Como diminuir fraudes no e-commerce com SMS Corporativo

De acordo com um levantamento feito pelo CyberSource há cerca de 3 anos, o valor dos golpes pela internet ao redor do mundo chega a impressionantes US$ 10 bilhões anualmente, o que evidencia que o aprimoramento dos sistemas de segurança das empresas não tem impedido a intensa atividade de cibercriminosos, o que compromete a credibilidade, sobretudo, do comércio eletrônico. Considerando este cenário, uma das mais recorrentes perguntas dos dias atuais é: como diminuir fraudes no e-commerce?

Embora os números do e-commerce continuem animadores no Brasil (o setor registrou, em 2014,crescimento de 24% em relação ao ano anterior), uma barreira para a entrada de novos consumidores no universo das compras online é justamente o risco de fraudes, especialmente a clonagem de dados de cartões de crédito e captura de senhas. Para além de realizar investimentos pesados em soluções de endpoint, criptografia e protocolos especiais para sua plataforma, uma solução muito mais simples e mais barata tem resultado significativo na queda do volume de fraudes pela internet: o SMS corporativo no e-commerce.

Mas o que SMS Corporativo no e-commerce tem a ver com segurança da informação?
Indiretamente, muito. Uma das grandes tendências adotadas com sucesso pelas maiores plataformas de comércio eletrônico do mundo — acompanhando o pioneirismo das instituições bancárias — é a implementação da autenticação de dois fatores em seus sistemas de acesso.

A autenticação de dois fatores é o acréscimo de uma camada de segurança no processo de login de um usuário em um determinado site. Imagine que um cliente queira acessar uma plataforma de moda online para comprar os presentes de natal para toda a família. O processo de compra da maioria das lojas virtuais funciona com a possibilidade de inserção de itens no carrinho, apenas após cadastro prévio, o que faz com que login e senha sejam requisitados antes da compra. A dupla autenticação utiliza essa brecha para enviar, pelo celular cadastrado no site, um PIN Code (código com caracteres alfanuméricos) que deverá ser digitado no site para confirmar a compra.

Perceba que a segurança da informação envolve a adoção de um sistema integrado de segurança, um sistema completo cross-channel.

SMS corporativo no e-commerce como alerta de compras suspeitas
Esse procedimento é usado com frequência, já há muitos anos, por operadoras de cartões de crédito. Existem sistemas automatizados de cruzamento de dados (Big Data) que se encarregam de comparar o histórico de compras do cliente, seu cadastro e outras informações que ligam a empresa ao consumidor, no intuito de verificar se há indícios de compras suspeitas. Em caso positivo, é enviado um alerta automático para o cliente, paralisando a compra até que ele confirme a autoria da transação (a resposta pode ser dada também por SMS).

SMS usado no tracking do pedido
Mas a utilidade do SMS corporativo no e-commerce não para por aí. Há ainda a possibilidade de fazer o chamado follow-up (também conhecido como “tracking” ou rastreamento), obtendo, por meio de mensagens curtas de texto, os dados da compra, o status e a confirmação de prazo de entrega. E toda essa assistência ao cliente é oferecida por baixo custo e excelente ROI (Retorno sobre Investimento). Nada mal, não? Portanto, tenha em mente que, diminuir fraudes no e-commerce com SMS é um processo simples e eficiente.

Viu o que seu e-commerce está perdendo por não ter uma especialista em mobilidade corporativa ao seu lado? Caso tenha ficado com alguma dúvida ou quer saber como conectar essa estratégia ao contexto de sua empresa, escreva para nós!

Escrito por

Zenvia