Como cobrar seu cliente com SMS?

Uma boa comunicação é primordial para a reputação da sua companhia, principalmente quando se trata de instituições financeiras. O momento da cobrança, por exemplo, exige cautela para que a efetivação do negócio seja concluída com sucesso.

Os meios de comunicação tradicionais, como telemarketing e envio de correspondências, costumam ser falhos mediante a tanta tecnologia que nos cerca, o que dificulta no momento de notificar usuários inadimplentes, bloqueio de contas e cartão, ofertas de renegociação, entre outros. 

E é por isso que o SMS está recuperando o seu espaço novamente no mundo corporativo, mesmo com o advento das redes sociais,. Mas lembre-se, o envio de SMS só pode ser feito com a autorização prévia do cliente, portanto ele deve ter a opção de parar os envios (Opt Out), caso deseje. 

– Cobrança digital 

As plataformas digitais surgiram para facilitar o contato entre companhia e cliente, e hoje os dispositivos digitais são usados por mais de 168 milhões de brasileiros que conferem o celular pelo menos 150 vezes por dia. 

Além do email, redes sociais, chatbot e SMS também são capazes de cumprir a função da cobrança efetuando o envio de faturas e boletos, trazendo bons resultados para a instituição. 

– O uso da cobrança por SMS 

Um dos motivos pelo qual as plataformas digitais vêm conquistando a cada dia mais usuários é a comodidade. Não é preciso esforço para conferir a caixa de entrada das mensagens de texto do seu celular, então por que não resolver tarefas bancárias por este meio? 

É pensando nessa praticidade para o cliente que as instituições financeiras estão focando mais na cobrança SMS do que em qualquer outro canal. 

– Vantagens 

A cobrança feita via mensagem, principalmente SMS, é entregue diretamente para o cliente. Além de ter a certeza de que o consumidor vai receber a notificação, esta forma de comunicação evita constrangimentos por muitas vezes se tratar de assuntos pessoais e sigilosos. 

Entre as vantagens também está a facilidade na hora de precisar enviar segunda via de boleto. Na maioria das vezes, o SMS funciona em conjunto com as redes digitais no envio do código da fatura, que é o suficiente para que seja copiado e colado em um aplicativo de internet banking do celular para efetuar o pagamento. O envio de links para o acesso da fatura completa também possível. 

Como já citamos aqui no blog, o cliente fica mais propenso a pagar a sua fatura quando o contato é feito o mais cedo possível. De acordo com dados da Audac, quando a notificação é enviada até o 30º dia de vencimento, os acordos bem sucedidos chegam a 85% em comparação ao contato após 60 dias, que sucede em apenas 15% das vezes. 

– Como cobrar o cliente de maneira adequada 

Como o atraso e falta de pagamento são bastante comuns entre clientes de instituições financeiras, o ato da cobrança por SMS é de extrema necessidade não só para o bem estar do cliente quanto para o andamento da empresa. Portanto, assim como qualquer movimentação financeira, o contato deve ser feito com cautela de maneira personalizada. 

Primeiramente, é preciso estar atento a horários e datas, evitando o contato muito cedo, antes do início do horário comercial, ou muito tarde, em momentos de descanso do cliente. É ideal também evitar domingos e feriados. A boa abordagem é crucial para a reputação da empresa, assim como a linguagem, portanto, seja simples, direto e assertivo. 

Outro uso ideal para o envio de SMS é a apresentação de ofertas e propostas de soluções de crédito, por exemplo, para evitar burocracias com assinaturas e papéis. Confira neste post mais informações sobre como otimizar o processo de cobrança de clientes da sua empresa com recursos digitais.

Escrito por

Zenvia