Como adaptar sua empresa ao omnichannel (exemplos REAIS)

Você quer saber o que é o omnichannel descubrindo como trabalham as empresas reconhecidas no mundo? Descubra algumas dicas para que você não fique de fora!

Você está vivendo na era da comunicação omnichannel. Se você ainda não percebeu isso ou se acha difícil entender como esse tipo de atendimento está revolucionando as vendas, é hora de ler este relatório. Vamos lhe mostrar uma série de exemplos de como o omnichannel funciona em algumas empresas, com ideias que podem ser muito úteis e lhe inspirar. Descubra o que é o omnichannel, exemplos e muito mais neste artigo!

omnicanalidad-que-es-beneficios

Tenho um amigo, o Ricardo, que é louco por música, mas especialmente, por ouvi-la em discos de vinil. Ele acredita que esse formato é insuperável e tem uma rede de sites em que habitualmente compra seus discos por todos os cantos do mundo. Lembro-me perfeitamente quando ele me disse, imerso em uma espécie de êxtase, que havia conseguido a primeira edição mono inglesa do “A piper at the gates of dawn”, do Pink Floyd, quase como novo. Mas a melhor parte foi que ele não estava apenas fora de si por sua recente aquisição, mas também por causa do excelente atendimento que recebeu da loja online onde o comprou.

Meu amigo estava olhando no Instagram a hashtag #vinyl, onde apareceu magicamente aquele disco que estava procurando com tanto desejo há anos. Instantaneamente, ele enviou uma mensagem pedindo detalhes do disco ao negócio que o oferecia, localizado na Califórnia. A loja estava fora do horário de atendimento, mas um chatbot respondeu imediatamente perguntando a ele qual disco estava procurando. O bot lhe indicou que deveria deixar algumas informações pessoais e disse que em breve um representante da loja entraria em contato com ele. E assim o enviou diretamente a um formulário onde colocou seus dados.

No dia seguinte, à primeira hora, a loja lhe respondeu enviando mais imagens do disco em questão, o estado exato do dele conforme a escala Goldmine, a edição, a procedência e o preço do álbum em questão. Ele não hesitou e comprou no ato, optando pela entrega por correio certificado a domicílio. Como havia deixado seu número de telefone e se registrado no site da loja de discos, recebeu automaticamente o número de envio e o link para rastrear seu pedido. Tudo no seu WhatsApp.

Finalmente, quando o Ricardo recebeu seu disco e sua transação foi processada como concluída, uma pesquisa de satisfação chegou ao seu e-mail: 5 estrelas e um sorriso de orelha a orelha no rosto do meu amigo. Sem ter a menor ideia do que é, Ricardo fez parte de um excelente processo de compra, típico do omnichannel. E a loja de discos ganhou um novo cliente graças a sua impecável atenção integral.

Sim, exemplo de omnichannel na sua máxima expressão. Uma maneira de comunicar que oferece mais vendas a sua empresa e uma maior satisfação total a seus usuários.

Omnichannel: o que é e para que serve?

omnicanalidad-historia

Você consegue imaginar uma época na qual você esteja indo à loja física para comprar online e que lhe enviem o produto a sua casa? Ou em que você possa tirar uma foto de algo que deseja e enviar a um aplicativo para que ele lhe ofereça um produto semelhante àquele que você viu e gostou?

Bem, não olhe para o futuro porque o momento é agora. Sim, a era do omnichannel, que é precisamente o momento em que as fronteiras das diferentes presenças de uma marca se diluem e se tornam um todo. Já não é suficiente ser multicanal, agora é necessário ter uma presença omnichannel, aparecer em todos os lugares.

E é que ser omnichannel em seu significado é isso: muitos canais que se integram inequivocamente, fazendo com que o usuário seja parte da experiência de uso da marca em sua integralidade. Ou seja, que não haja diferença na experiência de como o cliente é atendido de acordo ao meio que esteja usando.

E não é estranho que isso aconteça: para a maior parte do público é a coisa mais comum do mundo estar 10 horas ao dia em frente a um dispositivo eletrônico. Pelo menos 73% do mundo já fez compras em mais de um canal aberto. Também lhe direi que para mover-se como um peixe na água na era do omnichannel, você não será capaz de fazer tudo sozinho.

Você precisará da ajuda de um software que lhe permita automatizar o gerenciamento de leads, derivar suas comunicações de entrada aos vendedores indicados ou dar seguimento a tudo o que está acontecendo com suas vendas.

Tudo isso Zenvia Conversion lhe proporciona. E mais, muito mais.

Quais são as possibilidades com Zenvia Conversion?

Com Zenvia Conversion, você pode se tornar uma empresa omnichannel exemplo sem nenhum tipo de problema. Na verdade, nosso aplicativo é um CRM completamente apto para isso, conta com integrações bem-sucedidas e oficiais com o WhatsApp Business, o Mercado Livre, o Zapier, o SalesForce e outras mídias e plataformas. Claro, também conta com chamadas telefônicas, e-mails e outros canais tradicionais.

Com a Zenvia você consegue:

  • Reduzir o tempo de resposta a seus leads para 7 minutos ou menos;
  • Integrar dezenas de canais em uma interface completamente simples de usar;
  • Atribuir automaticamente o contato ao seu vendedor mais imediatamente disponível;
  • Ser capaz de dar seguimento a seus vendedores, tempo de resposta e outras questões referentes ao processo de vendas;
  • Rotular seus leads, clientes ou usuários de acordo com a etapa do funil de vendas;
  • Concentrar a informação de seus contatos para que toda a sua equipe possa acessá-la sem problemas;

Basicamente: a experiência de usuário sem complicações que todo cliente quer ter com uma empresa.

Escrito por

Nahuel Gomez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.