5 passos para automatizar o WhatsApp e aumentar suas vendas

Automatizar o WhatsApp Business utilizando a API de negócios é o melhor caminho para empresas que desejam agilizar suas vendas e economizar dinheiro.

Em menos de 3 minutos de leitura e em apenas 5 passos você vai ver como automatizar o WhatsApp. Então, se o seu objetivo é agilizar suas vendas e economizar tempo e dinheiro, leia o post completo!

O WhatsApp é o aplicativo número 1 entre os brasileiros, tanto para uso pessoal como para uso comercial. Se você ainda não utiliza esse aplicativo, com certeza, está perdendo dinheiro e deixando de atender e vender para milhares de pessoas.

Se você já utiliza, veja como é possível automatizar os serviços que este aplicativo oferece e aumentar a produtividade da sua equipe, agilizar o atendimento, melhorar as vendas e gerar mais credibilidade ao cliente. 

1- Baixe o aplicativo WhatsApp Business

O WhatsApp Business é o aplicativo comercial do WhatsApp que oferece diversos benefícios a pequenas, médias e grandes empresas também. 

O aplicativo possui características que fazem dele um canal perfeito para a interação com seus consumidores:

  • Deixa claro aos seus clientes que a pessoa com quem eles falam é uma empresa, não um usuário comum. Isso aumenta a credibilidade.
  • Possui um perfil de negócios aprimorado, que contém uma descrição, localização, horário comercial, um link de site e um catálogo de produtos.
  • Oferece mensagens automáticas, entre elas a mensagem de ausência, que atende os clientes inclusive fora do horário. Assim como a mensagem de boas-vindas, que saúda os clientes quando eles entram em contato com você.
  • Possui etiquetas, ou seja, permite classificar os clientes de acordo com seu interesse. Não apenas separe novos ou antigos, como também coloque dentro de quaisquer rótulos que desejar criar. Isso significa que você pode ter etiquetas para pagamento pendente ou pedido completo, por exemplo.
  • Oferece estatísticas básicas como mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

2- Envie mensagens de boas-vindas automáticas no WhatsApp

Dentre outros recursos, o WhatsApp Business oferece a facilidade de envio de mensagens de boas-vindas.

Essa é uma ótima estratégia, mas é apenas parte do que você deve fazer no primeiro contato com o cliente.

E se você também pedir o nome e e-mail do seu cliente? Essa segunda etapa é simples, mas essencial para prosseguir com o processo de vendas.

Com essas informações do cliente você pode ir criando um banco de dados dos seus clientes, ou seja, uma lista de clientes interessados para trabalhar futuramente com envio de promoções, por exemplo.

3- Automatize atendimentos no WhatsApp

No passado, uma operadora era contratada especialmente para direcionar as chamadas recebidas ao consultor adequado. Ou, em muitos casos, era preciso uma central telefônica para realizar esse trabalho.

Mas, conforme o tempo foi passando e as prioridades foram mudando, hoje em dia, a automação do WhatsApp Business permite esse tipo de serviço atrelado ao um software provedor oficial do WhatsApp, como a Zenvia.

Assim, é possível criar os famosos chatbots para realizar os primeiros atendimentos e depois, se necessário, transferir para o atendimento humano.

Além de agilizar o atendimento com essas mensagens automáticas criando fluxos de chatbots inteligentes, tem a possibilidade de ter diferentes consultores atendendo através de um único número, sem precisar ter diferentes aparelhos e chips celulares. Clique aqui e saiba como ter mais de um usuário em um único telefone.

Veja o exemplo do que um bot pode fazer para agilizar o atendimento inicial do seu cliente.

4- Receba Feedbacks de clientes

As pesquisas de satisfação permitem conhecer a experiência do cliente e o nível de aprovação do atendimento pelos seus consultores.

Nesse sentido, um Chatbot é o ideal para solicitar essas respostas de forma automatizada. Veja como ficaria:

Desse modo, o feedback pode ser tanto individual quanto por grupo, e, ainda, baseado em dados reais para você poder construir melhorias na sua empresa através da experiência do seu cliente. 

5 – Dispare mensagens em massa com apenas alguns cliques

Essa é uma vantagem fundamental de automatizar o aplicativo WhatsApp. 

Se você realmente deseja impulsionar suas vendas, em algum momento terá que enviar mensagens massivas. Ou seja, enviar a mesma mensagem para centenas de clientes.

Seja para enviar promoções, lançamento de novos produtos, mensagens em datas comemorativas, lembretes, notificações e etc

Afinal, em apenas poucos minutos, é possível evitar que consultores percam seu dia de trabalho para enviar essas mensagens de forma manual. Embora o WhatsApp limite essa opção no caso de promoções, para evitar spam, um provedor oficial pode fazer sem riscos. Por isso, se você deseja começar a disparar mensagens em massa conheça melhor as soluções da Zenvia, provedora oficial do WhatsApp Business.

Como automatizar disparos de WhatsApp no Zenvia Attraction?

Comece hoje mesmo a obter resultados consistentes através do WhatsApp Marketing, conheça o Zenvia Attraction!

Zenvia Attraction é uma solução de disparos em massa. Com ela é possível criar campanhas de vendas e marketing automatizando o envio de mensagens em diversos canais, como, WhatsApp, SMS, RCS e, em breve E-mail, de forma fácil e rápida.

A ferramenta possibilita a criação de diversas campanhas, tanto por datas comemorativas como para casos específicos de engajamento com clientes. Suas principais funcionalidades são:

  • Disparo de mensagens em massa: Automatize a sua comunicação em poucos minutos nos principais canais;
  • Segmentação de contatos: Crie listas personalizadas de acordo com os campos importados (campanhas por estado, cidade, região, sexto e etc..);
  • Templates pré-prontos: Crie templates de mensagens e reutilize em diferentes campanhas;
  • Dashboard e relatórios: Acompanhe facilmente os resultados de suas campanhas;
  • Integração via API com CRM e outros softwares: Integre seu CRM com o Zenvia Attraction para criar comunicações em tempo real.

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.