Como atender um cliente: 4 dicas para um atendimento de qualidade

Fazer um atendimento de qualidade é fundamental para o sucesso do negócio. Conheça dicas de como atender um cliente e fidelizá-lo!

Saber como atender um cliente é essencial para garantir sua satisfação e fidelidade. Clientes satisfeitos e fiéis estão menos suscetíveis a incômodos em hipóteses de variações de preço e tornam-se defensores da empresa, divulgando a marca para outras pessoas.

Então, entenda a seguir a importância de um bom atendimento e confira dicas de como atender bem o cliente! 

Como fazer um bom atendimento ao cliente?

Imagine que você foi ao shopping com a intenção de adquirir uma mala de viagem. Olhando as vitrines, encontra uma que lhe interessa. Porém, você gostaria de saber se seu material é impermeável. Ao entrar, encontra um ambiente lotado. Falar com um atendente é desafiante e, quando finalmente você chama sua atenção, o funcionário responde secamente e vai embora. 

Entrando em outra loja, também cheia, um atendente logo diz que estará com você em breve. Quando retorna, dedica alguns minutos para responder suas perguntas. Mesmo tendo gostado mais do primeiro produto, por comodidade, é comum decidir levar o segundo e ir embora satisfeito. 

Isso acontece porque, quando o atendimento ao cliente é feito de maneira empática, pode se tornar mais importante do que o próprio produto. Por esse motivo, investir em excelência no atendimento é essencial para o sucesso do negócio. 

Dicas de como atender um cliente

Confira agora algumas dicas sobre como atender um cliente com excelência para alcançar a satisfação do cliente!

1. Faça uso da automação de marketing

A tecnologia pode ser sua grande aliada nessa missão. Com o atendimento via WhatsApp, por exemplo, a empresa pode atender seus clientes com maior rapidez e qualidade, trabalhando estratégias de customer experience.

É possível ainda criar chatbots e integrar canais de comunicação para um atendimento personalizado. Seus clientes poderão tirar dúvidas, resolver problemas e fazer compras a qualquer hora, sem que seus colaboradores fiquem sobrecarregados. 

2. Tenha as necessidades do cliente em primeiro lugar

É importante compreender a necessidade do consumidor para tentar solucioná-la. 

Por isso, não tente pressioná-lo a uma compra precipitada sem antes ouvir e entender sua demanda. Assim, você poderá verdadeiramente auxiliá-lo e criar um relacionamento de confiança, garantindo a fidelização de clientes

Uma dica interessante é investir em pesquisas de satisfação. A Net Promoter Score (NPS), por exemplo, é uma boa opção para as empresas que desejam obter feedbacks. Quer saber como executar uma pesquisa eficaz? Confira os artigos:  o que é NPS e como calcular NPS.

3. Adote estratégias de marketing de relacionamento

 O marketing de relacionamento pode servir de guia em como atender um cliente, já que, com essas estratégias, você poderá identificar oportunidades para uma comunicação que se aproxime de seus clientes e outros consumidores em potencial.

Uma dica interessante para trabalhar o relacionamento com o cliente é conhecer bem o seu público, identificando o perfil da sua audiência e os meios de comunicação em que ela costuma estar presente. Assim, você poderá atuar em todos esses canais e estreitar o relacionamento.

4. Treine a sua equipe

Por fim, se tratando de como atender as necessidades dos clientes, ter uma equipe bem treinada, alinhada aos valores da empresa, é essencial. 

A cultura da empresa deve ser voltada ao cliente, colocando-o no centro de todas as ações, por meio de estratégias de customer centric, por exemplo. Assim, você terá colaboradores empáticos, que saberão manter uma boa comunicação com o cliente e ajudá-lo a superar suas necessidades. 
Agora que já esclarecemos como atender um cliente, coloque a teoria em prática e adote essas medidas em sua empresa para melhores resultados comerciais!

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.