Como criar um chatbot para o Instagram de graça?

Saiba neste artigo como criar um chatbot para responder a todas e cada uma das mensagens do Instagram sem perder tempo.

No Instagram, a interação social é uma das adições mais valiosas que você pode obter, por isso é importante que você não perca uma única mensagem. Aprenda neste artigo como criar um chatbot para responder a cada mensagem sem perder tempo ou recursos.

 

Por que incorporar um chatbot no Instagram?

O chatbot será um software que permitirá automatizar suas conversas e responder de forma mais rápida e eficiente. Se você possui um negócio ou uma empresa, um chatbot é uma ótima maneira de impulsionar ainda mais suas comunicações.

Se você ainda não usa o Instagram, você deve saber que é uma das redes sociais mais usadas pelo segmento millennial hoje, já que 71% de seus usuários têm menos de 35 anos. Além disso, você pode incorporar o funcionamento do chatbot a outras redes sociais que possui, como colocar um bot no WhatsApp.

A única maneira de incorporar esse bot é através da integração com a API do Instagram. Para conectar a API, você deve primeiro ter ativado sua conta do Instagram Business.

Como criar um chatbot no Instagram

Para iniciar o processo, é essencial que você tenha uma conta no Instagram Business, também é possível que os desenvolvedores acessem a API. Ele permitirá que você integre as ferramentas de mensagens da plataforma em seu próprio sistema de CRM.

Hoje, apenas contas com mais de 10.000 seguidores, mas menos de 100.000, podem acessar a API. A partir do terceiro trimestre do ano, as demais contas poderão acessar a API. É importante esclarecer que a API suportará conversas de 1 a 1, o que significa que as conversas em grupo serão excluídas da funcionalidade.

Então, para começar você precisa:

  • Uma cuenta do Instagram Business.
  • Uma página do Facebook conectada à conta.
  • Uma conta de desenvolvedor do Facebook para que você possa configurar a página do Facebook.

Esses desenvolvedores mais avançados precisarão implementar tokens de acesso do Instagram. Em seguida, será importante habilitar as configurações das ferramentas conectadas ao controle de mensagens do Instagram. Para isso, você deve ir para Configurações, depois para Privacidade e finalmente ativar a opção de permitir o acesso às Mensagens.

O Facebook disponibiliza toda a documentação detalhada para desenvolvedores.

No entanto, para não-desenvolvedores, há uma opção ainda mais fácil: usar uma ferramenta como Zenvia Conversion para criar o chatbot do Instagram.

Ferramentas gratuitas para chatbot no Instagram

Até agora era possível automatizar a publicação de conteúdo do Instagram com aplicativos gratuitos como o Later ou HootSuite, mas as comunicações um-a-um tinham que ser realizadas de forma muito manual: você tinha que entrar em cada rede social que tinha e, em seguida, digitar cada mensagem e responder uma a uma.

Hoje você pode encontrar centenas de soluções na Internet, com interfaces amigáveis e um clique de distância. Alguns como o IGdm, o aplicativo Messenger Pro ou o Instachat, prometem recursos aprimorados, como ser capaz de responder mensagens do PC, ter conversas privadas ou até mesmo conectar várias redes sociais no mesmo canal.

No entanto, essas ferramentas gratuitas de mensagens do Instagram não estão oficialmente conectadas ao Facebook, então usá-las pode ajudá-lo a bloquear seus negócios no Instagram. Para um negócio que é imperdoável, porque a cada segundo que você não está disponível, é outro cliente que você está perdendo.

Não vale a pena sua marca ser penalizada só por economizar algum dinheiro. Zenvia Conversion, embora não seja gratuita, oferece uma solução abrangente de mensagens para sua marca. Assim, você pode conectar seus diferentes canais de comunicação em um só lugar e responder a partir de vários dispositivos.

Mas também oferece outros recursos para impulsionar suas conversas de negócios.

Zenvia Conversion oferece recursos adicionais para incorporar em seu chatbot do Instagram


Categorias:
Escrito por

Nahuel Gomez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.