blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
como criar um chatbot

Como criar um chatbot: guia para iniciantes

Criar um chatbot ainda pode parecer algo muito complexo para muitas pessoas, mas isso não passa de uma mera impressão. Com a ajuda da nossa plataforma, você consegue desenvolver um chatbot sem dificuldade, de uma maneira bem prática e rápida, buscando melhorar ainda mais a sua interação com o consumidor. Leia este post e descubra um passo a passo de como criar um chatbot.

Para entender melhor: o que são chatbots?

Cada vez mais o consumidor quer contar com uma interação maior com a marca. É exatamente essa a finalidade de um chatbot. Ele nada mais é que um robô que pode resolver dúvidas, fazer promoções, vendas, pesquisas, tracking de pedidos e cobranças, entre outras coisas, por meio de conversas inteligentes com o consumidor. Isso facilita muito o seu negócio.

Motivos para usar um chatbot

O chatbot pode melhorar muito os resultados do seu negócio. Saiba quais são os motivos para aderir o quanto antes a esse tipo de serviço:

  • Os chatbots não param de funcionar e atendem até 74% das dúvidas em apenas dois minutos;
  • 90% de processos corriqueiros são resolvidos por meio desse serviço;
  • 87% dos usuários classificam o chatbot como bom ou ótimo;
  • Esse serviço gera ainda mais engajamento e interação em campanhas.

Existem alguns pontos essenciais que você precisa saber antes de aderir a esse tipo de serviço. Conheça o que é necessário e descubra como criar um chatbot.

Como criar um chatbot grátis

Vale dizer que a Zenvia é a única empresa no Brasil que não cobra o projeto de chatbot, ou seja, você pode iniciar o seu sem pagar nada. Conheça os nossos planos (Trial, Professional e Enterprise) e escolha aquele que irá satisfazer as suas necessidades neste momento.

A Zenvia é uma plataforma de chatbot completa. Você pode criar as suas campanhas quando quiser e precisar. Com muita praticidade é possível criar conversas focadas em seus clientes e em suas estratégias, tudo de acordo com o seu negócio.

Saiba o que é preciso para criar um chatbot e melhorar os resultados da sua empresa:

Conheça o seu público-alvo

Como citamos no começo deste texto, os chatbots podem resolver dúvidas e até mesmo enviar informações que possam interessar diretamente o consumidor. Mas, para isso acontecer, é necessário conhecer a fundo quem é o público-alvo do seu negócio.

Nesse momento é importante que seja feita uma leitura sobre o consumidor, por exemplo: qual o tipo de linguagem utilizada por ele para se comunicar, o que ele espera do seu produto, quais as necessidades dele no momento, entre outras coisas. Essas informações precisam estar reunidas no momento em que for criar o seu chatbot.

Defina um propósito para o seu bot

Uma das coisas mais importantes no momento de criar um bot é ter claro o propósito desse serviço, ou seja, como ele vai ajudar o consumidor. Trace uma pequena estratégia de como será essa interação entre o usuário e o robô, se ele irá resolver um possível problema, se vai coletar informações para fazer promoções, se irá apenas solucionar dúvidas, entre outras coisas.

Pense sobre os diálogos

É muito importante fazer simulações de diálogos para cada tópico que pretende trabalhar com o bot. Pense em conversas objetivas e até mesmo naquelas que podem tomar rumos diferentes. Procure identificar maneiras de não deixar o usuário sem resposta.

Saiba qual o canal mais efetivo para o seu negócio

Facebook Messenger (saiba mais em Facebook Chatbot), WhatsApp, blog, outros aplicativos, são inúmeros os canais utilizados pelos consumidores. É necessário identificar aquele que é o mais eficiente para o seu negócio e implementar uma estratégia para que o chatbot seja efetivo no momento de conversar com o usuário.

Conte com a ajuda da Zenvia

Ao escolher o seu plano tudo fica bem simples e fácil, já que você consegue criar o seu chatbot em menos de 30 minutos. Oferecemos modelos de plataforma, nas quais é possível desenvolver um bot personalizado e com a cara da sua marca.

É possível utilizar as nossas ferramentas de automação de marketing e de chat. Porém, também existe a possibilidade de utilizar APIs e fazer integrações com os sistemas que você já está acostumado e utiliza em sua empresa.

Como criar um bot: melhore o seu negócio com a Zenvia

Um dos passos mais importantes para criar o seu chatbot é saber escolher a plataforma ideal. A Zenvia permite a criação do seu bot personalizado e facilita todo o serviço estratégico. Não deixe de conhecer e comparar os nossos planos, pois cada um atende a um determinado tipo de necessidade.

Conte com o nosso serviço sobre como criar um chatbot e comece a produzir o seu o quanto antes. Busque inovar sempre para melhorar o seu contato com o consumidor.

Tags: Chatbots

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS