blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
como-criar-um-processo-para-encantar-o-cliente-com-5-dicas.jpg

Como criar um processo para encantar o cliente com 5 dicas

Ser bem atendido é o desejo de todo consumidor. Por isso, oferecer um bom atendimento é uma necessidade básica em qualquer negócio — e isso extrapola as premissas da boa educação. É preciso ter sensibilidade e conhecimento de várias técnicas para oferecer ao cliente todas as informações desejadas.

É assim que a empresa consegue encantar o cliente. E essa estratégia pode se transformar em diferencial competitivo e recurso estratégico para conquistar e fidelizar a sua base. Neste post, apresentamos algumas dicas para que sua empresa encante a clientela. Confira!

1. Cuide da equipe

A organização é feita de pessoas e são elas que interagem com o consumidor. É essencial, portanto, manter a equipe satisfeita, reconhecida, motivada, valorizada e bem treinada. Os profissionais buscam desenvolver suas capacidades para ter seu desempenho reconhecido. Se forem encantados pela chefia, vão encantar os clientes.

Quando a qualidade da interação com o público-alvo atinge um nível que garante a sua satisfação, o consumidor fica tentado a voltar a fazer negócios com a companhia — seja ela física ou virtual. Afinal, cada um de nós espera ser tratado com zelo, atenção e cuidado por quem nos atende.

A equipe de atendimento deve ser orientada sobre como abordar o cliente, como encantá-lo e como se comportar adequadamente e respeitosamente. Essas pessoas são o cartão de visitas do empreendimento, pois desempenham o papel mais crítico para que a experiência do consumidor seja agradável e positiva.

2. Conheça o cliente

Quando o consumidor chega àquele café que frequenta duas vezes por semana e é cumprimentado com um sorriso pelos atendentes, que o chamam pelo nome, certamente ele se sente bem recebido. Afinal, quem nunca se sentiu honrado ao entrar em um estabelecimento e ser reconhecido pela equipe?

Chamar o cliente pelo nome é uma maneira simples de fazer com que ele se sinta valorizado. Depois desse contato inicial, ele quer que suas demandas sejam atendidas. Logo, a equipe deve ter a capacidade de se colocar no lugar do comprador, para compreendê-lo e satisfazê-lo.

3. Ouça o cliente

Além de encantar o consumidor, a empresa precisa mantê-lo fiel à marca: afinal, é mais caro conquistar um novo cliente do que reter os existentes. Então, dê a oportunidade de o consumidor compartilhar suas opiniões. É importante saber o que ele pensa da organização.

Pergunte o que ele gosta e o que não gosta no produto ou serviço, o que ele mudaria e o que poderia melhorar, como foi sua experiência com a marca e assim por diante. A partir de todas essas informações, faça planos para aprimorar os seus produtos. Além disso, o consumidor deve saber que a opinião dele é extremamente importante para a empresa.

4. Tenha embaixadores

Seus colaboradores devem ser embaixadores da marca. Eles devem conhecer bem os diferentes produtos da empresa, mas não devem forçar o consumidor a comprá-los. Lembre-se que um bom atendimento tem relação com a confiança transmitida pelo funcionário.

Quando faz uma compra, o consumidor quer ter certeza de que está fazendo um bom negócio. É o profissional que atende deve fornecer essa segurança, demonstrando fatos, oferecendo provas e apresentando depoimentos de usuários e compradores satisfeitos.

5. Surpreenda a clientela

Forneça ao consumidor algo pelo qual ele não estava esperando: um brinde, um item personalizado, um cupom de descontos ou até um cartão de agradecimento. Isso vai fazer que você fique na memória dessa pessoa, por ter ido além do óbvio e superado suas expectativas.

Lembre-se, porém, de que o seu primeiro objetivo deve ser atender ao pedido do cliente. Afinal, não adianta pensar em ideias mirabolantes e não oferecer um atendimento encantador. Antes de mais nada, para que sua experiência seja a melhor possível, é essencial que seu desejo vire realidade.

Você já está preparado para encantar os consumidores da sua empresa? Quer outras dicas? Conheça o NPS, uma pesquisa de satisfação para usar estategicamente na sua empresa: Entenda o que é NPS e os seus benefícios.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS