Como ATRAIR CLIENTES para o salão de vendas (2022)

Como atrair CLIENTES e quais são as melhores técnicas para isso? ⭐ Aqui trazemos 5 conselhos práticos para levar seus prospects ao salão de vendas.

Você já se perguntou como pode atrair mais clientes e quais são as melhores táticas para fazer isso? Com estes 5 conselhos práticos, você vai ser tornar um imã de clientes em potencial.

magneto

Tudo bem, um imã não. Você será o Magneto.

Nos dias de hoje, os diferentes meios de comunicação que nós temos disponíveis são um apoio fundamental para qualquer vendedor.

Mas tome muito cuidado, é importante usar esses meios a seu favor e de forma estratégica.

As redes sociais, as ligações, os e-mails, o WhatsApp e os SMS precisam ser sua maior arma para conseguir clientes e fazer com que cheguem à porta do seu salão de vendas. Por isso, o primeiro conselho que eu posso dar é…

1. Escolha a melhor forma de se comunicar

phone

A primeira coisa que você deve fazer é chamar a atenção dos seus clientes entrando em contato imediatamente: quanto mais rápido for feito contato e quanto mais rápido você tire as dúvidas dele, aí é onde as probabilidades de fechar uma venda aumentam.

Após esse primeiro contato, você pode trazer uma informação adicional desse produto em que a pessoa está interessada. Assegure-se de que essa informação se encaixe com algum detalhe concreto que ele tenha mencionado nesta ligação.

Se você me pergunta “qual é a melhor forma de atrair clientes?”, podem haver muitas respostas. Mas se há algo que devemos sempre ter presente é “a ligação”.

Por que? Porque elas têm um potencial de conversão em vendas muito alto. Inclusive, nós criamos esse post com 5 passos para converter uma ligação em uma venda que pode te ajudar para esse fim.

É importante também ter em mente que a ligação é só um primeiro passo. Depois de haver captado a atenção de um cliente em potencial, você pode se perguntar se esse é o melhor meio ou se prefere se conectar por algum outro canal como e-mail ou WhatsApp.

O impacto do WhatsApp

Usar o Whatsapp pode se tornar uma ferramenta bastante útil, visto que te permite a opção de interação em tempo real.

Além de poder chamar atenção em primeiro lugar, com o WhatsApp você tem a vantagem de enviar imagens e isso é algo que você pode usar em seu favor.

Imagine que você envia uma foto do produto em que a pessoa está interessada com uma mensagem como “olha aqui o produto que está esperando por você” ou “esta é uma nova versão com [e você detalha alguma característica do produto]”.

Posteriormente você pode fazer o gancho de convidar esta pessoa ao salão.

Seus clientes já vão chegar lá praticamente com todas as informações sobre o produto. Portanto, concentre-se em tirar as principais dúvidas, escute o que ele quer e depois convide-o para experimentar.

Quando o e-mail se torna uma ferramenta poderosa

Muitas vezes, quando falamos de e-mail para as pessoas, elas já pensam na palavra SPAM. É verdade que hoje em dia nós temos uma sobrecarga de informação e muitas pessoas não sabem utilizar esse canal de forma adequada.

O importante do e-mail é que você envie informação de interesse para seu cliente e que seja o mais personalizado possível, respondendo às suas necessidades.

Aqui se faz necessária uma segmentação: clientes com família, clientes solteiros, clientes que querem comprar rápido, clientes que estão indecisos.

Enviar um e-mail diferenciado para cada segmento e que seja original:

Se você vai enviar um e-mail a um cliente com família, você pode colocar uma fotografia ou um artigo da importância de passar tempo com a família e como isso se converte em um dos espaços onde ele mais pode conviver com sua esposa e seus filhos nestes dias longos de trabalho. Genial, não?

Como atrair clientes combinando essas estratégias?

Quando você estiver implementando alguns destes conselhos práticos sobre como atrair clientes ao seu salão de vendas, você não somente garantirá a presença de muitos clientes em potencial como também terá muito mais chances de multiplicar suas vendas.

Identifique qual é o meio de comunicação que seu cliente prefere

Talvez não todos os clientes se sintam à vontade ou tenham a possibilidade de falar quando você fizer uma ligação para eles. Mas isso não significa que eles não tenham interesse.

Talvez eles prefiram WhatsApp ou e-mail porque se encontram em horário de trabalho e é mais cômodo. Ou, por outro lado, você pode encontrar clientes que se sintam à vontade com uma ligação que pode levar ao fechamento de uma venda de forma muito mais rápida.

2. Guarde alguns detalhes

Quer que seu cliente chegue ao salão de vendas para assim aplicar suas melhores estratégias de venda cara a cara? Então comente com ele sobre o produto, mas deixe lugar para a imaginação.  

imagination

Você precisa gerar curiosidade no cliente em potencial para poder motivá-lo a visitar seu salão de vendas. Por exemplo, se você é vendedor de automóveis e um cliente te pergunta pelo conforto dos assentos ou pelo rendimento do motor. É uma deixa perfeita para induzir o cliente a visitar a concessionária.

3. Sempre defina o próximo passo para a venda

stepstep

Imediatamente após gerar essa curiosidade, você deve definir com seu cliente o Próximo Passo de Venda (PPV). Ou, como dizem alguns vendedores, “o que acontece agora”.

Por que? Porque ao fazer perguntas concretas para definir o que vem depois, você entenderá rapidamente se vale a pena apostar o fechamento da venda com este cliente.  (E, se não, você entenderá quais são os obstáculos e terá uma última chance de virar a venda em seu favor ?).

Não definir um próximo passo de venda tira seu potencial de fechamento, especialmente com clientes indecisos. Eles serão muito mais difíceis de voltar a contatar, portanto é importante aproveitar sua chance para validar o interesse e definir se acontecerá uma visita ou não.

4. Seja rápido, mas não desesperado

flash

Sempre tenha em mente que seu cliente pode ter um tempo estabelecido para realizar a compra: saber e entender como atrair clientes ao salão de vendas deve ser uma das tarefas principais, mas não é a mais importante.

A pessoa deve sentir que do outro lado há uma pessoa interessada em fornecer a melhor assessoria. Primeiramente, pergunte pela disponibilidade do cliente em potencial e ofereça facilidades para agendar uma visita.

Esteja a par de tudo e mantenha uma boa interação com esse visitante em potencial. Conheça o que ele quer, encontre sua necessidade e foque nela.

Exemplo: seu cliente acaba de dizer que tem muito interesse em um carro grande, já que sua família está crescendo. Foque em carros com essas características e gire seu discurso em torno deste ponto. Inclusive, ofereça a ele a oportunidade de também levar a família no test-drive.

Ser astuto neste ponto te trará oportunidades importantes de como atrair clientes rapidamente. Lembre-se que cada pessoa tem uma situação diferente e que você precisará se adaptar a todos esses detalhes e resolver as necessidades específicas deste cliente em potencial.

5. Venda, mas sem vender

É importante que o cliente entenda que do outro lado há um ser humano, uma pessoa de confiança, que está falando com ele de consumidor para consumidor, e não como vendedor. Compartilhe experiências próprias sobre o produto que ele quer comprar. Faça com que ele sinta que você já esteve no lugar de comprador e recomende o produto como um amigo, não como um vendedor. Se precisar de exemplos, aqui você encontra scripts de vendas perfeitos.

Você pode utilizar todas estas técnicas e muito mais. Mas para conseguir um seguimento que permita atrair clientes em potencial ao salão de vendas, você vai precisar de Zenvia Conversion, um aplicativo que integra todos os canais e permite que os vendedores entrem em contato com seus leads em uma questão de minutos.

Escrito por

Nahuel Gomez