Como calcular o ROI em campanhas de SMS Marketing?

Quando a internet sem fio e as redes de dados móveis se popularizaram, muita gente deu por certo que o SMS seria condenado ao esquecimento. Passaram-se alguns anos, e o uso das mensagens curtas de texto, especialmente do SMS Marketing, continua crescendo: mais de 20 bilhões de informações são trocadas anualmente por meio desse formato de mensagem!
O SMS Marketing é usado largamente por empresas de todos os portes — de pequenos escritórios a multinacionais — porque além do baixo custo, da possibilidade de atingir uma imensidão de pessoas e do altíssimo percentual de leitura, o Retorno sobre Investimento (ROI) dessa estratégia é um dos maiores entre todos os canais existentes (TV, rádio, revista etc.).
Para quem ainda não está tão acostumado com os termos, esse número diz respeito ao lucro que sua ação de marketing por SMS gerou para a sua empresa. Mas como calcular o retorno exato de uma campanha feita por SMS? Descubra!

crie as melhores campanhas de marketing com sms

O cálculo do ROI nas campanhas de SMS Marketing
Didaticamente falando, é possível chegar ao ROI dividindo o valor das vendas geradas pelo investimento realizado. A fórmula geral é:
ROI = (retorno do investimento – custo do investimento) / custo do investimento
Ainda existe uma variável que pode ser considerada nessa conta. Ela é um pouco mais difícil de entender acaba sendo esquecida na avaliação. É o Lifetime Value (LTV). LTV é o valor do cliente no médio e longo prazo — um tanto subjetivo de mensurar, não? Em termos gerais, ele costuma ser calculado da seguinte forma:
LTV = ticket médio x tempo de retenção x quantidade de itens adquiridos
Essa variável deve ser usada para ponderar o retorno dado à empresa por parte de cada cliente, individualmente. Sim, não é tão fácil quanto parece!

Os indicadores que facilitam a visualização do ROI
Existem ainda alguns indicadores que ajudam a dar uma visão mais global do efeito que sua campanha de SMS Marketing teve junto ao seu público. Taxa de abertura, taxa de leitura, taxa de resposta: todos esses índices são fundamentais para a compreensão da eficácia da estratégia. E todas elas podem ser obtidas de forma automática quando você recorre a um especialista em SMS Corporativo e SMS Marketing para gerenciar suas ações.

A importância do expert em SMS Marketing
A possibilidade de segmentar as campanhas de acordo com perfis, obter indicadores de forma automática e gerar relatórios estratégicos são algumas das vantagens de estabelecer parcerias com especialistas em serviços de mobilidade.
Em um cenário de alta competitividade, a velocidade e a precisão para medir resultados são muito importantes, pois permitem tomar decisões mais rápidas e dar direcionamentos estratégicos antes da concorrência. E isso costuma fazer a diferença na fidelização de clientes, não é mesmo?

Você já fez alguma campanha de SMS Marketing? Conte para nós, no campo de comentários, quais foram os seus resultados! Se preferir, aproveite o espaço para tirar suas dúvidas a respeito do tema!

Zenvia API's

Escrito por

Zenvia