreender bem quem é a sua persona — a representação de seu cliente ideal —, suas preferências, desejos, dores e necessidades.

Assegure a integração plena e efetiva dos canais

Depois de efetuar a segmentação do público, você será capaz de saber em quais canais concentrar seus maiores esforços — como redes sociais, SMS, e-mail e chatbots. Mas não é só isso: você precisa garantir que todos os meios utilizados estejam devidamente integrados às suas estratégias de comunicação.

Produza conteúdo relevante

Uma estratégia multicanal realmente eficiente deve estar sempre ligada à produção de conteúdos úteis e relevantes para o seu público. Na maior parte das vezes, eles devem estar conectados ao serviço ou produto oferecido pela sua empresa.

Como obter resultados satisfatórios?

Para obter resultados satisfatórios com a comunicação multicanal, é preciso aliar o treinamento da equipe à melhoria e ampliação dos canais e a qualidade dos produtos e/ou serviços. Sem produtos de qualidade, não há base de sustentação para os processos comunicativos.

Se você deseja receber mais dicas sobre comunicação mobile e estratégias multicanal, assine nossa newsletter e fique sempre atualizado!

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS