Como cobrar com link de pagamento pelo Mercado Pago através do WhatsApp

Cobrar com link de pagamento pelo Mercado Pago é incorporar uma facilidade na transação comercial que otimiza a experiência online do cliente

Veja no artigo abaixo como cobrar com link de pagamento pelo Mercado Pago e dê um up nas suas vendas!

 cobrar-link-de-pagamento-mercado-pago-app-sirena-blog

O Mercado Pago é o braço financeiro criado pelo Mercado Livre para facilitar as transações online.

Com esta ferramenta, o processo de compra e venda de produtos na plataforma fica muito mais fácil.

Como é um atalho descomplicado, as chances de seu cliente desistir antes de fechar o negócio diminuem bastante. Portanto, mãos à obra!

Link de pagamento Mercado Pago: como funciona?

mercado-pago

O Mercado Livre é o maior Marketplace do Brasil e o melhor caminho para quem está ingressando no e-commerce. Devido ao sucesso da plataforma, o Mercado Livre criou o Mercado Pago, para agilizar o processo de pagamento.

O meio de pagamento é um fator bastante relevante para os negócios online e, é evidente, quanto mais prático, melhor. Dessa forma, utilizar um link de pagamento Mercado Pago já é um recurso poderoso.

Porém, dado o grande potencial da ferramenta, o Mercado Pago ganhou ainda mais recursos. Dentre essas novas facilidades, a mais importante é a possibilidade de integração com outras ferramentas.

A partir daí, é possível enviar o link em qualquer canal de mensagens, diretamente para o cliente. Por exemplo, ao WhatsApp, que desde que abriu sua API em 2018, permite integrar sua plataforma de mensagens a centenas de aplicativos.

Como gerar um link do MercadoPago e compartilhá-lo no WhatsApp

app-sirena-blog-cobrar-link-de-pagamento-mercado-pago

Você tem uma opção bastante básica e não permite que você tenha visibilidade de todo o processo de vendas. Vou mostrar isso primeiro e depois falar sobre a alternativa inteligente que centenas de empresas já estão usando.

Opção básica

1 – Logar no Mercado Pago

FOTO 1-1

A plataforma recomenda que, para aumentar a segurança, o login seja feito no desktop, e não no aplicativo de celular.

2 – No menu de opções, selecionar “Link de Pagamento” e depois no ícone “+” para criar um novo link.

FOTO 2

FOTO 3

3 – Preencher com o nome do produto.

4 – Incluir o valor de venda. O valor da tarifa que será cobrada estará logo abaixo.

5 – Adicionar uma foto do produto.

Essas são, então, as caixas de “Título”, “Preço”, e “Foto”, que aparecerão para serem completadas. Para isso, deve-se escolher um título que descreva bem o produto e usar apenas números e vírgulas para o preço.

FOTO 4

6 – Clicar no menu “Mais opções”, para escolher os meios de pagamento que serão oferecidos através do link. Aqui também se pode adicionar um código de referência, a validade da oferta e a URL para redirecionamento após o pagamento.

FOTO 5-1

7 – Pronto. Agora é só clicar em “Criar e compartilhar”, copiar a URL e enviar aos clientes.

FOTO 7

A melhor alternativa

Sem dúvida, a possibilidade de enviar um link do MercadoPago pelo WhatsApp é uma opção mais do que interessante. Mas é assim que você mantém um relatório de vendas em outros canais, por que não acompanhar as vendas que você também gera com este aplicativo?

Zenvia Conversion é o primeiro CRM do WhatsApp, que integra todos os seus canais de vendas em um mesmo aplicativo.

Com o Zenvia Conversion, você pode gerar relatórios das vendas realizadas com seus links do Mercado Pago, que lhe permitirão saber, entre outras coisas:

– Links do Mercado Pago em espera
– Vendas rejeitadas em MP
– Vendas concluídas em MP
– Total faturado em MP
– Detalhe de vendas do Mercado Pago para cada consultor
– Data de envio do link, consultor que o enviou, para qual cliente foi enviado, status, valor total, unidades vendidas com cada link e muito mais!

 

 

Categorias:
Escrito por

Nahuel Gomez